Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos

Corrigindo problemas no seu funil de vendas: 5 dicas essenciais

O sucesso de uma loja online depende de muitos fatores, sendo o funil de vendas um dos mais cruciais. Afinal, o funil contribui diretamente com a conversão dos visitantes em compradores e, eventualmente, em clientes fiéis. No entanto, identificar e corrigir problemas no funil de vendas é um desafio contínuo para muitos e-commerces. 

Neste artigo, exploraremos o conceito de funil de vendas, sua aplicação em lojas online e dicas essenciais para solucionar problemas comuns nessa estruturação tão importante. Então, se você deseja aumentar suas taxas de conversão e otimizar seu processo de vendas, continue lendo!

O que é um funil de vendas?

Um funil de vendas é uma representação visual do processo que os potenciais clientes percorrem, desde o momento em que têm o primeiro contato com sua marca até a compra e além. Ou seja, ele permite visualizar e estruturar estrategicamente a jornada do consumidor e as ações de marketing e vendas.

Ele é chamado de “funil” porque, à medida que os visitantes avançam nas etapas, o número de pessoas diminui, como se estivessem passando por um funil, ficando apenas os mais engajados e propensos a comprar.

O funil de vendas geralmente é dividido em três grandes etapas:

 

funil-de-vendas

  1. Topo: Nesta fase, os visitantes estão cientes de um problema ou necessidade, mas ainda não estão procurando por uma solução específica. Na perspectiva de quem compra, essa é a etapa de descoberta. Do ponto de vista de quem vende, temos o processo de atração, reconhecimento e captação de leads.
  2. Meio: Aqui, os visitantes começam a considerar soluções para o problema que identificaram. Eles podem estar pesquisando produtos ou serviços semelhantes ao seu. Para os clientes, é a etapa de pesquisa e consideração. Para os lojistas e marcas, é o momento de educar, encantar e qualificar os leads.
  3. Fundo: Essa é a fase em que os visitantes estão prontos para comprar. Eles têm uma compreensão clara de sua oferta e estão considerando a compra. Ou seja, é etapa da decisão para o consumidor e dos vendedores focarem em convencer e converter.

Ainda que o fundo do funil seja “o objetivo”, ele não é o fim. Após a conclusão da compra, o fundo do funil se desdobra em processos de sucesso do cliente, feedback e fidelização. 

Agora que entendemos o conceito geral de um funil de vendas, vamos explorar como ele se aplica especificamente aos e-commerces?

 

Como um funil de vendas se aplica aos e-commerces?

É mais frequente vermos a estratégia de funil de vendas sendo utilizada no contexto do marketing e conteúdo das marcas, mas essa mesma estrutura pode ser implementada dentro dos e-commerces. 

O funil de vendas aplicado às lojas online serve como ferramenta para pensar e otimizar os elementos de cada página do e-commerce e dar suporte à jornada de compra do consumidor. Veja como tudo isso se estabelece e conecta na prática:

  • Navegação inicial: O visitante chega ao site por meio de pesquisa orgânica, anúncios ou outras fontes de tráfego. Nesta fase, temos o topo do funil, em que o objetivo é despertar o interesse do visitante e mantê-lo envolvido com seu site.
  • Exploração de produtos: O usuário começa a explorar os produtos ou serviços oferecidos em sua loja, entrando no estágio “meio do funil” e começando a considerar suas opções.
  • Carrinho de compras: Ao adicionar produtos ao carrinho de compras, o cliente em potencial está dando o primeiro passo rumo ao fundo do funil. Este é um momento crítico, pois temos um nível mais profundo de consideração e a decisão de compra está próxima. Problemas nesta fase podem resultar em carrinhos abandonados.
  • Checkout: Adentrando oficialmente no fundo de funil, o visitante inicia o processo de checkout, fornecendo informações de pagamento e envio. Qualquer problema ou atrito durante essa etapa também pode levar a abandonos no carrinho.
  • Confirmação e pós-venda: Aqui já temos tanto a extensão do fundo de funil quanto o recomeço do ciclo. Após a conclusão da compra, é importante fornecer confirmações claras e uma excelente experiência pós-venda para transformar os compradores em clientes fiéis.

Como a jornada do consumidor e o funil de vendas costumam envolvem diferentes etapas, é normal que surjam gargalos e problemas nesses processos. O que não é normal é saber disso e não fazer nada para identificar, solucionar e minimizar esses pontos.

Por isso, é importante não apenas aplicar o funil de vendas ao seu e-commerce, mas conhecer os erros mais comuns e as melhores estratégias para corrigi-los…

 

5 dicas para corrigir problemas no seu funil de vendas

corrigir-funil-de-vendas

Confira alguns passos valiosos para te ajudar a corrigir problemas no funil de vendas do seu e-commerce:

1. Revise e esclareça cada etapa do funil e da jornada de compra

Antes de tentar resolver os problemas em seu funil de vendas, é crucial entender cada etapa e a jornada do cliente – e garantir que toda a sua equipe esteja alinhada nesse sentido. Algumas questões para se fazer e definir:

  • O que leva os visitantes do topo do funil para o meio do funil? Quais ações ou informações são necessárias?
  • O que acontece e deve acontecer em cada etapa? Quais são os pontos de entrada de seu funil? Qual o caminho exato que o lead deve percorrer até a compra?
  • Quais são as métricas, gatilhos e parâmetros de análise?
  • Como posso facilitar a transição entre as etapas do funil?
  • Quais são as principais barreiras no processo de checkout que podem estar impedindo as conversões?

Uma revisão completa de cada etapa do funil e ponto da jornada de compra ajuda a identificar áreas de atrito e oportunidades de otimização. 

Qualquer imprecisão sobre as etapas e os gatilhos que movem os potenciais clientes pode ocasionar “vazamentos”, ou seja, problemas no funil. Além disso, é fundamental garantir que as etapas sejam igualmente claras para o visitante e que ele possa percorrer um caminho fluido e agradável até a conclusão da compra, se assim decidir.

2. Colete e embase suas decisões em dados

Suas métricas vão te dizer onde estão os problemas no seu funil de vendas e em que etapas e pontos colocar seus esforços e investimentos para corrigi-los. 

Mas, para isso, você precisará estruturar esses indicadores e estabelecer processos de coleta e análise de dados sobre suas vendas, sua marca e o comportamento do consumidor online.

Com isso feito, olhe para o público, para o tráfego, para os conteúdos, para as taxas de captação, engajamento, conversão e abandono. Cruze informações e entenda o que há por trás de cada número ou atividade dos usuários.

Por exemplo: se o seu número de leads é alto, mas sua taxa de conversão é baixa, o problema provavelmente está nas etapas de qualificação e vale olhar para as fases e estratégias de meio/fundo de funil.

3. Conte com ferramentas de monitoramento e otimização

Para aprimorar essas análises e insights, é mais do que válido contar com ferramentas de acompanhamento. Assim, você poderá visualizar com mais clareza o desempenho do seu funil de vendas e identificar problemas e oportunidades mais precisa e rapidamente.

Ferramentas como o Google Analytics, VWO, Clarity e Hotjar oferecem dados e recursos valiosos sobre o comportamento dos usuários em seu site, os pontos de abandono da jornada de compra e a definição das ações de otimização das conversões e experiências dos clientes.

Saiba mais nos artigos:

4. Dê uma atenção especial ao processo de checkout

Segundo um estudo da Baymard, a taxa média de abandono de carrinhos de compras em e-commerces é de cerca de 75% e 69% de todos os clientes online abandonam o carrinho na primeira etapa, logo após adicionar o produto nele.

Aqui na Nerau, vemos esse dado na prática. Nossa equipe de CRO frequentemente encontra problemas e erros que impedem usuários a prosseguirem com suas compras no checkout. Portanto, essa é uma etapa que merece dedicação e investimento!

Aqui vão algumas dicas para otimizar seu processo de checkout do seu e-commerce:

  • Simplifique: Reduza a quantidade de campos obrigatórios, evitando solicitar informações desnecessárias.
  • Ofereça múltiplas opções de pagamento: Permita que os clientes escolham entre várias formas de pagamento, incluindo cartões de crédito, PayPal, boleto, Pix e outras opções populares.
  • Forneça informações claras sobre custos de envio e impostos: Evite surpresas desagradáveis no final do processo de checkout, informando o quanto antes e com clareza todos os custos adicionais.
  • Permita o registro de conta opcional: Não force os clientes a criar uma conta para comprar. Ofereça a opção de checkout como convidado.
  • Use recursos de suporte visual: Mostre aos clientes em qual etapa do processo de checkout eles estão e o que falta para finalizar a compra.
  • Otimize para dispositivos móveis: Certifique-se de que o processo de checkout seja fácil de usar em smartphones e tablets.

Para se aprofundar no assunto, confira o nosso artigo: 7 boas práticas para um carrinho de compras à prova de abandonos.

5. Estude e trabalhe em cima das métricas de abandono

O monitoramento de métricas de abandono é crítico para identificar os pontos de desistência e problemáticas no seu funil de vendas. Fique de olho em indicadores como:

  • Taxa de abandono do carrinho: Porcentagem de visitantes que adicionaram produtos ao carrinho, mas não concluíram a compra. Indica problemas de meio/fundo.
  • Taxa de conversão: Porcentagem de visitantes que concluíram uma compra em relação ao número total de visitantes. Indica o sucesso das estratégias.
  • Taxa de rejeição: Porcentagem de visitantes que saem do site após visualizar apenas uma página. Indica problemas de topo.
  • Tempo médio de permanência: Quanto tempo os visitantes passam em seu site. Indica o nível de envolvimento do usuário e deve ser cruzado com outros dados para uma conclusão mais clara.
  • Taxa de cliques (CTR): Quais elementos do seu site estão gerando mais interações dos visitantes. Pode indicar problemas ou sucesso em todas as etapas.
  • Taxa de retorno de clientes: Porcentagem de clientes que retornam para fazer novas compras. Indica problemas de fundo.

Torne as análises e otimizações de funil um processo contínuo

Corrigir problemas no funil de vendas não deve ser um esforço único, mas, sim, um processo constante de aprimoramento. Portanto, nossa dica final é implementar uma política de melhoria contínua. Para isso, vale a pena:

  • Realizar testes frequentemente
  • Coletar feedbacks dos clientes
  • Acompanhar as tendências do mercado
  • Capacitar sua equipe
  • Investir em CRO (otimização da taxa de conversão) 

E lembre-se: você não precisa identificar e solucionar os problemas no seu funil de vendas sozinho. A Nerau é uma empresa especializada em CRO e em ajudar e-commerces a corrigir problemas no seu funil de vendas, aumentar sua taxa de conversão e maximizar seus resultados. 

Clique aqui para saber mais sobre como a Nerau pode levar seu e-commerce mais longe e entre em contato se quiser dar esse passo com a gente agora mesmo:

Compartilhe esse post

Avaliar 5

(1)

Fazer comentário

Notícias relacionadas

O impacto das imagens na conversão do seu e-commerce

O impacto das imagens na conversão do seu e-commerce

Imagine navegar por uma loja on-line que você acabou de conhecer. Lá, existe um produto que chamou a sua atenção, mas a imagem tem péssima qualidade ou está mal iluminada […]

Mobile CRO: Como Aumentar a Taxa de Conversão Mobile?

Mobile CRO: Como Aumentar a Taxa de Conversão Mobile?

Hoje em dia muito tem se falado sobre Mobile CRO (Conversion Rate Optimization), ou seja, […]

Vale a pena ter uma ferramenta de marketing personalizado?

Vale a pena ter uma ferramenta de marketing personalizado?

Com a ascensão das tecnologias digitais e a crescente demanda por abordagens mais direcionadas, surge […]

O que é PWA e quais as vantagens para o seu e-commerce?

O que é PWA e quais as vantagens para o seu e-commerce?

Aplicativos web progressivos, ou PWAs, são uma tecnologia relativamente nova que oferece uma série de […]

Qual a cor ideal para utilizar em CTAs?

Qual a cor ideal para utilizar em CTAs?

Call to Action, ou CTA, é uma das partes mais importantes de um site ou […]

Como realizar uma análise heurística de UX para otimizar as conversões do seu site

Como realizar uma análise heurística de UX para otimizar as conversões do seu site

Você já ouviu falar em análise heurística de UX? Essa técnica funciona como uma espécie […]

UX Persona:  O que é? Para que serve? Como criar?

UX Persona: O que é? Para que serve? Como criar?

Você já ouviu falar de UX persona? Conhecer muito bem o perfil de usuário que […]

Estratégias de Conversão para a Black Friday 2024: Como usar os dados de 2023 para aumentar suas vendas

Estratégias de Conversão para a Black Friday 2024: Como usar os dados de 2023 para aumentar suas vendas

A Black Friday 2023 trouxe muitos insights valiosos para os e-commerces. As empresas que estudaram […]

Case de CRO: Um simples design de CTA, pode interferir nas conversões?

Case de CRO: Um simples design de CTA, pode interferir nas conversões?

Como aumentamos em 140% os cliques em CTAs na Farmácia Indiana!   Problema inicial A […]

10 Dicas de Inteligências Artificiais para organizar tarefas do dia a dia

10 Dicas de Inteligências Artificiais para organizar tarefas do dia a dia

Organizar tarefas diárias pode ser desafiador, especialmente para gestores, analistas e profissionais que lidam com […]