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Teste AB: os primeiros passos para aplicar no seu site

O teste AB pode ser um grande aliado para aumentar a conversão de sua página, chegando a números impressionantes! Você pode ter resultados que superam os 100%, e obter muito mais retorno financeiro com o seu negócio. 

O teste AB considera o desempenho de seu site no momento atual, que seria o ponto “A”, e uma segunda etapa que seria o ideal, o ponto “B”. 

Nessa análise é possível enxergar quais são os pontos de melhoria, e como você pode obter uma maior taxa de conversão

Então, são desenvolvidas duas páginas, uma que é o ponto A onde você se encontra – e o ponto B – onde quer chegar. Quando são executadas ao mesmo tempo é possível analisar em tempo real as modificações e os benefícios que elas trazem.

Determine KPIs:

Para conseguir mensurar as mudanças e as diferenças você precisa definir alguns KPIs (Key Performance Indicator) que ajudem a entender quais são as diferenças de performance. 

Leia também: 7 melhores KPIs de e-commerce para crescer em 2020

A medida ajudará a elucidar qual a versão de sua página que está trazendo melhores resultados no teste AB

Os KPIs, permitem um controle assíduo dos indicadores de sua empresa. Podem ajudar a analisar diferentes dados que poderão, posteriormente, passar pelo teste AB

Dicas Fundamentais Para Realizar O Teste AB

O teste AB deve ser pautado sempre em uma meta, um objetivo. Não dá para imaginar o sucesso dessa estratégia sem que sua intenção seja muito bem estruturada e definida. 

Análise de A:

Em seguida é preciso entender exatamente como está funcionando a sua página atualmente. Para isso você pode se valer de diferentes ferramentas e estratégias que examinem dados e lhe entreguem relatórios e métricas. 

A partir daí será possível criar uma versão melhorada, onde aqueles problemas previamente identificados foram resolvidos. Será o seu ponto B.

Leia também: Como realizar um teste de usabilidade no seu site

A versão B precisa ser pautada em dados reais, que mostrem as melhoras e as hipóteses claras e definidas de acordo com informações reais. Um teste AB jamais deve se pautar em achismos. 

O que pode ser testado nessa estratégia?

Pode-se testar praticamente qualquer coisa através dessa estratégia. O importante aqui é focar em coisas que sejam verdadeiramente grandes e não apenas nos detalhes. 

O teste AB deve ser aplicado para os pontos relevantes de sua página que podem render retornos. Provas sociais, títulos, call to action, imagens etc. 

Dicas para escolher a melhor ferramenta

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o teste AB, é hora de falarmos sobre quais são as estratégias de escolha. Como você pode optar pela melhor ferramenta para conseguir bons resultados?

Número de visitas

O tráfego precisa ser intenso em seu site para que o teste AB seja realizado. Estamos falando de 10 a 100 mil visitantes mensais por cada página que você deseja testar!

Testes multivariados são ainda mais complexos, e precisam de números ainda maiores de tráfego. O ideal é que você utilize o teste AB em páginas que demonstram uma deficiência de conversão, mas que recebem um bom número de visitas. 

Quanto maior for o número de visitantes, melhores serão e mais precisos serão os resultados de seu teste AB. Conforme a análise considera um tráfego maior, a diferença necessária para definir qual ponto – entre A e B – é mais eficiente diminui. 

Tempo de análise

Você precisa ser paciente e não deve se antecipar, definindo que um resultado foi melhor que o outro. É importante dar tempo para que o teste AB seja devidamente aplicado, e assim traga um panorama real. 

Também é fundamental que você considere a sazonalidade. Por exemplo, o resultado não será real se você comparar o desempenho de seu e-commerce no Natal e em fevereiro, que são dois meses com movimentos muitos discrepantes. 

Ferramentas adicionais

As ferramentas adicionais podem contribuir bastante para a precisão dos resultados. Por exemplo, existem ferramentas em que é possível gravar as ações dos internautas em seu site. Hotjar e Crazy egg são famosos nesse tipo de análise.

Isso lhe dará uma percepção baseada em fatos, e não somente em impressões. É a melhor maneira de comparar a usabilidade no teste AB, e ver se é possível obter um desempenho mais interessante que facilite a jornada do seu cliente. 

Aliás, um mapa de jornada do cliente também será bem-vindo para otimizar a estratégia do teste AB. Compare quais são os trajetos percorridos pelo seu cliente em cada uma das versões, e defina qual pareceu mais otimizada. 

Quais são os principais benefícios do Teste AB?

São diversos os benefícios do teste AB para a sua empresa. O principal deles é que você terá um vislumbre a respeito de melhorias que podem trazer impactos reais em sua produtividade, e melhorar muito o desempenho do seu e-commerce. 

Além disso, esse teste acaba contribuindo para uma mudança de política dentro da empresa. Isso porque todos os envolvidos nos testes perceberão que atitudes baseadas em evidências são muito mais eficazes. 

Comunicação e ajustes

Você perceberá ao comparar as duas versões, quais tipos de comunicações são eficientes para o seu público. Isso vai desde um banner a um simples “adicione ao carrinho”, que pode fazer total diferença. 

O teste AB permite, portanto, que você realize ajustes se considerar necessário, entendendo como tornar a sua página muito mais atrativa, clara e objetiva. Como resultado você aumenta a sua taxa de conversão. 

Entenda melhor o seu público

Inegavelmente também podemos dizer que o teste AB permite que você entenda melhor o perfil de seu público. É a oportunidade de ver como as pessoas reagem em dois diferentes cenários, e qual deles parece mais interessante. 

Dito tudo isso fica claro como essa estratégia é extremamente eficiente, e pode ajudar no encontro de algumas soluções que farão toda a diferença no sucesso de sua empresa.

Esse guia pretende elucidar algumas questões e tirar suas dúvidas sobre o teste AB. Compreender como essa e outras ferramentas de marketing funcionam pelo bem de sua empresa é fundamental. 


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