7 boas práticas para um carrinho de compras à prova de abandonos

Pensar e aplicar boas práticas para carrinho de compras e as demais páginas de checkout é essencial para quem quer potencializar seus resultados de vendas e superar um dos maiores desafios dos e-commerces: a taxa de rejeição e abandono.

Isso porque quando os consumidores chegam até essas etapas finais da jornada de compra, significa que eles já passaram por várias anteriores e não dá para deixá-los desistir quando estão a poucos passos da conversão.

Para conquistar essa meta que é um carrinho e um checkout otimizados para a conversão, elencamos 7 pontos de atenção e dicas de melhorias rápidas para você aplicar no seu e-commerce. Então, continue a leitura até o final e confira! 

1. Seus CTAs são visíveis e visualmente atrativos?

Quando falamos do carrinho de compras e das páginas de checkout, os CTAs geralmente são os botões de “Adicionar ao carrinho”, “Ir para o pagamento”, “Calcular frete e prazo de entrega”, “Comprar com 1 click”, “Finalizar compra”.  

Ou seja, os CTAs são gatilhos que guiarão seus usuários e potenciais consumidores até o final da compra. Por isso, é crucial garantir que esses links importantíssimos não passem despercebidos.

Então, como otimizar a conversão desses elementos? Primeiro, se pergunte se eles estão visíveis considerando todos os elementos do layout, seus tamanhos, posicionamentos e cores.

Eles devem ter destaque na página, cores que contrastem do restante do layout e posicionamentos intuitivos e estratégicos para que sejam facilmente identificados e acessados pelos usuários do seu site.

Além disso, é importante utilizar um texto curto, claro e persuasivo, que realmente direcione para a ação desejada. E garantir que os links estejam funcionando e levem os usuários às páginas que eles querem e precisam ir para concluir suas compras.

2. Suas páginas mantêm o usuário no fluxo de compra?

Se os CTAs direcionam seus usuários pelo fluxo de compra, os demais elementos das suas páginas não podem distrair e tirá-los desse processo. 

Então, na hora de fazer as escolhas de design da sua página de carrinho e etapas de checkout, priorize sempre um layout limpo, sem menu ou botões que possam desviar os usuários dos CTAs e atrapalhar a conclusão da compra.

Portanto, pense nas cores, contrastes, tamanhos, posicionamentos e animações dos elementos da página, mantenha à vista apenas o que for relevante para a conversão e destaque os elementos-chave para a venda, criando uma hierarquia visual entre eles.

3. Seu carrinho mantém o histórico dos usuários?

Configure o carrinho do seu e-commerce para manter o histórico de itens adicionados pelos usuários e exibi-los quando eles retornarem ao seu site em um acesso futuro. Isso é uma medida simples, mas que pode aumentar muito sua conversão. 

É o que chamamos de estratégia de recuperação e uma excelente forma de transformar carrinhos abandonados em vendas ao, simplesmente, fazer seu usuário se sentir lembrado e facilitar a vida dele.

4. Há um resumo sobre os produtos incluídos no carrinho?

Ao acessar a página do carrinho, o consumidor espera e precisa encontrar todas as informações importantes sobre os produtos que pretende comprar. Por isso, incluir um resumo visual dos itens do carrinho é outro ponto valioso para a conversão.

Nesse esquema, é essencial contemplar o título do produto, a discriminação da variante escolhida (cor/tamanho/medida), uma imagem ou miniatura, a quantidade e o preço. Isso aplicado para cada um dos itens e disposto da forma mais organizada e intuitiva possível.

Assim, o usuário consegue conferir e ajustar se tiver algo errado com os produtos que ele selecionou para comprar, ou ainda, se ele mudar de ideia sobre alguma quantidade ou item.

5. Seu carrinho permite alterar quantidades e atualiza automaticamente o valor total?

Por falar em mudar de ideia, ter um botão que permita alterar as quantidades diretamente no carrinho, sem precisar retornar à página do produto, é mais uma forma de aumentar sua taxa de conversão.

Afinal, esse elemento que parece tão pequeno poupa tempo e esforço do usuário, lhe dá poder de decisão e flexibilidade, e serve como um incentivo, mesmo que inconsciente, para ele finalizar a compra.

É claro que para ser eficiente, o botão precisa ser visível, claro e funcional, ajustando rapidamente a quantidade selecionada e atualizando automaticamente o valor por item e o valor total do carrinho.

6. O usuário pode facilmente remover um item do carrinho?

Assim como a funcionalidade de aumentar ou reduzir quantidades é uma das boas práticas para carrinho de compras, a opção de remover itens também precisa estar presente e ser facilmente identificada e acionada pelos usuários.

Dificultar a vida do consumidor é sempre um erro e nunca uma vantagem, mesmo quando estamos falando de ações que à primeira vista possam ser prejudiciais às suas conversões e vendas, como é o caso das remoções.

No entanto, pessoas erram, mudam de ideia, comparam… Então, lembre-se: seja qual for o motivo, seu usuário precisa conseguir remover um item do carrinho tão facilmente quanto consegue adicionar — por mais que em alguns casos seja interessante haver uma confirmação, ou algo do tipo, para que remoções não sejam feitas por engano.

7. Há um gatilho visual para sua estratégia de frete grátis?

Fechando a nossa lista de boas práticas para carrinho de compras, nós temos um detalhe que pode não só gerar um aumento da sua taxa de conversão, mas também do seu ticket médio e lucro.

Oferecer frete grátis, desconto ou brinde a partir de um determinado valor de compra não é novidade, mas ter um esquema visual que informe ao usuário a que distância ele está do limite para ganhar esses benefícios pode levar essa estratégia a outro nível.

Informar visualmente algo como “Faltam R$50 para você ganhar Frete Grátis”, por exemplo, cria um senso de urgência e ajuda o consumidor a visualizar com mais clareza essa vantagem de investir em produtos que ele poderá utilizar em vez de gastar com o frete.

E aí? O que achou dos insights e boas práticas para carrinho de compras? Saiba que podemos te ajudar a identificar muitas outras possibilidades de otimização com o nosso diagnóstico CHC – Conversion Health Check.

Neste serviço, nossos especialistas vão analisar seu site e reunir em um relatório as principais demandas e oportunidades para aumentar sua taxa de conversão e, consequentemente, a lucratividade do seu negócio.

Ou seja, é uma forma rápida e econômica de saber exatamente onde investir seus esforços. Então, se você valoriza seu tempo e seu dinheiro, e quer ter mais e melhores resultados em seu e-commerce, preencha o formulário abaixo e vamos conversar!

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