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O que são os testes multivariados e qual a diferença entre eles e os testes A/B

Se você já se aventurou pelo universo do UX e do CRO, provavelmente já ouviu falar em testes A/B e talvez até sobre testes multivariados. Ambos são ferramentas úteis para otimizar o desempenho de um site e os resultados de uma marca, mas o que exatamente são esses testes e qual é a diferença entre eles?

É exatamente isso que esclarecemos neste artigo! Então, acompanhe a leitura para entender o conceito de testes multivariados, como eles podem ser feitos, sua diferença para os testes A/B tradicionais e qual o melhor teste para você e seu negócio.

 

Teste A/B: a base da experimentação

O teste A/B, como o próprio nome sugere, envolve a comparação de duas versões de uma página ou elemento específico, A e B, para determinar qual delas traz melhores resultados. Em um teste A/B é possível testar tanto a parte visual, variando cor, tamanho ou posicionamento, quanto a parte textual de um item.

Essa abordagem é excelente para mudanças simples e diretas, afinal, permite testar o desempenho de uma variável por vez e obter insights claros sobre ela. Entretanto, sua eficácia diminui quando se trata de mudanças mais complexas, pois não considera interações entre diferentes elementos.

 

Testes multivariados: explorando interconexões

Foi justamente para suprir essa demanda de testes mais complexos que surgiram os testes multivariados. Eles são um passo adiante, pois permitem testar múltiplas variáveis simultaneamente, explorando as interações entre elas

Ou seja, ao realizar um teste multivariado, em vez de testar apenas dois botões diferentes, você pode avaliar diversas combinações de textos, cores, tamanhos e posicionamentos de botões ao mesmo tempo.

Esta abordagem é mais abrangente e garante uma compreensão mais profunda de como as mudanças em várias variáveis interagem entre si. No entanto, devido à sua complexidade, requer um volume maior de tráfego para obter resultados significativos e pode demandar mais tempo e recursos para análise.

Isso significa que os testes multivariados não são indicados para todos os negócios e situações e que os testes A/B têm, sim, sua relevância e utilidade.

 

Como os testes multivariados funcionam?

A dinâmica da testagem em si é bastante parecida com a dos testes A/B: a ideia é criar versões de um elemento ou página, distribuí-las para serem exibidas para diferentes grupos de usuários e, então, comparar o desempenho e métricas de cada versão para encontrar a mais atrativa e eficiente.

 

No caso do teste A/B, temos apenas duas variáveis sendo testadas, portanto a distribuição delas é de 50/50 e a análise envolve uma comparação simples entre as versões testadas. 

 

Já nos testes multivariados, temos diversas variáveis de diversos elementos sendo testadas simultaneamente.

Isso significa que as versões testadas envolverão todas as combinações possíveis entre essas diferentes variáveis. E é daí que vem a complexidade desse modelo de teste. Supondo, por exemplo, que você queira testar duas cores e dois CTA’s diferentes para um botão. Um teste multivariado nesse cenário incluiria as seguintes versões:

  • Versão 1: Cor 1 + CTA 1
  • Versão 2: Cor 2 + CTA 1
  • Versão 3: Cor 1 + CTA 2
  • Versão 4: Cor 2 + CTA 2

Quanto mais variáveis forem desenvolvidas e incluídas, mais combinações serão possíveis e mais versões deverão ser testadas e distribuídas entre os usuários que acessam a página ou site. Por isso, realizar um teste multivariado demanda um planejamento cuidadoso, uma execução precisa e uma análise estatística robusta para extrair conclusões confiáveis.

 

Teste A/B X Teste Multivariado

Para facilitar essa comparação e diferenciação entre esses dois métodos de testagem, listamos os prós, contras e possibilidades de cada um na tabela abaixo:

pros-e-contras-testes-multivariados

Qual a melhor opção, então?

A escolha entre testes A/B e testes multivariados depende da natureza da otimização que você busca e da sua realidade e recursos disponíveis.

Em alguns casos, é mais vantajoso realizar uma série de testes A/B, do que um teste multivariado. Em outros, somente a testagem multivariada será capaz de trazer o resultado com o nível de detalhe e especificidade que você precisa.

Nesse sentido, uma boa dica é começar com testes A/B e usar os multivariados quando você quiser refinar e aperfeiçoar layouts e elementos que já foram testados e considerados funcionais. Sempre considerando os números e demandas do seu site, é claro.

 

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