Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos

Mobile CRO: Como Aumentar a Taxa de Conversão Mobile?

Hoje em dia muito tem se falado sobre Mobile CRO (Conversion Rate Optimization), ou seja, Taxa de Conversão Mobile. Se você trabalha com vendas e marketing digital deveria estar por dentro desse termo. 

Caso ainda não esteja, esse é o momento de entender melhor como essa área influencia em suas vendas na internet. “Mobile”, no caso, são os aparelhos móveis. Ou seja, tablets e celulares. 

Esses pequenos eletroeletrônicos são os responsáveis por 75% de todos os gastos com marketing digital na parte de anúncios. O crescimento do setor é alarmante (porém de uma forma boa), com uma taxa de crescimento maior que 21.000% desde 2008. 

Por que aumentar a Taxa de Conversão Mobile é tão importante?

Como você já pode presumir pelos dados apontados anteriormente, a Taxa de Conversão Mobile é um conceito que deve ser monitorado constantemente, pois os resultados que os anúncios em aparelhos celulares geram são enormes. 

E esse boom é muito fácil de ser compreendido. Agora mesmo, você pode estar lendo esse artigo através do celular. Quantas compras você não realiza pelo seu aparelho móvel? 

Quem está longe do computador acaba tendo preguiça de ligá-lo, preferindo fazer tudo pelo aparelho celular. 

Entretanto, se o site não der o suporte necessário e não possuir uma boa versão mobile, as chances de desistirmos da compra são muito grandes. Poucos são aqueles que irão abrir o site no computador. 

Entendeu a importância da Taxa de Conversão Mobile? Ela é o futuro dos empreendimentos e é por isso que deve ser focada em seu crescimento. E como fazer isso? Como melhorar os resultados? Aqui trazemos algumas dicas. 

Aumente a Taxa de Conversão Mobile com sites personalizados 

Existe um termo chamado User Experience, cuja sigla utilizada é UX. Traduzindo ao pé da letra, isso significa Experiência do Usuário (e é exatamente isso que o conceito quer dizer). 

Qual é a Experiência do Usuário ao entrar no seu site de vendas (caso você já tenha um)? A resposta para essa pergunta deve ser a melhor possível. 

Muitos sites possuem versões na web muito boas, mas acabam rodando de forma muito pesada no celular. Isso não é nada bom. Isso não é exclusividade de sites e empresas pequenas. 

Grandes corporações, como a grande loja de roupas Marisa, possuem sites para mobile extremamente ruins. São pesados, carregam lentamente, os acessos são complicados e o usuário tem uma péssima experiência. 

Por isso, se você deseja aumentar a Taxa de Conversão Mobile, você deve começar criando uma boa versão mobile para isso. 

Faça promoções personalizadas

Estudar o seu usuário e saber o que ele quer é fundamental para converter essas informações em números de vendas. 

Quando os leads recebem promoções personalizadas, há o que chamamos de “fidelização de clientes”. Os usuários sentem que são especiais e que estão recebendo uma atenção por parte da loja. Isso é uma forma de persuasão para que eles comprem. 

A ferramenta de rastreamento de cookies é muito interessante nesse momento, pois possibilita uma experiência personalizada para cada lead. Através de algoritmos é possível mandar propagandas dos produtos exatos que eles desejam. 

Os cookies são uma ótima forma de aumentar a Taxa de Conversão Mobile, mas, mais uma vez, eles devem ser bem programados para rodar nesses aplicativos. 

Taxa de Conversão Mobile: cuidado com muitos botões 

Uma coisa que pode prejudicar a Taxa de Conversão Mobile é possuir uma plataforma mobile com muitos botões. Quando os botões de ações são pequenos ou muito juntos isso pode causar uma péssima experiência para o usuário.

Quando estamos no computador, a tela é maior e o nosso controle com o mouse é muito mais preciso. Quando passamos para o celular, a tela é reduzida e o nosso dedo não tem tanta precisão. 

O usuário fica extremamente incomodado ao tentar clicar em um botão e acidentalmente acessar outro. Esse é um dos grandes motivos de possíveis consumidores desistirem da compra. 

Sendo assim, um site mais clean (porém que tenha todos os botões necessários) é fundamental para uma versão mobile. 

A interface do site deve ser mais leve, proporcionando ao usuário uma ótima navegação pelo site. 

Propagandas são interessantes, mas não exagere 

Já falamos da importância de um site leve para aumentar a Taxa de Conversão Mobile. Quanto mais propagandas e pop-ups forem colocadas no site, mais pesado ele ficará. 

Propagandas são interessantes (se, e somente se, forem sobre algo relevante ao lead; caso contrário se tornam motivo de reclamação), mas não exagere na quantidade ao desenvolver um site. 

É uma péssima experiência entrar em algum site pelo celular e ser bombardeado com anúncios e informações. 

O botão de “fechar” costuma ser muito pequeno e quem clica acidentalmente no anúncio pode desistir de vez de continuar a navegação. Então, pense muito bem na estruturação do site. 

Há uma linha tênue entre anúncios interessantes espalhados pelo site e propagandas que irritam os leads. Uma forma de saber até que ponto isso está sendo positivo é acompanhar o relacionamento que os usuários estão tendo com seu site. 

Faça uma plataforma intuitiva 

Um usuário que está comprando pelo celular busca uma coisa: rapidez. Então, é preciso que o site favoreça isso. 

Além de anúncios na quantidade certa, botões bem distribuídos e uma plataforma de leve navegação, desenvolver uma interface intuitiva é fundamental para aumentar a Taxa de Conversão Mobile

O usuário terá uma ótima experiência se tudo isso for muito bem desenvolvido. E, com toda a certeza, no mundo digital esse é um grande diferencial. 

Como já dito anteriormente, é muito importante observar como os leads estão se comportando no seu site quando acessam a versão mobile. Avaliar os resultados permite encontrar pontos fortes e pontos fracos na plataforma. 

Seguindo essas dicas, a sua Taxa de Conversão Mobile provavelmente irá subir! Mas, claro, essas são somente as questões técnicas, para otimizar ao máximo suas vendas é preciso investir no produto, na imagem, marketing, distribuição e todos esses outros pontos. Saber como aumentar a Taxa de Conversão Mobile com toda a certeza fará muita diferença no resultado final de vendas e, claro, na lucratividade

Que tal explorar nossos cases de sucesso para conhecer mais do nosso trabalho? Se quiser, também estamos disponíveis para bater um papo e conhecer a sua demanda mais de perto, é só enviar um alô aqui embaixo:

Compartilhe esse post

Avaliar 0

(0)

Fazer comentário

Notícias relacionadas

Como criar uma estratégia de comunicação que traz resultados

Como criar uma estratégia de comunicação que traz resultados

No mundo dos negócios de hoje, é cada vez mais importante ter uma estratégia de […]

Teste A/B: O que fazer quando os resultados são inconclusivos?

Teste A/B: O que fazer quando os resultados são inconclusivos?

Às vezes, ao realizarmos um teste A/B, os resultados podem não ser claros. Aliás, isso […]

9 princípios de CRO: Conversion Rate Optimization

9 princípios de CRO: Conversion Rate Optimization

Quando falamos em marketing digital é praticamente impossível não pensar em CRO – Conversion Rate […]

Vale a pena ter uma ferramenta de marketing personalizado?

Vale a pena ter uma ferramenta de marketing personalizado?

Com a ascensão das tecnologias digitais e a crescente demanda por abordagens mais direcionadas, surge […]

Guia de CRO para iniciantes: descubra os fundamentos dessa técnica

Guia de CRO para iniciantes: descubra os fundamentos dessa técnica

Você tem procurado soluções para aumentar o tráfego do seu e-commerce ou site, mas tem […]

Heat Map: O que é, Pra que serve e Como funciona?

Heat Map: O que é, Pra que serve e Como funciona?

Você já imaginou um mapa que pudesse te mostrar onde as pessoas passaram mais o […]

Como criar uma Landing Page com alta taxa de conversão

Como criar uma Landing Page com alta taxa de conversão

Na busca por soluções que ajudem a sua empresa a crescer mais é fundamental conhecer […]

O que são micro conversões e porque são tão importantes?

O que são micro conversões e porque são tão importantes?

Uma micro conversão é uma ação isolada na jornada do cliente. Em outras palavras, micro […]

O impacto das imagens na conversão do seu e-commerce

O impacto das imagens na conversão do seu e-commerce

Imagine navegar por uma loja on-line que você acabou de conhecer. Lá, existe um produto que chamou a sua atenção, mas a imagem tem péssima qualidade ou está mal iluminada […]

Arquitetura da Informação – O guia completo para iniciantes

Arquitetura da Informação – O guia completo para iniciantes

A informação é uma das “armas” mais importantes que temos. E a partir disso precisamos […]