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Redação Nerau, publicado em 21/07/2020 e atualizado em 31/07/2020
Taxa de Conversão: O que é, como calcular e como otimizar
A taxa de conversão é uma das coisas mais importantes para medir o quanto suas estratégias de marketing estão funcionando. Basicamente você saberá se suas ações estão convencendo os seus clientes.
É importante entender que uma alta taxa de conversão indica um excelente serviço e marketing, e o contrário também é válido. Ou seja, se você está com a conversão baixíssima, provavelmente está fazendo algo de muito errado em suas ações.
Mas como saber isso? Como corrigir os problemas e melhorar os números? Separamos algumas dicas essenciais para te ajudar a obter resultados interessantes a respeito de sua conversão.
Entenda o que é a taxa de conversão
A taxa de conversão diz respeito ao número de visitantes em sua página que de fato realizaram uma determinada ação – por exemplo, comprar alguma coisa ou se cadastrar em algum formulário.
Existem diversas ações que a taxa de conversão pode medir. É importante que você saiba exatamente o que quer e que tipo de resultado você espera, para que realmente consiga subir essa taxa para um valor interessante.
Algumas outras opções de ações que geram conversão são:
- Ligar para a sua empresa;
- Interagir com suas páginas;
- Realizar uma assinatura de serviço;
- Tornar-se membro do site;
- Realizar um download, entre outras coisas.
Tudo isso pode ser medido, pode ser contado. Então é preciso definir quais desses resultados você está buscando para que consiga trabalhar na taxa de conversão específica.
Como calcular a taxa de conversão?
Fazer o cálculo para isso é simples. Você deve determinar um período, então descobrir quantas vezes a ação X foi realizada de acordo com o número de visitantes. A equação usada será:
Taxa de conversão = (conversões / total de visitantes) * 100%
Muitos serviços já fazem esse cálculo automaticamente. É o caso do Google Ads e do Facebook Ads, por exemplo. Eles apresentam essa taxa de conversão logo na interface, de forma muito simplificada.
Qualidade dos dados
É muito importante que a sua conversão tenha qualidade. Não adianta nada obter dados equivocados sobre conversão, isso vai atrapalhar muito a sua estratégia de marketing.
Uma das dificuldades em obter resultados precisos acontece quando você não tem tráfego suficiente para isso. Principalmente considerando que ocorrem conversões acidentais – poucas, mas acontecem.
Então, se o número de visitantes for pequeno, uma conversão acidental significará muito, e lhe dará um dado falso a respeito de sua página.
Mas isso muda de cenário quando o tráfego é intenso. Se muita gente entra no site, ainda que ocorra uma conversão acidental, ela provavelmente será insignificante perto do resultado real.
Basicamente, para sites com tráfego muito intenso são usados cálculos em períodos menores, enquanto para sites menores é preciso fazer uma análise em período maior.
O que representa uma boa taxa de conversão?
Obviamente as taxas de conversão e seus padrões são variáveis a partir de uma série de fatores. Então, o padrão para uma “boa taxa de conversão” depende das características particulares de seu negócio.
Também é importante considerar aqui que a conversão não necessariamente significa “dinheiro entrando”.
É preciso acompanhar muitas métricas para entender se a campanha está levando a determinada ação e, posteriormente, se essa ação resultou em venda.
Como acompanhar uma taxa de conversão?
Para acompanhar a taxa de conversão, você pode se valer de ferramentas de marketing que estão disponíveis no mercado. Também é interessante contar com o suporte de um bom desenvolvedor ao seu lado.
Algumas das ferramentas que permitem um bom acompanhamento e que entregam métricas de alta qualidade e precisão são:
- Anúncios do Google;
- Google Analytics;
- Google Search Console;
- Anúncios do Facebook e do Instagram;
- Anúncios do Twitter;
- Pins promovidos pelo Pinterest.
É importante ressaltar aqui que embora isso demande um investimento – como posts pagos e contratação de um desenvolvedor – você também terá excelentes retornos.
Acompanhar a sua taxa de conversão é um dos fatores competitivos mais importantes atualmente. Afinal de contas, não dá para corrigir algo que você nem sabe que não está funcionando.
Como usar e otimizar a taxa de conversão?
Você pode ver até aqui que a taxa de conversão é um ponto essencial para a competitividade. Porém, depois que você obtém esses dados, para que eles servem?
A ideia é usar as informações obtidas pela métrica para aumentar a conversão. Para isso você pode se valer do CRO – Conversion Rate Optimization. São estratégias voltadas especificamente para o aumento da conversão.
O melhor do CRO é que ele ajuda você a tirar o máximo proveito do tráfego que você já possui. Ou seja, a ideia aqui é aproveitar os seus números e não apenas aumentar o número de visitantes que simplesmente não farão nenhuma ação.
Dicas para aproveitar a sua taxa e gerar a melhoria
- Página de destino dedicada:
A primeira coisa importante é que você deve levar o usuário para uma página de destino dedicada. Levá-lo apenas até a página inicial é perda de tempo. Leve-o para uma página onde já exista uma ação disponível e clara.
- Teste A/B:
O teste A/B é uma das coisas mais importantes para uma estratégia de CRO realmente eficaz. Para isso, você precisa configurar duas variantes e dividir o tráfego entre elas para descobrir qual está gerando melhor conversão.
- Teste de tráfego:
É importante testar o seu tráfego e entender exatamente a quantidade de pessoas que tem visitado a sua página. Caso contrário você trabalhará com dados irreais quanto à taxa de conversão.
Conclusão
Existem diversos meios de conseguir melhorar a sua taxa de conversão. O fundamental aqui é entender como está o seu site ou sua página de destino agora e definir muito bem quais são suas metas para o pós-estratégia.
A falta de clareza nos objetivos acaba levando você a gastar dinheiro com estratégias que não funcionam ou que não são interessantes para o seu negócio agora.
A taxa de conversão é uma das estratégias de marketing mais importantes e fundamentais para o sucesso de uma empresa. É por isso que é de extrema importância que você mantenha a atenção nesse fator.