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O que é taxa de rejeição e como diminuí-la no seu site

Você já ouviu falar em “bounce rate”? Esse é o termo que, traduzido para o português, significa, literalmente, “taxa de rejeição”. Diz respeito a quantidade de pessoas que simplesmente não permanecem em seu site. 

Manter um tráfego intenso em seu site é importantíssimo. Com certeza a quantidade de pessoas que circula pela página tem impacto direto no seu faturamento. 

Mas, de que adianta receber uma quantidade gigantesca de visitantes se, efetivamente, eles não fazem nada dentro do seu site? Ou, pior ainda, permanecem por pouquíssimo tempo e logo saem?

Além de ser um problema para o seu faturamento, já que você está mantendo no ar um site que, aparentemente, não agrada a sua audiência, ainda é um problema que faz com que a sua colocação no Google seja despencada. 

Afinal, uma da coisa analisada pelos buscadores é justamente quanto tempo os usuários passam dentro de cada site que acessam. Isso determina o quão relevante, interessante e seguro aquele site é, e faz com que cresça ou caia no ranking do Google. 

Pode parecer tudo muito assustador, mas não é. Você não é a primeira nem será a última pessoa a sofrer com uma alta taxa de rejeição. Felizmente estamos aqui para lhe dar algumas dicas sobre esse assunto. 

Taxa de Rejeição vs. Taxa de Conversão – Estão relacionadas?

Para começar vamos esclarecer que, sim, às duas taxas estão intimamente relacionadas. Afinal de contas, se essas pessoas chegam até o seu site, mas não se interessam por nada, elas estão impactando a sua conversão. 

A taxa de rejeição diz respeito especificamente ao fato de um internauta acessar o seu site, abrir uma página e depois fechar, sem se interessar por fazer nada ali dentro. 

Isso nos leva a crer que esse usuário se depara imediatamente com alguma coisa que deixou claro: não é aqui que você vai encontrar que procura. 

Veja algumas dicas importantes que podem lhe ajudar a reverter a alta taxa de rejeição, e pode lhe encaminhar para resultados mais interessantes. 

Deixar claro o que você oferece é fundamental

Se tem uma coisa que espanta qualquer internauta é acessar um site e demorar para entender o que, exatamente, ele oferece. Por isso é muito importante que isso seja comunicado rapidamente em seu site. 

O cliente precisa bater o olho e entender que tipo de serviço/ produto encontrará ali. Caso contrário ele com certeza sairá dentro de pouco tempo, e vai em busca de um site mais claro e objetivo. 

Evite altas quantidades de textos

Ter texto é fundamental. Manter um conteúdo interessante, relevante e inteligente para o seu cliente é parte fundamental da sua presença digital. 

Porém, a menos que o seu site reúna artigos acadêmicos e científicos, manter uma página repleta apenas de textos com certeza vai espantar os internautas!

O seu conteúdo precisa ser visualmente atrativo. Para isso, utilize fotos vídeos, ilustrações…elementos que ajudem a “quebrar o gelo” do texto corrido, e tornem o lugar mais agradável para quem acessa. 

Além disso, o conteúdo precisa ser fácil de ler. Não estamos nem falando da linguagem acessível – isso deve ser definido de acordo com o seu público-alvo – mas sim com disposição, design e diagramação do conteúdo. 

Fontes muito pequenas, muito rebuscadas, ou que acabam se confundindo com as cores e os desenhos do fundo de tela com certeza vão espantar o seu cliente rapidamente, aumentando a taxa de rejeição de seu site. 

O excesso de pop ups pode acabar com a aceitação de seu site

Poucas coisas são mais irritantes do que entrar em um site onde você precisa fechar um pop-up a cada 10 segundos. Isso incomoda, atrapalha a concentração, desagrada e faz o seu site parecer menos seguro. 

Os pop ups são importantes, e pode ser que eles realmente ajudem a guiar a experiência de seu cliente dentro do site. Mas, quando usados em excesso eles causam um efeito completamente contrário!

Pop-ups do bem

Nem tudo é ruim nos pop-ups. Para diminuir a taxa de rejeição você deve pensar sobre quando eles são necessários e deve ter cuidado com a linguagem utilizada. 

Muitos pop ups são agressivos, intimidantes, chegam a ter uma tratativa grosseira com o usuário. Aí não tem jeito: a sua taxa de rejeição só vai crescer!

Algumas estatísticas apontam que apenas 14% dos consumidores responderão um anúncio em pop up. É um percentual muito baixo, e que pode trazer junto a perda de outros muitos clientes. 

Call to action – pode atrair ou afastar clientes

Outro assunto importantíssimo quando estamos falando de taxa de rejeição é o Call To Action. Os seus botões estão visíveis? Eles podem ser facilmente encontrados pelos usuários?

Pode ser que a taxa de rejeição esteja alta justamente porque os clientes não entendem o que devem fazer em seu site, não encontram interação, e por isso acabam indo embora. 

O CTA deve ser atrativo, deve inspirar confiança e ser convidativo. Ele precisa inspirar o internauta a continuar ali, e, mais do que isso, a seguir em frente, clicar e ver o que o aguarda na outra página. 

Um bom CTA precisa ser sedutor sem ser invasivo. Assim você conseguirá diminuir a sua taxa de rejeição e aumentar a taxa de conversão

A Importância Dos Destaques

Se você leu esse conteúdo com atenção percebeu que todos os tópicos citados anteriormente trazem um o ponto em comum: é preciso dar destaque para a sua página.  

Nenhum internauta entra em um site apenas em busca de leitura. A qualidade do conteúdo é indispensável, mas as pessoas acabam “escaneando” tudo o que aparece. E basicamente os olhos buscam por um destaque. 

Ele pode ser representado por uma foto atraente, um título chamativo, uma oferta, um botão. É preciso conduzir o olhar para que as pessoas permaneçam em seu site. 

Você não pode, e não deve aceitar que a taxa de rejeição é algo estático. É possível mudar isso, aumentar a permanência e a interação de seu público dentro de seu site. Siga as nossas dicas. 

Quer aprender a corrigir erros do seu site? Estes artigos vão de ajudar


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