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Conversão de Formulários: 5 dicas para aumentar sua taxa de adesão

Os formulários são uma parte essencial de sites que lidam com o público e com vendas. Isso porque permitem obter informações necessárias para a conclusão de uma compra de forma simples e com consentimento dos usuários. No entanto, um desafio que surge a partir disso é a adesão e conclusão dessa etapa por parte dos visitantes. Como, então, garantir a conversão de formulários no seu site? Quais boas práticas adotar para aumentar sua taxa de adesão e diminuir a de abandono?

A seguir, listamos dicas e soluções infalíveis que vão ajudar seus formulários a performar melhor. Assim, você poderá gerar mais conversões para a sua marca e loja. Portanto, acompanhe o texto até o final e considere aplicar essas sugestões!

Conversão de formulários

Todo cliente ou usuário busca por facilidade

Antes de partirmos para as dicas em si, precisamos fazer sobre um ponto central de toda demanda de conversão: facilidade.

Ninguém gosta de processos longos e complicados, ainda mais em um contexto digital e de compras. Seus visitantes e potenciais clientes querem que você facilite a vida deles, e não o contrário. 

Portanto, seus produtos, seus serviços e toda a experiência da sua marca – o que inclui a navegação do seu site e os formulários que existem nas suas páginas – precisam ser atrativos, intuitivos e otimizados.

Ou seja, um formulário simples é fundamental para cultivar boas taxas de conversão. Tanto que todas as dicas que listamos aqui se baseiam nesse ponto. Vamos a elas, então?

1. Foque nas informações realmente necessárias

Um dos principais motivos pelos quais as pessoas não preenchem formulários é porque eles são muito longos ou complicados. Por isso, a primeira dica é manter seu formulário curto e objetivo, pedindo só as informações necessárias.

Pode até parecer que quanto mais informação você solicitar, melhor, mas na prática não é bem assim. Quanto menos dados e etapas o formulário envolver, maiores serão as chances dos usuários preenchê-lo até o final. Então, agrupe campos que podem ser agrupados e remova os que não forem essenciais. 

Quais os campos indispensáveis para o seu site?

Os campos essenciais podem variar de acordo com o tipo de produto ou serviço que você oferece e seu processo logístico. No entanto, existem alguns campos que não podem ficar de fora de um formulário de site e/ou e-commerce:

  • Nome completo: para identificação do cliente.
  • Endereço de e-mail: para comunicação com o cliente.
  • Senha: para criação de uma conta de usuário e acesso ao site.
  • Informações de entrega: como CEP, cidade e estado, para envio do produto.
  • Forma e informações de pagamento: como número do cartão de crédito e CPF, para finalização da compra.

Além disso, para e-commerces que vendem produtos digitais, é importante incluir campos para download do produto ou envio por e-mail.

Sobrenome, data de nascimento, sexo, telefone, endereço secundário, empresa e demais campos adicionais podem ser removidos se não forem necessários para fins legais, logísticos ou de verificação.

Sem contar que, pensando em vendas internacionais, campos mais específicos podem gerar confusões por questões culturais. Portanto, mantenha seus formulários o mais simples e universal que for possível – o que tem relação com o próximo tópico…

2. Escreva instruções diretas e claras

A conversão de formulários também depende de boas instruções para o usuário navegá-los e preenchê-los corretamente. Lembre-se: a confusão é inimiga da conclusão

Então, certifique-se de utilizar uma linguagem clara e direta, que seja fácil de entender e não deixe seus usuários confusos. Evite jargões, palavras complicadas ou termos ambíguos. Nomeie seus campos, de novo, da forma mais simples e universal possível. 

Se achar válido, forneça ajuda contextual, como descrições, referências visuais ou exemplos, para guiar o preenchimento. Assim, a usabilidade vai fluir melhor e a taxa de abandono será menor.

Na hora de solicitar os dados do cartão de crédito, por exemplo, prefira utilizar “Nome impresso no cartão” do que “Titular do cartão” ou “Nome do comprador”. Assim, fica claro qual dado o usuário precisa inserir e não abre espaço para que ele se questione se pode continuar a compra com um cartão que não está em seu nome.

O mesmo vale para o campo “Código de segurança”, que também é chamado de CVC, CID, CVV2 e pode gerar uma confusão se solicitado a partir dessas nomenclaturas. Neste caso, incluir uma referência visual de onde encontrá-lo também pode ajudar a garantir a conversão.

3. Use preenchimento e validação automática dos campos

A palavra de ordem é facilidade, lembra? Portanto, configure seus formulários para preencher automaticamente os dados que seu usuário te forneceu antes, como nome e e-mail.

Assim, ele terá etapas a menos para cumprir e ainda se sentirá lembrado e importante. Por outro lado, ter que preencher manualmente e repetidas vezes algum dado pode frustrar e irritar o usuário. Então, não deixe de fazer essa integração inteligente dos dados!

Nesse mesmo sentido, aposte em campos de validação, que vão garantir o preenchimento completo e correto do formulário. Seus usuários precisam saber quais campos são obrigatórios e em qual formato eles devem ser preenchidos. 

Também precisam ser notificados em tempo real se algum dado inserido não for válido. Só quem já passou por isso sabe o quanto é ruim terminar de preencher um formulário e ter que voltar para corrigir algum erro ou pendência. A vontade de desistir é quase inevitável.

4. Pense na experiência visual e de navegação

Já falamos da linguagem, da estrutura e do preenchimento dos campos, mas outro ponto importante pensando na conversão de formulários é o visual.

O layout deve ser claro e organizado, o que envolve as cores, tipografias, espaçamentos e recursos visuais e textuais. Dentro disso, é essencial oferecer ao usuário “feedbacks”, elementos que vão tornar a navegação mais confortável, transparente e fluida.

Estamos falando de referências de progresso, carregamento, validação, conclusão e outros recursos visuais que sejam visíveis, claros e direcionem o preenchimento. 

Além disso, garantir uma navegação que funcione bem no mobile é indispensável, assim como a proteção e uso legal de dados dos usuários

Assim, a experiência dessa etapa da jornada de compra vai ser positiva, seus usuários vão se sentir seguros e a taxa de adesão e conversão de formulários do seu site vai subir.

5. Monitore, teste e otimize seus formulários

Por fim, se quiser seguir por um caminho mais “científico”, também é possível aumentar a conversão de formulários a partir de dados de mapas de calor e comportamento do usuário.

Com ferramentas como Hotjar ou Microsoft Clarity, você conseguirá entender como os usuários estão interagindo com seu formulário. Ou seja, os mapas de calor permitem identificar campos mais clicados, onde os usuários passam mais tempo e áreas ignoradas. 

Tudo isso ajuda a direcionar a otimização para a conversão de formulários, levantar hipóteses para testes A/B e encontrar soluções que reduzam a taxa de abandono dos seus usuários. 

Agora é só aplicar essas dicas para criar formulários que convertem e rendem dados e vendas para o seu negócio. E se quiser mais dicas de usabilidade e otimização, explore nossos conteúdos sobre Experiência do Usuário – você vai gostar!

Se quiser, também estamos disponíveis para bater um papo e conhecer a sua demanda mais de perto, é só enviar um alô aqui embaixo:

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