Página Inicial CRO - Otimização da Conversão
Redação Nerau, publicado em 15/05/2020 e atualizado em 18/05/2020
O que são micro conversões e porque são tão importantes?
Uma micro conversão é uma ação isolada na jornada do cliente. Em outras palavras, micro conversões acontecem quando o usuário conclui uma etapa e avança em direção à conversão final. Por exemplo: inscrever-se na newsletter, adicionar produtos ao carrinho, fazer download de materiais, etc.
Os consumidores estão a cada dia mais interessados em pesquisar sobre os produtos e quais as alternativas possíveis para realizar a melhor compra, tornando as micro conversões muito importantes para os negócios.
As decisões tomadas sobre os produtos que serão consumidos são baseadas em pesquisas envolvendo as críticas dos outros consumidores, a maneira com que são divulgados nas mídias sociais e outras alternativas, até chegar na decisão final.
Neste artigo, vamos falar sobre o que são e qual é a importância das micro conversões para seu negócio.
O que são micro conversões?
As micro conversões são passos que levam os consumidores a uma macro conversão, ou seja, elas demonstram como os usuários estão se comportando no funil de vendas.
Quando alguém se cadastra em seu site, isso é considerado uma micro conversão. O passo até a macro conversão foi dado, mas ainda existe um caminho a ser percorrido.
Outros exemplos de micro conversão mais comuns e recorrentes são:
- Simular uma compra no site e adicionar algum produto no carrinho de compras
- Autorizar o envio de e-mail se cadastrando na sua newsletter
- Realizar uma interação em alguma postagem nas ruas redes sociais
- Clicar em um dos seus anúncios
Apesar de essas ações não realizarem uma venda, elas fazem com que o cliente inicie o caminho que deve ser percorrido até que ele consuma o produto e a empresa alcance seu objetivo final.
Acompanhe suas micro conversões
Acompanhar as pequenas atividades que os seus clientes executam podem fazer com que grandes vendas aconteçam. E ainda, esse processo te ajudará a aperfeiçoar estratégias importantes como:
- Entender o comportamento de seus visitantes
- Nutrir melhor seus leads
- Criar funis de conversão mais eficientes
- Avaliar a eficácia da sua comunicação
Quando você acompanha as micro conversões do seu site, é possível entender qual parte chama mais atenção dos clientes e qual precisa ser melhorada.
Leia também: Mapa da Jornada do Cliente: Ajude seu Consumidor Comprar
Como otimizar as micro conversões dos seus clientes
Após saber o que são de fato as micro conversões e qual a importância de acompanhá-las em seu site, vamos listar alguns meios de aumentá-las e impulsionar as visitações de seus clientes.
Incentive os seus clientes a realizarem um cadastro
Faça uma pesquisa de mercado e entenda quais as reais necessidades de seus clientes. Feito isso, você poderá oferecer incentivos que direcionem os clientes às compras.
Por exemplo, como loja virtual, você pode oferecer aos assinantes um desconto de 15% ao ingressar na sua lista de e-mails.
Ou ainda, aos leitores que se tornaram leads em seu blog, você pode enviar um e-mail semanal com uma seleção de produtos relacionados ao que ele realmente se interessa.
Dica profissional: otimize os seus formulários de forma que você capte todas as informações realmente necessárias sobre o seu lead. Desenvolva formulários específicos para cada parte do seu site ou blog para saber que tipo de conteúdo o seu cliente estava consumindo no momento do cadastro. Isso te ajudará muito na hora de segmentar esses usuários.
Comunique-se com seus clientes
Otimize suas web push notifications e pop-ups para realmente conversar com o seu cliente e não simplesmente importuná-lo com algum aviso apelativo.
Ofereça um bom motivo para o seu visitante se cadastrar ou até mesmo não desistir de uma compra.
Deixe o seu cliente seguro de que ele não vai ser incomodado com e-mails aleatórios e garanta uma recompensa interessante caso ele completar o cadastro.
Crie vídeos sobre os produtos
Muitos clientes relatam que acham vídeos sobre os produtos mais explicativos. Nos vídeos, eles conseguem entender como de fato o produto funciona e sua real proporção.
Por isso, adicione vídeos nas páginas de produtos, e-mails e landing pages. Caso você opte por essa estratégia, não se esqueça de manter o vídeo logo no início da página, adicionar legendas e escolher uma boa imagem de capa.
Para se certificar de que os vídeos serão bem aproveitados, garanta uma filmagem de boa qualidade. Não precisa ser nada extremamente sofisticado, apenas se assegure de que o produto está bem iluminado e de que a câmera está fixa.
Trabalhe suas redes sociais
Interagir em plataformas como o Instagram, onde é possível publicar fotos, mini vídeos e impulsionar postagens, pode ser um passo muito grande para as pessoas conhecerem seu site.
Portanto, esteja presente nas redes sociais para se conectar com os usuários, produzindo conteúdo de qualidade, humano e interessante. É importante que as suas postagens sejam sobre os interesses dos seus clientes e não somente sobre a sua marca.
O simples fato de responder aos comentários dos seus seguidores já torna a sua marca muito mais memorável. A partir daí, qualquer venda se torna mais fácil.
Leia também: Como criar uma Landing Page com alta taxa de conversão
4 micro conversões para você ficar de olho
1. Otimize pop-ups, notificações e formulários
Conhecidos como atritos ou pontos de ficção, os pop-ups, notificações e formulários tendem a prejudicar a experiência do usuário dentro de um site. Mas esse não precisa ser o seu caso. Por isso, é importante que você revise todos os pontos do seus site em que esses recursos aparecem ou são necessários.
Uma maneira bem eficaz de acompanhá-los e otimizá-los é aplicando testes A/B no seu site. Essa tática consiste em disponibilizar duas ou mais versões do site com pequenas mudanças em seu conteúdo. Isso te permitirá entender qual versão funciona melhor para os seus visitantes.
Outro recurso é o heat map: uma ferramenta de visualização de dados que usa cores para ajudá-lo a identificar as partes de uma página que recebem mais atenção. Eles são particularmente úteis para entender se cada elemento da sua página está sendo usado da maneira pretendida.
2. Melhore as Interações no seu chat
Antes de tudo se o seu site não possui um chat, trate de implementar um. Isso porque, quando se trata de consumidores online, a ansiedade se torna um fator decisivo nas suas conversões. Quando um cliente quer entender algo ou tirar alguma dúvida sobre o seu produto/serviço, ele terá pressa em receber essa resposta.
Contudo, uma vez que você disponibiliza um chat em seu site, deve estar ciente de que ele pode ser consultado 24 horas por dia, mesmo que não haja nenhum integrante da sua equipe para responder.
Portanto, a implementação de um chatbot bem configurado pode aliviar esse problema. Essa funcionalidade, permite que o seu chat responda os seus clientes automaticamente, os auxiliando com alguma dúvida ou na compra de algum produto.
3. Use a prova social
Hoje em dia clientes confiam mesmo é outros clientes. Por mais persuasivas que sejam as suas opiniões sobre seus próprios produtos, ainda assim serão menos relevantes do que as de um consumidor que já comprou de você.
Por isso, a Prova Social pode assumir a forma de:
- Um depoimento ou uma avaliação na sua página de vendas
- Likes e comentários nas suas redes sociais
- Presença (dentro do seu site) de logotipos de outras empresas relevantes que confiam no seu trabalho.
- Um simples “contador” exibindo os números de vendas já feitas
Se você tem uma página que é abandonada constantemente, adicione um depoimento próximo ao CTA e veja como isso pode fazer maravilhas pela sua taxa de conversão.
Afinal, a grande maioria dos clientes relatam que essas “críticas positivas” influenciam suas decisões de compra.
4. Foque no abandono do carrinho de compras
Você sabia que mais da metade de todos os carrinhos de compras são abandonados? Ou seja, ao concluir todas as etapas do funil de vendas (micro conversões), a maior parte dos visitantes abandona a jornada na linha de chegada da conversão.
Para as lojas virtuais, o carrinho de compras é a micro conversão mais importante a ser otimizada, pois é a mais próxima da grande venda. Aqui vão algumas dicas para diminuir o abandono de carrinho:
Seja claro quanto aos custos
Custos inesperados são responsáveis por mais da metade dos carrinhos abandonados. Permita que o cliente já saiba na página de produto/vendas quanto ele vai pagar na compra, caso contrário você acabará o assustando no check-out.
Como o custo de envio variar de acordo com a região, disponibilize uma calculadora de frete nas páginas do produto.
Ofereça check-out rápido aos visitantes
Embora captar o várias informações sobre o seu cliente seja interessante, você não pode deixar que isso prejudique as suas vendas imediatas. Forçar a realização de um cadastro antes da compra pode ser doloroso ao seu cliente, fazendo com que um terço deles desista antes da conversão.
Retire esse empecilho no processo de compra e ofereça a opção de cadastro após a venda, oferecendo algum tipo de benefício para tal ação.
Forneça várias opções de pagamento
Cada cliente tem preferências diferentes quando se trata de pagamento, portanto, quanto mais opções você tiver, melhor. No mínimo, certifique-se de oferecer pagamento através de Cartão de crédito, PayPal e Boleto.