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7 melhores KPIs de e-commerce para crescer em 2020

Os KPIs de e-commerce são ferramentas indispensáveis para medir e analisar o sucesso e o desempenho de sua loja virtual. “KPI” é a sigla para o termo em inglês “Key Performance Indicator”, que em tradução para o português é um “indicador-chave de Desempenho”.

Essa se tornou uma estratégia essencial para ter sucesso com vendas online. Ela serve tanto para potencializar os resultados positivos de sua marca quanto para melhorar a competitividade, sobretudo com gigantes como a Amazon. 

Os KPIs, portanto, permitem um controle assíduo dos indicadores de sua empresa. Pode servir tanto para analisar produtos, setores e até mesmo as performances de sua equipe. 

Entenda mais sobre KPIs de e-commerce 

O primeiro ponto importante é que você saiba exatamente quais dados quer obter, e, principalmente, saiba qual será a finalidade desses dados obtidos. 

Um KPI está sempre atrelado a uma intenção, a uma ação posterior, uma tomada de decisão. Então, é importante pensar sobre coisas que você quer melhorar ou mudar, e que os KPIs poderão lhe ajudar. 

Basicamente eles estarão divididos em duas categorias:

Dados históricos

Tudo o que a sua empresa conquistou até aqui, ações anteriores, tudo isso pode servir como base para novas estratégias. 

Se baseando no que já foi feito – tanto o que deu certo quanto o que não funcionou tão bem quanto você gostaria – você consegue planejar iniciativas futuras se baseando nesses resultados. 

KPIs coletivos

Nesse caso são dados que observam não somente uma métrica, mas um conjunto de medições importantes que podem lhe dar um panorama mais interessante de suas estratégias. 

Confira os melhores KPIs de e-commerce em 2020

Vamos agora conhecer os KPIs de e-commerce mais importante para 2020, e que serão seus grandes aliados na hora de mostrar estratégias de crescimento e lançar novas ações de sua marca. 

1. Conversão de vendas

Para o e-commerce, mais do que para qualquer outro tipo de negócio, manter um controle assíduo a respeito da conversão de vendas é fundamental. 

Basicamente você precisa entender; de todas as pessoas que acessaram o seu site em um determinado período, quantas delas compraram alguma coisa?

Para obter esses dados você deve realizar uma conta simples: número de vendas ÷ número de acessos no site. Você terá então o seu primeiro KPI.

2. Taxa de resposta CTA

O segundo KPI que indicaremos como sendo um dos mais importantes para 2020 é esse que diz respeito a resposta dos clientes para o Call To Action. 

É uma medição importantíssima para compreender se as suas chamadas de fato estão funcionando. 

Uma das maneiras de realizar o cálculo é fazendo a seguinte equação: divida o número de respostas de um formulário (por exemplo) pelo número de pessoas que o receberam. 

3. Abandono de carrinho

Poucas coisas são mais frustrantes do que ver que muitos clientes acessaram a sua loja, encheram o carrinho…e saíram do site antes de concluir as vendas. Mas acredite: você não é o único a passar por isso!

A taxa de abandono de carrinho é um dos KPIs de e-commerce mais importantes, e que pode trazer um resultado importantíssimo para as suas estratégias futuras. 

A conta deverá ser feita realizando uma divisão das compras concluídas pelo número de carrinhos. O próximo passo é subtrair esse resultado de 1, agora basta multiplicar por 100 para obter o percentual de abandono, como na fórmula abaixo:

4. Custo por aquisição

O Custo por Aquisição (CPA) também é uma mediação fundamental. Com ela você pode calcular quanto custa, efetivamente, captar novos clientes. 

Ou seja, quanto você tem investido em estratégias de marketing, redes sociais, Google Adwords etc? Ao saber o quanto investe e o quanto tem de retorno, o ROI (retorno sobre o investimento), você entenderá quais estratégias funcionam. 

5. Ticket médio

Outro dos KPIs de e-commerce mais importantes e valorizados em 2020 é aquele que diz respeito ao ticket médio. Para conseguir mensurar o crescimento de sua empresa você precisa entender quanto seus clientes gastam e como aumentar o valor por pessoa. 

Basta dividir todo o valor recebido pelo seu e-commerce pelo número de clientes que fizeram a compra e você terá esse valor. Existem estratégias que podem ajudar a aumentar o consumo médio:

  • Ofereça frete grátis para compras a partir de um determinado valor;
  • Ofereça itens adicionais com descontos;
  • Compre 3 leve 1, etc. 

Obviamente o segredo aqui é considerar qual estratégia é aplicável ao seu negócio, à realidade de sua empresa, e que realmente pode trazer resultados mais interessantes financeiramente. 

6. NPS para medir satisfação e fidelidade dos clientes

Seus clientes são realmente fiéis? Você acha que existe possibilidade de eles indicarem os seus serviços para outras pessoas? 

Ter certeza sobre essas respostas é importantíssimo. Para medir a fidelidade de seus clientes você pode apostar em Net Promoter Score (NPS), uma estratégia que pode lhe trazer dados concretos sobre isso. 

Seja perguntando diretamente “você indicaria essa marca para outras pessoas?” ou criando uma escala de 1 a 10 onde “1” indica insatisfação completa e “10” satisfação total.

7. Taxa de rotatividade

O e-commerce por si só tem alta taxa de rotatividade. É um entra e sai de internautas o tempo inteiro. 

A taxa de rotatividade é um dos KPIs mais importantes justamente porque ajuda a analisar o percentual de clientes que nunca retornam ao seu site, e aqueles que acessam com frequência. 

Uma alta taxa de rotatividade pode ser indício de uma série de problemas que estão comprometendo a experiência do cliente em seu site. Desde ofertas pouco atrativas, produtos de baixa qualidade até usabilidade ruim do site. 

Cada uma dessas estratégias visa analisar um ponto específico do negócio. Os KPIs podem ser aplicados em diferentes setores, e atendem as mais variadas demandas de uma empresa. 

No caso do KPIs de e-commerce, essas medições se tornam grandes aliadas para a criação de estratégias que realmente funcionem. A partir de uma análise minuciosa de alguns dados você poderá tomar decisões mais assertivas.

Quer aprender melhor os dados que o seu e-commerce gera? Estes artigos vão de ajudar:


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