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Minha loja virtual não vende: 3 principais erros do e-commerce

Você dedicou tempo e esforços para colocar o seu eCommerce no ar, e de repente se pega analisando: minha loja virtual não vende, e agora? Quais são as estratégias que podem ser adotadas para mudar esse cenário?

Uma loja que não gera faturamento gera, com certeza, perda de dinheiro. Seja para manter a hospedagem, o domínio, ou simplesmente o seu tempo gasto para mantê-la sempre no ar. 

Então você precisa mudar urgentemente esse cenário. 

Mas, mantenha a calma. Não adianta pensar que existem soluções milagrosas que podem resolver esse problema de um momento para o outro. 

Você precisa primeiro fazer uma análise profunda sobre sua loja para identificar o problema. 

Existem em especial 3 erros que são comumente cometidos no eCommerce, e que podem ser o X da questão. Então, se você anda por aí explanando que “minha loja virtual não vende” chegou a hora de tomar uma atitude para mudar isso. 

“Minha Loja Virtual Não Vende”. Como Resolver?

Se a sua loja virtual não está vendendo o quanto você gostaria, ou mesmo não está vendendo o mínimo para lhe trazer algum retorno, então a solução é olhar para esses 3 erros comuns:

Problemas com o Call To Action (CTA)

Os problemas com o Call to Action são alguns dos mais comuns, e que certamente comprometem o desempenho de uma loja virtual. 

Isso significa que as pessoas até chegam no seu site, mas elas não realizam as ações que você esperava, ou que gostaria que elas realizassem. Na prática: elas não estão comprando. 

Há uma série de problemas podem estar relacionados a essa baixa conversão do CTA. Por isso preparamos um guia sobre a psicologia do CTA para você entender e melhorar esse ponto no seu site. 

Não prestar atenção no desempenho do CTA é um dos erros comuns de quem possui uma loja virtual. E esse pode ser o ponto principal para que você obtenha melhorias consideráveis em seu site. 

Os formulários sequer são preenchidos

O cenário é o seguinte: os usuários entram em sua página, eles acessam o conteúdo, se interessam, abrem o formulário…mas simplesmente não chegam ao final. Ou, pior ainda: chegam ao final, mas não enviam o conteúdo para o seu mailing. 

Para identificar esse problema é importante contar com uma ferramenta de medida que seja eficiente e possa lhe trazer o seguinte parâmetro: usuários que acessam o formulário x usuários que realmente enviam o formulário. 

O que pode ter dado errado?

O principal motivo que leva um internauta a abandonar um formulário no meio é que ele se torna chato ou invasivo demais. 

Muitas pessoas se sentem inseguras em fornecer dados pessoais demais, outras simplesmente não têm tempo de concluir várias etapas de um formulário. 

Outro problema, no entanto, menos óbvio é: a moeda de troca não é tão interessante. 

O internauta começa a preencher o formulário, mas quando ele olha para a quantidade de campos que terá de fornecer dados, e olha para o que receberá ao final, a conta não fecha. 

Nesse caso a solução seria começar montando um formulário mais enxuto. Tente retirar aqueles campos menos importantes.

Deixe a linguagem do formulário mais adequada para o seu público, também. Se os internautas que procuram pelo seu site são mais jovens, aproveite para usar uma linguagem mais descontraída em cada campo. 

Por fim, reveja se o que você está oferecendo em troca desse preenchimento é realmente interessante. Se for algo que tenha valor real para o seu público, com certeza o preenchimento de dados será feito sem problemas. 

Os internautas entram….Mas não ficam no seu site!

O terceiro problema que podemos relatar aqui, e que pode ter relação direta com a afirmação “minha loja virtual não vende” é esse: os internautas chegam até lá, entram no site…mas rapidamente vão embora. 

Muitas vezes eles chegam a fazer alguma coisa dentro do site: acessam uma página, leem um conteúdo rápido. Mas quando saem desta página, saem de verdade, e não se arriscam em passear por outras áreas do site. 

O que pode ter acontecido?

Se você percebeu que a sua loja virtual não vende, é importante obter dados concretos que apontem de onde vem o problema. O Google Analytics pode ser a ferramenta para medir o número de evasão, por exemplo.

Se a taxa de rejeição do seu site é muito alta o motivo é um só: você não entregou o que eles procuram. 

Ou pior ainda: eles é que não encontraram o que você pode entregar, simplesmente porque o seu site não é bem elaborado, ou não possui uma usabilidade adequada

Uma forma interessante de entender o que desagradou o internauta a ponto de ele sair de sua página é gerar um relatório a respeito do que ele faz depois que sai. Quais páginas são acessadas em seguida?

Se for uma página de um concorrente direto, demonstra que ele está interessado no produto, mas não optou pelo seu. 

Se for uma página de departamento, pode ser que ele não tenha encontrado o que procuravam e achou melhor buscar em uma loja maior, etc. 

A ação pós saída do seu site trará algumas respostas interessantes, e poderá ajudar a entender melhor a questão sobre o porquê seu e-commerce não está vendendo.

Leia também: O que é taxa de rejeição e como diminuí-la no seu site?

Solucione os problemas por partes e de forma integral

Um 4° erro que muita gente comete é tentar resolver todos os problemas de uma vez, e não focar em nenhum deles de fato. 

Se a sua loja virtual não está trazendo resultados é importante olhar para ela com carinho, mas de maneira realista. Identifique os problemas, coloque-se no lugar do consumidor, e então resolva cada coisa de uma vez. 

E então, você identificou em algum desses pontos uma resposta para “minha loja virtual não vende”? Se quiser entender mais sobre conversão, estes conteúdos podem te ajudar:


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