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6 dicas para melhorar seu SEO investindo pouco

Que é necessário investir para conseguir alavancar os seus negócios, você já sabe. Seja em marketing, gestão, equipamentos, tecnologia, enfim, é preciso investir para ter um retorno. O que talvez você não saiba é que existem maneiras de melhorar seu SEO investindo pouco

É muito importante estudar sobre essas possibilidades, justamente porque muitos destinam um orçamento muito pequeno para o marketing digital e esperam obter resultados que na verdade são incompatíveis com isso – o que é um grande erro, visto que é um quesito de extrema importância para impulsionar as vendas. 

Antes de mais nada, o que é SEO?

SEO quer dizer Search Engine Optimization, ou seja, otimização para motores de busca. O que seriam esses motores? Google, primeiramente; Bing, Uol, dentre outras plataformas de busca. 

Sem pensar muito, responda quais são os resultados que você normalmente acessa? Creio que são os primeiros, não é mesmo? É por isso que ter um site bem ranqueado faz toda a diferença.

 

Melhorar seu SEO investindo pouco: entenda por que é importante 

Tudo bem que estamos falando em melhorar seu SEO investindo pouco, mas tudo depende das prioridades estabelecidas para o seu negócio. Nada impede que você invista pesado. Em todo caso, o que importa de verdade é que o seu site fique em boas posições nas páginas de pesquisa. 

Quando fazemos uma busca no Google, normalmente surgem em primeiras posições os anúncios patrocinados. Ou seja, alguém pagou para ocupar essas posições, para estar ali. O relevante para a nossa conversa é o que vem depois: os resultados seguintes não estão naquelas posições por simples coincidência. 

Existem inúmeras técnicas de SEO que fazem com que o conteúdo do texto suba posições. Por isso, quando existe a preocupação em ocupar melhores posições nos resultados de busca, é preciso ter alguns cuidados.

Utilizar ferramentas adequadas e atentar-se ao SEO é essencial para conseguir mais leads acessando a sua página voluntariamente, aumentar o tráfego no seu site e, assim, aumentar o número de vendas. Vamos lá:

 

Como melhorar seu SEO investindo pouco com as palavras-chave 

Mesmo que pareça uma ferramenta muito simples, as palavras-chave são o carro forte de um texto feito com estratégias de SEO. Normalmente elas são escritas em negrito para se destacarem no conteúdo – como estamos fazendo aqui – mas acabam aparecendo diluídas no decorrer do texto. 

O uso das palavras-chave está se tornando cada vez mais criterioso, pois os sites de pesquisa, como o Google, estão utilizando cada vez mais IA – inteligência artificial – para detectá-las.

Essas grandes plataformas conseguem “ler” um texto, mais ou menos como uma pessoa leria. Por isso não adianta nada encher o seu texto de palavras-chave espalhadas, sem pensar em como elas se encaixam no conteúdo.

Elas precisam estar bem distribuídas e sua leitura deve ser fluida para que o conteúdo seja efetivamente ranqueado. 

Aliás, é preciso conhecer os seus diferentes tipos: há as palavras-chave de “cauda curta” e aquelas que são denominadas “cauda longa”. As primeiras são termos mais enxutos e diretos, como: roupa, roupa feminina, vestido, etc. 

Já o segundo tipo envolve termos mais longos, como “quais são as roupas femininas que estão na moda”. Por esses exemplos, percebeu a diferença? 

Uma palavra-chave de cauda longa bem elaborada faz toda a diferença. Estudos apontam que aproximadamente 70% das buscas feitas em sites de pesquisa são com palavras-chave de cauda longa. 

Você notou que, com isso, é possível melhorar seu SEO investindo pouco – ou, na verdade, investindo nada? As palavras-chave são um recurso que não gera nenhum gasto, a única coisa que deve efetivamente ser feita é saber utilizá-las.

E como fazer isso? Bem, você precisa entender o seu público-alvo e o que ele costuma digitar nas plataformas de busca. Tem um tema para algum conteúdo? Comece a fazer pesquisas sobre as melhores palavras-chave.

Avalie quais são os resultados retornados quando você realiza a busca sobre o seu tema no site. Se a pergunta é “Como melhorar o SEO do meu site?”, a resposta está justamente aí: identifique e explore as possibilidades!

E um detalhe importante: não deixe de monitorar o seu conteúdo em ferramentas como o Google Search Console, pois essa é a melhor maneira de descobrir se as palavras-chave estão rendendo conversões ou não. 

 

Criar conteúdo de qualidade

Quanto custa criar um conteúdo de qualidade? É uma forma de melhorar seu SEO investindo pouco? Veja bem, mesmo que você não seja o responsável pelo seu conteúdo, o investimento acaba sendo relativamente pequeno.

É muito importante que tudo o que seja apresentado para o lead seja de qualidade. É mais do que comprovado que conteúdos de má qualidade afastam o leitor da ação final, que normalmente é a compra. 

Sem falar que um conteúdo desinteressante e mal escrito tende a passar a sensação de descredibilidade ao usuário, que acabará não consumindo de você. 

Sendo assim, sem segredos, faça bons conteúdos! A melhor maneira de elaborar bons textos, vídeos ou qualquer outro conteúdo é através da prática. 

Entretanto, desenvolver conteúdos deliberadamente não é a resposta. É preciso monitorar aquilo que é postado para saber como estão sendo os resultados. Se você quer melhorar seu SEO investindo pouco, algumas dicas irão te ajudar:

Pense no seu público-alvo

O seu texto não deve ser somente bem escrito, com concordância e coerência. Ele deve ser interessante ao seu público-alvo. É essencial avaliar quais são as necessidades da persona, quais são os seus anseios e o que os seus diferentes perfis de público desejam ler.

Cada pesquisa abriga uma intenção de busca ou intenção do usuário. Um bom exercício é pensar o porquê o usuário utilizou uma palavra-chave como “melhores tênis para caminhada”. Pergunte-se: ele quer um lista de calçados? Ele procura entender melhor o assunto? Ele gostaria de uma listagem com produtos dessa categoria?

Se você ainda não sabe quais perguntas responder com o seu conteúdo, dê uma olhada nos 10 primeiros colocados para a palavra-chave em questão. O google não os ranqueou sem motivo.  

Seja atraente e desperte curiosidade 

O conteúdo deve ser atraente em um primeiro momento. Aqui, uma abordagem um pouco mais chamativa pode ser interessante. O usuário deve parar o que está fazendo para acessar o seu conteúdo.

Depois, o que está exposto deve continuar sendo interessante. Caso contrário, o lead irá simplesmente fechar a sua página. Às vezes, o assunto até é de seu interesse, mas a maneira como foi tratado não é. É por isso que o “como” importa tanto quanto “o que” você tem a dizer com o seu conteúdo.

Se quiser se aprofundar mais em métodos de escrita eficientes, pesquise pela técnica de “pirâmide invertida”. Em síntese, ela prioriza o que realmente importa para o leitor e os assuntos complementares concluem o texto. 

Entenda a linguagem do seu público 

Qual é a linguagem do seu público? É mais técnica ou é mais descontraída? Não use um artigo cheio de gírias para quem busca conteúdo de saúde, por exemplo. A linguagem, o tema e o público-alvo devem ter o mesmo direcionamento e estar alinhados.

Cuidado com o layout e imagens

Supondo que seja um texto, além do conteúdo interessante, escolha uma fonte adequada, assim como uma cor visível. “Enfeitar” muito pode não ser a melhor opção. 

Atente-se às imagens também. Elas são interessantes quando atreladas à temática do conteúdo, principalmente quando explicativas, mas cuidado para não sobrecarregar a página.

 

Cuidado com o algoritmo EAT

Você já ouviu falar do algoritmo EAT do Google? Traduzido do inglês, “eat” quer dizer “comer” e é exatamente isso que o Google faz com o seu conteúdo: come e, simplesmente, desaparece com ele. Essa é a forma lúdica de entender e se lembrar de um algoritmo tão importante.

E-A-T em SEO significa Especialista, Autoridade e Confiabilidade. Este conceito é discutido detalhadamente nas Diretrizes do Avaliador de Qualidade de Pesquisa.

Esse algoritmo é uma maneira de perícia que avalia a confiabilidade do conteúdo. É essencial que tudo aquilo que você produz não seja confiscado pelo Google. Mas como fazer isso? Existem três coisas que o conteúdo deve atender:

  • Especialista: o conteúdo deve mostrar que o autor é experiente no assunto e que sabe o que está falando. Um texto sobre saúde, por exemplo, deve ser desenvolvido por alguém da área.
  • Autoridade: demonstre credibilidade no seu conteúdo, mostre que aquilo foi desenvolvido por quem é autoridade no assunto. O conteúdo deve ser relevante e ter diferencial. Como fazer isso? Aposte em dados científicos, pesquisas e informações assim.
  • Confiável: e, claro, os leads devem confiar no que você está falando, para isso, um conteúdo bem desenvolvido é primordial.

Crie seus links internos e externos

Outra forma de melhorar seu SEO investindo pouco é utilizando os links internos e links externos. Os links direcionam o usuário para outra página, isso aumenta o fluxo de navegação e o número de conversões:

  • Links externos

Os links externos são aqueles colocados em outro site, mas que acabam levando para o seu. 

Por exemplo, um blog cujo tema principal é alimentação e hábitos saudáveis desenvolveu um artigo sobre a importância dos exercícios físicos no dia a dia.

Se você vende equipamentos de academia, tem uma rede de academia, desenvolveu um box de vídeos com exercícios ou qualquer outra coisa relacionada, pode fazer uma parceria de link externo.

O usuário irá ler o conteúdo no blog, irá se convencer de que precisa mudar os seus hábitos e, enquanto lê o texto, irá encontrar a solução para a dor que ele possui: que é aquilo que você oferece. 

  • Links internos

Esses links são aqueles dispostos no seu próprio site. E para que eles servem? Eles direcionam os leads para outras páginas do seu site. 

É interessante colocar links internos para que o usuário navegue mais pela sua plataforma. Quando bem estruturados, esses links vão conduzir o lead a realizar a ação final. Vale dizer que usar links externos e internos também aumenta a classificação do seu conteúdo nas páginas de busca.

Sobre os links externos, é necessário fechar parcerias para que outros sites promovam a sua propaganda. No geral, os links externos compensam bastante.

 

Sites de destino para links com DA alto

Há sites que são classificados como Autoridade de Domínio (DA). Esses sites normalmente são aqueles mais bem ranqueados nos sites de busca e que passam muita credibilidade ao lead.

Quanto irá afetar no seu empreendimento ter um link externo em um desses sites? Muito! O tráfego de leads em sites que são Autoridade de Domínio é muito alto.

Consequentemente, maior será o número de usuários acessando o link externo para o seu site. Seu negócio fica mais conhecido e ganhará mais visibilidade. Dessa maneira, conquistar mais conversões é um resultado totalmente esperado.

E como fazer isso investindo pouco? Colocar o seu link em um desses sites talvez não seja a opção mais viável e barata. É interessante começar com páginas que sejam Autoridade de Domínio, mas que não necessariamente são a primeira página de busca. 

Páginas que estão um pouco abaixo – mas que continuam bem posicionadas – também são bem vantajosas. Outra oportunidade é escrever o próprio conteúdo em um desses sites e pedir um espaço na página. Isso irá proporcionar tráfego de leads para a página parceira, e também retornará mais cliques na sua página. Todos saem ganhando, então, obviamente, não dá para fazer parcerias assim com concorrentes diretos. 

É preciso explorar as formas de melhorar seu SEO investindo pouco nesse quesito. Cada site possui a sua política de parceria, cobranças e coisas do gênero. Mas, mais uma vez, investir nesse tipo de marketing digital costuma trazer resultados bem promissores. 

 

Seja paciente com SEO

Se você implementar todas as dicas de melhorar seu SEO investindo pouco os resultados irão aparecer? Sim, mas isso não quer dizer que aparecerão de forma instantânea. 

Tenha calma com os resultados, mas nunca deixe de monitorá-los. As medidas trarão mais visibilidade e mais leads para a sua página, mas isso ocorrerá de forma gradual. 

Há estratégias que são mais rápidas que outras – como colocar links externos em grandes sites –, mas é preciso dar um passo de cada vez. 

Independente da ferramenta escolhida, produzir um bom conteúdo, oferecer produtos ou serviços de qualidade e ter um site bem estruturado são coisas fundamentais. O primeiro passo deve ser dado por aí.

E lembre-se: o investimento em marketing digital é importante e proporciona retorno financeiro, não deixe esse setor de lado. Essas foram algumas maneiras de você melhorar seu SEO investindo pouco. Comece a implantá-las em seu negócio e monitore os resultados para ver como seus leads estão se comportando perante as novas estratégias.


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