Guia de CRO para iniciantes: descubra os fundamentos dessa técnica

Você tem procurado soluções para aumentar o tráfego do seu e-commerce ou site, mas tem encontrado dificuldades para transformar esse investimento em resultados de vendas? Isso só acontece porque essa não é a melhor estratégia para o seu negócio crescer. A solução se chama CRO.

Se você ainda não conhece bem esse termo ou técnica, estamos aqui para te ajudar! Neste guia de CRO para iniciantes, passaremos pelos pontos fundamentais do CRO, do seu conceito aos seus benefícios, das aplicações às etapas do processo. Venha descobrir e dar os primeiros passos rumo a um site muito mais atrativo e funcional!

O que é o CRO?

CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization que significa Otimização da Taxa de Conversão. Na prática, falar em CRO é falar de um conjunto de estratégias e esforços para melhorar a experiência do usuário e aprimorar o visual e o conteúdo das suas páginas para que elas performem mais e melhor.

A consequência? Mais acesso, mais alcance, mais conversão, mais vendas, mais faturamento e muitos outros resultados sem gastar nenhum centavo a mais em campanhas e estratégias de atração, apenas “melhorando o seu site”.

Ou seja, o CRO é o caminho para equilibrar os números do tráfego que você atrai – graças aos investimentos que você já fez nesse sentido – e dos negócios que você fecha, tornando o seu produto ou serviço irresistível para seus prospects.

Como esse trabalho pode ajudar a aumentar os resultados de um site?

Existem diversas formas de otimizar a conversão de um site e o bom CRO envolve trabalhar com todos os fatores cabíveis para aumentar os resultados de um negócio, seja em vendas, captação de leads, tempo de permanência, número de acessos… o que fizer mais sentido para cada marca.

Um exemplo de estratégia contemplada nesse tipo de trabalho é a análise e otimização visual do site, afinal, conversão tem tudo a ver com credibilidade e uma comunicação efetiva, e o primeiro passo para isso é uma boa primeira impressão.

Seu site precisa ser fácil de navegar, ter imagens de qualidade, botões e CTAs persuasivos, um design atrativo, e funcionar como uma extensão da sua comunicação de marca (cores, fontes, linguagem). Pontos estes que podem ser aprimorados na estratégia de CRO.

Outro fator trabalhado e que costuma fazer muita diferença na conversão é o desempenho do site. Ao não oferecer um site rápido de ponta a ponta – incluindo as páginas de produtos e checkout – e 100% responsivo, para ser acessado com qualidade a partir de qualquer dispositivo, você prejudica a experiência do usuário e perde oportunidades de venda.

Nesse sentido, um recurso muito utilizado são os testes de usabilidade. Eles guiam a otimização do desempenho em todas as etapas da jornada de compra para minimizar ao máximo esse gargalo nas conversões.

Além disso, CRO envolve a otimização da comunicação verbal do site, tornando as descrições dos produtos mais ricas, os CTAs mais efetivos, as páginas melhor ranqueadas (pensando em SEO) e todo o conteúdo mais autêntico e capaz de despertar desejo, transmitir valor e gerar resultados.

Por fim, temos a análise dos dados de navegação – páginas mais acessadas, tempo de permanência, mapas de calor, entre outros – que permitem compreender melhor o comportamento do consumidor, identificar gaps e aplicar melhorias precisas e multifatoriais.

Como é o processo do CRO?

Agora que você já viu tudo o que a técnica do CRO pode fazer pelo seu site, vamos entender como esse processo acontece na prática? O fluxo de trabalho de CRO é composto por 5 etapas:

  • Pesquisa e análise: coletar dados e fazer análises para descobrir quais aspectos do seu site e etapas do seu funil de vendas precisam de otimização; 
  • Hipóteses: elaborar uma estratégia para resolver os problemas que estão afetando diretamente a sua conversão; 
  • Priorização: definir, dentre as otimizações necessárias, quais são as mais importantes para o seu negócio e seus resultados; 
  • Experimentação: depois de priorizar e planejar, é preciso colocar as ideias e hipóteses em prática para testar o que realmente funciona; 
  • Implementação: por fim, baseado nos resultados da etapa anterior, as melhorias mais efetivas e adequadas para o site são implementadas de forma definitiva.

Vale lembrar que dentro desses poucos passos há um trabalho extenso e complexo de coleta e análise de dados, validação de hipóteses, estratégia, design, comunicação e até neurociência. Ou seja, o CRO é uma técnica poderosa que, justamente por isso, leva tempo e exige um suporte especializado!

O que acontece depois dessas etapas?

Ao concluir esse ciclo do CRO, o seu site já terá um novo desempenho e será possível começar a colher os resultados positivos das otimizações aplicadas. No entanto, o trabalho em CRO não tem exatamente um fim.

O mercado muda constantemente, a concorrência evolui e sempre vão haver novas ideias, demandas e melhorias que podem ser aplicadas para render resultados ainda mais expressivos. Portanto, o CRO é um processo contínuo que deve acompanhar suas estratégias para o seu site e seu negócio ir cada vez mais longe!

E ainda tem mais…

Deu para perceber como o CRO é complexo e cheio de possibilidades, não é mesmo? Cada site demandará uma estratégia personalizada para atingir o seu máximo potencial de conversões e ainda há muito para conhecer e explorar para além dos pontos que te apresentamos neste guia de CRO para iniciantes.

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