Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos

O que é PWA e quais as vantagens para o seu e-commerce?

Aplicativos web progressivos, ou PWAs, são uma tecnologia relativamente nova que oferece uma série de benefícios para empresas que desejam otimizar a conversão de seu site.
Você já passou por problemas como lentidão, dificuldade de customização ou tecnologia ultrapassada no seu e-commerce? Se sim, é aí que os PWAs entram e podem te ajudar. Eles são projetados para serem rápidos e confiáveis, sem que você tenha custos exorbitantes com isso.
Neste artigo, explicamos o que é PWA e como essa tecnologia pode melhorar o desempenho do seu e-commerce. Vamos lá?

O que é um Progressive Web App (PWA)?

Um Progressive Web App (PWA) é um tipo de aplicativo web que combina as melhores características de um site e apps mobile. Ele é projetado para proporcionar uma boa experiência do usuário em diversos dispositivos e plataformas. 

Geralmente, PWAs são construídos usando tecnologias web como HTML, CSS e JavaScript, mas oferecem funcionalidades associadas a aplicativos móveis, como:

  • Notificações push;
  • Acesso offline;
  • E a capacidade de serem instalados na tela inicial do usuário.

Ao utilizar service workers e armazenamento em cache, os PWAs conseguem carregar o conteúdo rapidamente, mesmo com conexões ruins de internet. 

Para quem possui um e-commerce, os PWAs oferecem a oportunidade de aprimorar o engajamento dos usuários com o site e aumentar as conversões, proporcionando aos seus clientes uma experiência rápida, imersiva e semelhante à de aplicativos.

Exemplos de marcas que usam PWA

Um dos exemplos mais conhecidos de um PWA é o Twitter Lite, uma versão simplificada do Twitter. De acordo com o WebDev, usando a tecnologia, o Twitter Lite consegue carregar 3x mais rápido que o aplicativo normal do Twitter e consome 80% menos dados. Isso o torna uma ótima opção para usuários com conexões lentas ou planos de dados limitados.

Agora, citando exemplos de e-commerce que usam PWAs, temos o Walmart e o Aliexpress. Mas se engana quem pensa que o recurso está disponível apenas para grandes marcas. Acompanhe o texto para conhecer uma solução de baixo custo para o seu comércio online, utilizando PWAs.

Por que usar PWAs em sua plataforma de e-commerce?

Confira todas as vantagens que os PWAs trazem para sites e plataformas de e-commerce:

1. Tempo de carregamento mais rápido

Com PWAs, as páginas carregam de forma veloz, proporcionando aos usuários uma experiência de navegação fluida e eficiente. 

Isso é vantajoso para as empresas, pois menores tempos de carregamento resultam em maior satisfação do usuário e maior engajamento. Mas por quê? Porque os usuários são mais propensos a permanecer em um site que não o deixa esperando, o que leva a uma taxa de rejeição menor e uma taxa de conversão mais alta. 

2. Maior confiabilidade 

Ao usar PWAs, os usuários podem acessar o seu site mesmo quando estão offline ou têm uma conexão lenta de internet. Isso acontece porque a tecnologia permite armazenar recursos importantes em cache, que é quando os dados ficam no dispositivo do usuário. 

Essa sensação de aplicativo dos PWAs gera confiabilidade ao usuário e o incentiva a passar mais tempo no site.

3. Melhor experiência do usuário  

PWAs oferecem recursos como notificações push, acesso offline e uma sensação de aplicativo mobile, tornando a navegação interativa e agradável. 

Por exemplo, com notificações push, as empresas podem se manter conectadas com seus clientes, entregando atualizações e promoções diretamente em seus dispositivos. Já com o acesso offline e o carregamento rápido, os clientes podem navegar e fazer compras sem se frustrarem ou serem interrompidos. 

4. Otimização das conversões

Em suma, todas as vantagens anteriores incentivam os usuários para a conversão, melhorando a experiência de navegação e de compra, aumentando o engajamento e reduzindo as taxas de rejeição e abandono. 

Antes, para ter todas essas vantagens, você precisava de um aplicativo próprio. Mas agora, com PWAs, as empresas já podem conseguir as mesmas funcionalidades de um app mobile sem de fato precisar criar um app nativo.

Como desenvolver ou customizar um site usando PWA 

Existem algumas formas de criar um site usando a tecnologia PWA. Se você tiver familiaridade com HTML, CSS e JavaScript, pode construir o e-commerce do zero ou usar um framework, como Ionic ou React Native. Nesse caso, o passo a passo seria:

  • Criar um site básico: o primeiro passo para qualquer organização é construir um site simples usando as ferramentas padrão, como HTML, CSS e JavaScript. Ao lançar o seu site, certifique-se de que ele seja compatível com dispositivos móveis.
  • Criar um arquivo de manifesto de aplicativo da web: para transformar seu site em um PWA, você precisa criar um “arquivo de manifesto de aplicativo da web”. Esse arquivo é um documento JSON que contém informações sobre seu PWA, como nome, URL, ícones, temas e outros detalhes. Ao fazer isso, você garante que sua PWA seja acessível e visível para todos os usuários, independentemente do dispositivo que estão usando.
  • Adicionar service workers: um service worker é um arquivo JavaScript que roda em uma thread separada e é assíncrono. Os service workers são usados para interceptar solicitações de rede, armazenar em cache e enviar notificações push.

Conheça uma alternativa mais rápida e de baixo custo

Agora, se você busca por uma alternativa mais rápida e de baixo custo, a Nerau pode ajudar. Somos especializados em design de UI e UX e otimização de sites para a conversão, e temos a Increazy, especialista em desenvolvimento de PWAs, como parceira. 

E você pode contar com esse duo para otimizar seu site a partir de um PWA ou criar um e-commerce que seja, desde o princípio, visualmente atraente, tecnicamente avançado e otimizado para conversão. Se interessou? Então fale com a gente!

Então, não deixe de conhecer nossos serviços, explorar nossos cases de sucesso e nos contar mais sobre suas demandas e metas:

Compartilhe esse post

Avaliar 0

(0)

Fazer comentário

Notícias relacionadas

Já pensou em incluir um quiz em seu e-commerce para aumentar sua conversão? Entenda essa estratégia!

Já pensou em incluir um quiz em seu e-commerce para aumentar sua conversão? Entenda essa estratégia!

Um quiz ou um questionário é uma forma de interação direta e, ao mesmo tempo, […]

Teste A/B: O que fazer quando os resultados são inconclusivos?

Teste A/B: O que fazer quando os resultados são inconclusivos?

Às vezes, ao realizarmos um teste A/B, os resultados podem não ser claros. Aliás, isso […]

O que é e como tornar o seu site mais intuitivo?

O que é e como tornar o seu site mais intuitivo?

Você certamente já ouviu por aí que o seu site precisa ser intuitivo e sobre […]

Nudge Marketing: O que é e como usar na sua estratégia.

Nudge Marketing: O que é e como usar na sua estratégia.

Sutil e poderoso, o Nudge Marketing é uma estratégia que influencia as escolhas feitas por […]

Above The Fold: Encantando com a primeira dobra.

Above The Fold: Encantando com a primeira dobra.

Se você já esteve envolvido com marketing digital, design de sites ou comércio eletrônico, é […]

Como o design de um site influencia o comportamento do usuário

Como o design de um site influencia o comportamento do usuário

Dentro do contexto do CRO – Otimização para a Conversão, existem diversos fatores que influenciam […]

Como realizar um teste de usabilidade no seu site

Como realizar um teste de usabilidade no seu site

Comprar e navegar pela internet é um hábito comum, que a maioria das pessoas repete […]

Corrigindo problemas no seu funil de vendas: 5 dicas essenciais

Corrigindo problemas no seu funil de vendas: 5 dicas essenciais

O sucesso de uma loja online depende de muitos fatores, sendo o funil de vendas […]

Frases de chamariz: melhores práticas para potencializar conversões

Frases de chamariz: melhores práticas para potencializar conversões

Você já se perguntou como algumas frases ou botões simples podem ter um impacto tão […]

Como criar a melhor hipótese de teste A/B para seu site?

Como criar a melhor hipótese de teste A/B para seu site?

Quando vamos realizar um teste A/B ou qualquer outro tipo de otimização em um site, […]