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Segmentação de Público: quem está acessando seu site?

Se você quer aumentar a conversão em seu site então precisa apostar numa boa segmentação de público. Assim consegue entender exatamente quem é a sua audiência, e consequentemente promover ações e campanhas que tenham a ver com esse grupo. 

A ideia principal de segmentação é que você não trate o público como um grande grupo. Você deve fazer divisões, de modo que consiga administrar de maneira mais assertiva cada um dos grupos. 

Uma segmentação muito ampla acaba camuflando algumas particularidades que são fundamentais para a estratégia de marketing, e que podem ser a chave para o seu sucesso. 

Somente realizando a segmentação de público adequada é que você vai conseguir alcançar as pessoas certas. Nesse caso, considera-se a qualidade acima da quantidade. 

Ou seja: é melhor atingir grupos menores, mas com maior potencial de se tornarem seus clientes, do que falar de maneira abrangente para quem não está minimamente interessado. 

Segmentação de público é o mesmo que público-alvo?

Embora as duas expressões estejam correlacionadas, são coisas com sentidos diferentes. Podemos dizer que segmentação de público é um pouco mais minuciosa e cuidadosa do que a definição tradicional de público-alvo. 

Variedade de público

Há tempos o marketing digital compreendeu que tratar as pessoas de forma uniforme pode não ser a melhor estratégia. Afinal, a internet permite que pessoas diferentes acessem o seu conteúdo e consumam o seu produto/ serviço. 

Sendo assim, quanto mais você puder segmentar, maior sucesso terá na comunicação individual, entendendo quais são as demandas e os anseios de cada pessoa, ou de grupos menores e mais específicos. 

Não trate seu cliente como “mais um”

Se tem uma coisa que faz total diferença hoje nas escolhas dos consumidores é o cuidado com que as marcas prestam seus atendimentos. 

Quanto mais personalizado e cuidadoso for melhor será a recepção e maior será o encantamento do cliente. Por isso a segmentação de público se faz tão importante enquanto estratégia de competitividade. 

Possibilidades para segmentação

Talvez você esteja se perguntando: como posso segmentar? Não basta criar uma persona, responder algumas perguntas, e definir um público?

Não! Para segmentar você precisa de dados mais definidos e seguros. existem diversas maneiras de fazer isso, mas basicamente você pode segmentar seguindo três pilares que são fundamentais:

Comportamental

Você já navegou em um site e percebeu que as indicações de produtos, serviços ou conteúdos foram baseados em uma busca que você fez anteriormente? Essa é uma segmentação com base em comportamento. 

Os sites conseguem “memorizar” o seu comportamento, as ações que você teve por ali, e, a partir disso, faz uma indicação com algo como “você pode gostar disso” ou “quem comprou também pesquisou por…”.

Demográfica

Outra possibilidade muito comum é fazer a segmentação baseando-se exclusivamente na localização demográfica. Nesse caso são considerados dois fatores geográficos, sociais, idade, gênero, entre outros. 

Essa estratégia é amplamente utilizada por diversas empresas. Percebendo onde o público está fica mais fácil sugerir produtos e serviços focados na região e suas características. 

Psicográfica

Finalmente chegamos a um ponto que foge um pouco de tudo aquilo que você está acostumado a ver/ ler quando o assunto é segmentação de público. 

Quando falamos em condições psicográficas estamos tratando de questões que são extremamente particulares. Nesse caso você deverá entender coisas como:

  • Qual é a religião do seu cliente?
  • No que ele acredita?
  • O que ele defende?
  • Quais são os seus valores e princípios?
  • Como é a sua personalidade?
  • Qual é o seu estilo de vida?
  • Pelo que ele luta?
  • Com o que se importa? 
  • etc.

Essa é uma análise que pode trazer excelentes informações para que você consiga criar campanhas e ações certeiras. Porém, se não for usada com cautela e responsabilidade a segmentação psicográfica pode se tornar…bem…digamos…apelativa. 

No entanto, em comparação com os outros métodos de segmentação esse aqui tem um ponto muito positivo: é atemporal!

Dificilmente as pessoas vão mudar suas crenças e ideais, em contrapartida, podem mudar de casa ou suas buscas por determinados produtos em questão e horas. 

Qual categoria é mais eficiente?

O ideal, na verdade, é combinar mais de uma categoria de segmentação de público. Assim você conseguirá obter informações que são muito mais precisas e também muito mais completas. 

Comece a segmentar

Não pense você que desde o primeiro momento terá excelentes resultados com segmentação. É preciso praticar e adotar essa estratégia com frequência para conseguir evoluir seus métodos de análise. 

No entanto, com ferramentas como Google Analytics e um bom software de gerenciamento, por exemplo, você já consegue obter alguns poucos dados que podem lhe ajudar a dar o pontapé inicial. 

Análise o perfil de compras, quais são os produtos que os clientes repetem, quais são as semelhanças entre eles. Ou ainda, quais são os produtos que vão para o carrinho, mas não são comprados, qual a faixa etária que acessa seu site, etc. 

Perceba como não tem segredo para começar: você só precisa obter informações que consigam tornar o seu cliente mais familiar para você! Isso é segmentação de público

Aos poucos você encontrará novas possibilidades e entenderá quais são os dados verdadeiramente relevantes para o seu negócio. 

O segredo aqui é entender que segmentação de público não é uma receita de bolo. Para cada empresa funcionará de um jeito, em cada circunstância é diferente. 

Ter uma meta é fundamental para o sucesso da estratégia

Qualquer estratégia de conversão ou marketing que você adote precisa partir de um ponto essencial: a definição de uma meta. 

Segmentar por segmentar provavelmente não lhe dará nenhum retorno. Saber onde você quer chegar e o que quer alcançar com essa ação é importantíssimo.

Mais sobre metas: 7 melhores KPIs de eCommerce para crescer em 2020

Mude para ter sucesso

Por fim, mas não menos importante, precisamos esclarecer que a segmentação de público não é uma estratégia estática. Muito pelo contrário: tal qual a sua clientela, é uma estratégia fluida e em constante mutação. 

Ajustar parâmetros, rever a estratégia, adotar novos preceitos para segmentar com qualidade…tudo isso poderá lhe ajudar a ter resultados mais eficazes, e a usar corretamente a segmentação de público. 

Quer aprender mais sobre o comportamento do seu cliente? Estes artigos vão te ajudar:


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