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O que é e como tornar o seu site mais intuitivo?

Você certamente já ouviu por aí que o seu site precisa ser intuitivo e sobre user experience, navegabilidade e usabilidade. Mas, você sabe o que realmente significa um site intuitivo e como colocar esses conceitos em prática?

Neste artigo, te ajudaremos a responder essas perguntas e aprimorar esse aspecto do seu site. Então, continue a leitura para entender o que é um site intuitivo, a problemática desse objetivo e dicas práticas para aplicar.

O que é um site intuitivo?

A ideia de intuitivo ou intuição está ligada a um conhecimento, ou entendimento instantâneo, inconsciente, que não envolve esforço. 

Portanto, pensar e construir um site intuitivo consiste em se esforçar para que o usuário não precise. Antecipar-se para remover possíveis barreiras ou gaps de comunicação e, assim, tornar a navegação fluida, fácil e natural.

Ou seja, um site intuitivo não deixa o usuário surpreso, confuso ou frustrado. Tudo é pensado para direcioná-lo e dar suporte às suas ações. O objetivo é que ele interaja com as páginas sem interrupções ou dificuldades.

Nesse sentido, podemos dizer que criar uma navegação intuitiva é criar algo invisível. Um site intuitivo é apreciado e não necessariamente se sabe as explicações exatas para isso. Agora, um site contraintuitivo tem suas limitações facilmente percebidas e apontadas.

Isso porque problemas de usabilidade desviam o usuário do seu foco e caminho de navegação. Enquanto que páginas com boa navegabilidade funcionam como uma trilha e levam o usuário onde ele (e você!) deseja.

Por isso, investir em user experience (UX) e buscar formas de tornar seu site cada vez mais intuitivo é fundamental. No entanto, isso também nos leva à problemática da usabilidade…

Boa usabilidade para quem?

Parece simples – quase óbvio – que um site precisa ser intuitivo, mas qual o parâmetro para essa qualificação? Se cada pessoa tem um conjunto de conhecimentos e habilidades, uma forma de pensar e agir, o que é intuitivo para uma não vai ser para outra.

As pessoas são diferentes e isso torna o desenvolvimento de uma boa usabilidade e uma navegação intuitiva mais desafiador. Entretanto, esse fato também faz com que esses conceitos sejam relativos. 

Se a concepção do que é intuitivo varia de usuário para usuário, é preciso pensar em soluções que tornem o seu site intuitivo para os seus usuários.

Em outras palavras, o seu site só será intuitivo quando atender as necessidades e expectativas de usabilidade do seu público. Mas, como fazer isso?

A jornada do site intuitivo

Algo que pode ajudar é investigar o que o seu usuário já sabe e o que ele precisa saber para navegar pelo seu site. 

Quanto menor for a distância entre esses dois aspectos, mais intuitivo será o seu site. No entanto, existem alguns caminhos que podem ser tomados para se aproximar deste “cenário ideal”:

  • Você pode aplicar aquilo que o seu usuário já sabe para definir os elementos e a experiência do seu site. 
  • Você pode pensar em soluções visuais bem amarradas e simplificadas, que limitem a navegação e chances de um uso incorreto. Um exemplo disso é a página inicial do Google.
  • Ou, você pode incluir elementos que ajudem a preencher a lacuna dos conhecimentos e direcionar a ação do usuário. Assim, o usuário tem suporte e pode ser treinado de uma forma amigável e natural. Instruções escritas, animações demonstrativas, feedbacks de ações e até os próprios botões, CTAs e menus são exemplos disso.

A jornada do site intuitivo, como já falamos, exige esforço e, também, é um exercício de empatia e compreensão.

Se o designer projetar um site intuitivo para ele, sem pesquisar o público e considerar nessas lacunas e conhecimentos que citamos acima, muito provavelmente as páginas apresentarão problemas de usabilidade e experiência.  

A maioria dos sites são projetados com boas intenções, mas isso não basta. E o mesmo vale para as páginas genéricas que, teoricamente, deveriam agradar e funcionar para todos.

Entender o público, suas necessidades e o cenário em que ele está inserido é essencial para a construção de sites intuitivos e que convertem. 

Dicas para tornar seu site mais intuitivo

Depois de entender a questão da usabilidade e dos sites intuitivos mais profundamente, vamos às dicas que podem otimizar a experiência das suas páginas online? 

Defina e conheça seu usuário (estude-os!)

Assim como nas estratégias de comunicação e marketing, não dá para pensar seu site para todo mundo. Quanto mais amplo e indefinido for seu público-alvo, mais desafiador será entregar uma experiência intuitiva aos seus usuários.

Por outro lado, quanto mais bem definido for seu público, maiores serão suas chances de encontrar soluções visuais, de conteúdo e de usabilidade assertivas para ele. Consequentemente, seu site será mais eficiente e intuitivo.

Leia também: Como segmentar seu público e saber quem está acessando seu site?

Em paralelo com essa definição, é preciso buscar informações sobre seus usuários e personas. Aqui, entram dados demográficos (idade, escolaridade, localização, gênero) e dados psicográficos (interesses, valores, posicionamentos, estilo de vida). 

E, também, os dados de navegação das suas páginas – obtidos via mapas de calor, históricos e testes AB, por exemplo. Quanto mais informações você coletar, mais acurada será sua análise de dados e mais você conhecerá seus usuários.

Desse modo, ficará muito mais fácil preencher aquela lacuna de conhecimentos que comentamos anteriormente e tomar as melhores decisões para otimizar seu site.

Aplique padrões já conhecidos

Sim, já falamos que optar por soluções genéricas não é o melhor caminho para criar sites intuitivos e que convertem. No entanto, lembra da ideia de aplicar o conhecimento que seu usuário já possui no seu site? Esse é o ponto aqui!

Existem convenções que boa parte dos usuários conhece e outras que seus usuários terão em comum, por compartilharem interesses e outros aspectos. E utilizá-las em seu site é uma ótima forma de torná-lo mais intuitivo.

É comum, por exemplo, que os logotipos dos sites sejam posicionados no canto superior esquerdo da tela e funcionem como um link para a página inicial (home) do site. 

Repetir esse padrão é utilizar um conhecimento que seus usuários já têm para favorecer a usabilidade do seu site. Enquanto que quebrá-lo pode ser contraintuitivo e confundir e frustrar seu usuário.

É claro que inovar é importante, assim como não esquecer as particularidades do seu público. Todavia, manter as coisas funcionando como as pessoas esperam que funcione é, às vezes, a escolha mais inteligente.

Invista em um processo de CRO

Já ouviu falar em otimização para a conversão? Esse tipo de trabalho, também conhecido como CRO, é outra excelente dica para tornar o seu site mais intuitivo. 

O CRO é um processo 100% baseado nos usuários e em dados que tem como objetivo o aumento da taxa de conversão

Uma conversão pode ser lida como uma venda, claro, mas também pode ser um clique, uma inscrição ou qualquer outra ação que você queira que o usuário tome. 

E, nesse sentido, a conversão tem tudo a ver com a usabilidade e do quão intuitivo é seu site. Se ele for confuso ou difícil de navegar, as conversões das páginas e os resultados da marca/empresa serão prejudicados.

E mais: seu usuário está sempre evoluindo e mudando (é natural do ser humano!). Portanto, o trabalho de otimização, usabilidade e experiência nunca tem fim. Investir em um processo de CRO te ajudará a melhorar seu site e conversões continuamente. 

Com essas dicas, você poderá tornar seu site mais intuitivo! Se quiser ajuda para tirá-las do papel, você pode contar com a gente! 

Aqui na Nerau, criar sites intuitivos e que convertem é a nossa especialidade. Nosso time pode te ajudar a desenvolver sua página online ou otimizar a que você já possui. Nos dois casos, a ideia é potencializar ao máximo seus resultados.

Então, não deixe de conhecer nossos serviços, explorar nossos cases de sucesso e nos contar mais sobre suas demandas e metas:

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