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Nudge Marketing: O que é e como usar na sua estratégia.

Sutil e poderoso, o Nudge Marketing é uma estratégia que influencia as escolhas feitas por pessoas e usuários. Consegue imaginar como esse empurrãozinho amigável e quase imperceptível pode ser útil dentro do contexto de vendas online?

Pois, então, vamos mergulhar nesse conceito para impulsionar a tomada de decisão e conversão de seus clientes e potenciais clientes. Acompanhe!

 

O que é Nudge Marketing?

O Nudge Marketing é um método de comunicação que visa direcionar ações desejadas, aproveitando os aspectos psicológicos dos indivíduos. 

O conceito de “nudge”, que se traduz do inglês como “cutucada”, foi popularizado por Cass Sunstein e Richard Thaler, em seu livro Nudge: Improving Decisions about Health, Wealth, and Happiness (Nudge: Aprimorando Decisões sobre Saúde, Riqueza e Felicidade, em tradução livre).

Este conceito revolucionário baseia-se na ideia de oferecer liberdade de escolha ao mesmo tempo em que orienta para comportamentos benéficos e específicos. E, aplicado ao marketing e ao comércio eletrônico, os nudges são uma ótima ferramenta para guiar a jornada do consumidor e as ações dos usuários em um site.

 

Como os nudges funcionam na prática?

Os nudges funcionam a partir da exploração das heurísticas humanas, como intuições, impulsos e preguiça cognitiva. Ou seja, ele usa o modo de pensar e agir do consumidor e estímulos para orientar comportamentos. 

No entanto, isso é feito de maneira muito específica, visando oferecer uma experiência agradável e simplificada ao usuário, e manter sua liberdade de escolha. Para isso, essas “cutucadas” precisam:

  • Influenciar mudanças comportamentais positivas;
  • Tornar o comportamento desejado divertido de realizar;
  • Ser não intrusivas e sutis, deixando o comportamento implícito, sem forçar a decisão sobre a melhor coisa a fazer.
  • Agilizar a jornada do cliente e encantar o usuário.

Resumindo: você precisa implementar os nudges corretamente para obter resultados positivos e expressivos. Mas, como fazer isso?

 

Principais tipos de nudges para explorar

Um bom primeiro passo é conhecer os diferentes tipos de nudges que podem ser desenvolvidos e implementados no seu site ou e-commerce:

[os sites da sallve e da nike contêm vários e bons exemplos de nudge, assim como o da morena rosa que foi feito por vocês; acho que seria interessante printar algumas telas e adicioná-las ao longo do texto para trazer visualização e dinâmica]

 

1. Tags de produtos 

Criar etiquetas especiais que irão destacar itens específicos em uma página de produtos e oferecer informações irresistíveis para o usuário é um tipo de nudge muito usado e interessante. 

Eles funcionam como estímulos sutis que fisgam o olhar dos visitantes, ajudam os consumidores a encontrar o produto certo e os deixam mais propensos a adicioná-lo ao carrinho de compras.

Alguns exemplos de tags que podem ser atribuídas aos produtos são “Popular”, “Lançamento”, “Novidade”, “Promo”, “Mais vendido”. Também podem trazer provas sociais, atributos do produto e informações de oferta.

 

2. Notificações e sobreposições inteligentes 

Notificações e sobreposições são uma forma de fornecer informações ao usuário e incentivar um comportamento desejado. 

Esses nudges podem ser interativos, mas nunca devem ser intrusivos ou prejudicar a experiência de compra do usuário. Além disso, devem ser persuasivas e úteis, trazendo para o consumidor:

  • Informações sobre novas linhas de produtos;
  • Detalhes do produto ou da marca;
  • Provas sociais baseadas em dados;
  • Oportunidades de descontos e ofertas;
  • Quantidades e cores disponíveis;
  • Incentivos para inscrição, registro ou permanência.

 

3. Ancoragem em anúncios

Quando você vê um produto com o preço original riscado e um preço reduzido ao lado, essa é uma ancoragem de preço. Ela destaca a economia, influenciando sua percepção de valor e, consequentemente, a decisão de compra.

A ancoragem, portanto, funciona devido ao uso estratégico das informações existentes para despertar novos julgamentos e decisões. Esse tipo de nudge também pode ser reforçado a partir de recursos visuais, como cores e etiquetas.

 

4. Recomendações de produtos com autonomia

Oferecer aos usuários sugestões de produtos baseadas nas suas escolhas anteriores é uma maneira de dar opções a eles, incentivar que eles vejam, cliquem e comprem um dos itens recomendados, mas, ainda assim, deixar o consumidor no controle.

As sugestões “Clientes que compraram isto também compraram…”; “Principais escolhas para você”; e “Você também pode gostar” são exemplos de nudges de recomendação de produtos com autonomia. 

 

5. Avaliações

Sejam opiniões positivas ou até mesmo críticas construtivas, as avaliações influenciam as decisões de compra dos consumidores. Elas constroem confiança e ajudam os clientes a tomar decisões mais informadas e assertivas, aumentando as chances de satisfação.

Além disso, esse tipo de nudge é uma solução para revelar mais informações sobre seu produto, site ou negócio, pois têm o senso de autenticidade e o poder das provas sociais.

 

6. Opções padrão

Segundo Thaler e Sunstein, as opções padrão são o tipo de nudge mais poderoso. Elas facilitam a ação e aliviam a pressão de escolha para os usuários, o que pode beneficiar o processo de compra e conversão. 

Por isso, sempre que possível, ofereça uma opção pré-selecionada, principalmente se os seus produtos envolverem especificações complexas, como é o caso de eletrônicos e produtos utilitários. Também é interessante utilizar opções padrão para:

  • Promoções ou ofertas;
  • Cupons ativos e aplicáveis; 
  • Cores ou tamanhos;
  • Envio grátis e mais rápido.

 

7. Símbolos de confiança

Os símbolos de confiança são um tipo de nudge visual que ajuda a aumentar a credibilidade do produto, da marca e do site. Eles geralmente são adicionados na finalização da compra ou em etapas sensíveis para fazer o cliente se sentir mais confiante sobre a compra.

Esses nudges podem representar pontos de diferentes aspectos, como por exemplo:

  • Garantia de segurança;
  • Privacidade de dados;
  • Consciência e responsabilidade ambiental;
  • Entrega rápida;
  • Parceiros; 
  • Certificações e selos.

 

Aplique o Nudge Marketing no seu site com MoEngage

O Nudge Marketing é como um guia discreto, presente em cada clique que o usuário dá online. Incorporar essa estratégia em sua abordagem de marketing pode ser o diferencial que você e sua marca precisam para se conectar melhor com seu público e alcançar resultados extraordinários. Mas como tirar essa ideia do papel? 

Uma das formas mais eficientes e fáceis de fazer isso é usando a ferramenta MoEngage. Ela oferece diversos recursos para você incluir o Nudge Marketing no seu site e aumentar as taxas de personalização, engajamento, retenção e fidelização do seu negócio.

 

E o melhor: a MoEngage é parceira da Nerau! Nós contamos com essa solução para entregar excelência em nossos projetos de Marketing de Engajamento e Otimização para a Conversão. 

Que tal explorarmos juntos as possibilidades do Nudge Marketing para elevar suas estratégias, melhorar suas conversões e encantar seus usuários? O primeiro passo é nos contar um pouco sobre você:

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