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Como o design de um site influencia o comportamento do usuário

Dentro do contexto do CRO – Otimização para a Conversão, existem diversos fatores que influenciam no desempenho de um site e que podem ser trabalhados para potencializar seus resultados. Já parou para pensar, por exemplo, em como o design de um site influencia o comportamento do usuário?

O layout e todos os elementos visuais de uma página na web têm a função de atrair e direcionar o visitante, guiá-lo de forma amigável e, ao mesmo tempo, persuasiva pelos caminhos que ele deseja e precisa percorrer. Por isso, um bom design é um aspecto fundamental para todo e qualquer site, independentemente da sua função ou segmento.

Se você quer entender porque e como o design pode ajudar a transformar os visitantes do seu site em clientes fiéis, acompanhe a leitura!

Por que o design importa no comportamento do usuário?

Sabe aquela expressão: “A primeira impressão é a que fica”? O design do seu site pode ser a primeira interação que os visitantes terão com sua marca e, por isso, ele é muito mais do que uma questão estética ou um mero detalhe. 

Seu site é a vitrine virtual da sua marca e um design profissional, agradável visualmente e que reflita a identidade da sua marca transmite confiança e credibilidade. Quando os visitantes se sentem seguros, eles se tornam mais propensos a explorar seu site, considerar suas ofertas e realizar inscrições e/ou compras. 

Além disso, o design é um dos aspectos determinantes para a experiência e comportamento do usuário. Um design bem estruturado organiza o conteúdo de maneira lógica e torna a navegação intuitiva, eficiente e fluida. As cores certas podem despertar emoções e direcionar o foco e o comportamento do consumidor.

Já elementos como CTAs estrategicamente posicionados, formulários simples de preencher e um fluxo de checkout simplificado podem aumentar significativamente a taxa de conversão e vendas.

Resumindo: investir em um design de site eficaz é investir na experiência dos seus clientes e no sucesso do seu negócio!

Decodificando o poder do design: 4 princípios para otimizar suas conversões

Quer conferir na prática como o design de um site influencia o comportamento do usuário? Existem diversos princípios do web design e da psicologia do consumidor que tratam e comprovam isso. Abaixo, destacamos e explicamos 4 desses princípios que fazem a diferença na hora de converter visitantes em clientes:

1. Lei de Hick

A Lei de Hick é sobre simplificar as escolhas do seu usuário. Segundo ela, a cada escolha adicional, o tempo necessário para tomar uma decisão aumenta e, com isso, as chances de conclusão do processo e de conversão diminuem.

Uma boa forma de compreender a Lei de Hick é pensar em um cardápio de restaurante. Um menu com dezenas de opções nos deixa perdidos e torna muito mais difícil a escolha do que queremos comer. Além de não passar uma ideia de especialidade em nada, não é mesmo?

Já um menu com menos opções de prato, todas pensadas para se destacar individualmente e fazer sentido em conjunto, levaria a uma decisão do pedido muito mais fácil, rápida e confiante. Ou seja: diante de muitas opções de escolha, o mais fácil acaba sendo não escolher nada, e o sentimento quase garantido, a frustração. 

Isso também é verdade quando o assunto é o design de um site. Quanto mais opções você apresentar aos usuários em seu site, mais tempo eles levarão para tomar uma decisão. É como se muitos desvios, obstáculos e distrações fossem colocados no caminho do seu cliente em potencial.

Portanto, a Lei de Hick nos sugere reduzir as escolhas, criando layouts mais limpos e coesos, e navegações mais claras e concisas. Para isso, vale a pena categorizar seus produtos ou serviços de maneira lógica e diminuir o número de cliques necessários para chegar a uma conversão. Tudo para impedir que o comportamento do usuário fique confuso e abandone seu site.

2. Efeito Von Restorff

Todo design e layout tem ao menos algum tipo de contraste aplicado entre seus elementos e isso é explicado pelo Efeito Von Restorff. Ele afirma que elementos visualmente distintos são mais facilmente lembrados

Essa ideia parece óbvia, afinal é amplamente difundida e utilizada, mas ela exige um olhar estratégico para que os elementos certos recebam o destaque certo. É por conta dela que botões de chamada para ação (CTAs) são dispostos em tamanhos, cores e formas diferentes, bem como títulos, links e etiquetas de preço – para citar apenas alguns exemplos.

Então, se você deseja aumentar suas conversões, leve este princípio em consideração e destaque visualmente os elementos que irão direcionar o usuário ao checkout.

3. Efeito da Posição Serial

A ideia de hierarquia é velha conhecida do design, mas no caso do Efeito da Posição Serial estamos falando de uma hierarquia mais neurológica do que perceptível visualmente. Este princípio sugere que os itens no início e no final de uma lista são mais memoráveis

Essa constatação obtida pelo psicólogo Hermann Ebbinghaus pode ser decisiva na hora de posicionar botões e informações no layout do seu site. A orientação é colocar os conteúdos mais cruciais no topo e no final das páginas para aumentar as chances de memorização e, claro, conversão.

Como exemplos de aplicação dessa ideia, podemos citar os padrões de posicionamento dos menus e banners de oferta na primeira dobra das páginas, e das informações de contato no rodapé.

4. Regra do Pico Final

Por fim, temos a Regra do Pico Final que declara que as pessoas tendem a lembrar melhor dos picos emocionais de uma experiência e do final dela do que do resto. A partir disso, é importante pensar duas coisas: 

  1. Como garantir que o processo de compra ou conversão termine de forma positiva e envolvente?
  2. Como minimizar a perda de informações nos estágios intermediários e criar picos emocionais que favoreçam a jornada do cliente?

Esses dois pontos podem (e devem!) direcionar diversas escolhas do seu design e da estrutura do seu site como um todo. 

Para o primeiro, uma página de agradecimento após a conclusão da compra ou envio de um formulário é um exemplo de solução que pode ser adotada. Para o segundo, a otimização do checkout e dos formulários, e a aplicação dos princípios anteriores são alguns dos caminhos possíveis.

Otimização para a Conversão é um processo contínuo

Lembre-se de que pensar sobre o design do seu site não é uma tarefa única e com um fim definido. É essencial monitorar o comportamento do usuário, analisar métricas de conversão, realizar testes A/B e otimizar continuamente o design para melhorar a experiência do usuário e aumentar sua taxa de conversão.

Aqui na Nerau, nós trabalhamos projetos de CRO em ciclos, para garantir essa evolução constante, e nos embasamos nas melhores práticas de usabilidade e layout, para levantar hipóteses mais assertivas e criar soluções estratégicas e eficientes de design e outras áreas de otimização para suas páginas. 

Se você está pronto(a) para levar seu site ao próximo nível, nossa equipe de especialistas está pronta para ajudar. Entre em contato conosco no formulário abaixo para batermos um papo antes de batermos suas metas!

Então, não deixe de conhecer nossos serviços, explorar nossos cases de sucesso e nos contar mais sobre suas demandas e metas:

 

E, caso queira saber mais sobre outros assuntos, confira o nosso Guia Completo de CRO e nossos conteúdos sobre Psicologia do Consumidor e Experiência do Usuário.

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