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Redação Nerau, publicado em 23/02/2023 e atualizado em 23/02/2023
Login Social: porque você deve utilizar em seu site
A otimização da experiência do usuário é um trabalho constante e um investimento que reflete diretamente na sua conversão. E uma das estratégias que não pode ficar de fora desse investimento é o login social. Já ouviu falar?
Essa implementação atende à demanda de agilidade e praticidade que é fortemente presente em qualquer segmento e processo, mas ainda mais no digital. Ninguém quer ou tem tempo a perder, não é mesmo?
Então, venha conhecer mais sobre o login social neste artigo, seu conceito e funcionamento; vantagens para usuários e os negócios, bem como o que é preciso considerar antes de implementar o login social no seu site ou aplicativo. Acompanhe!
O que é Login Social?
Como o nome sugere, o login social é um tipo de login. No entanto, diferente do formato padrão, em que o usuário precisa preencher diversos dados, o login social é feito com apenas 2 ou 3 cliques.
Isso porque consiste na utilização de dados de redes sociais, como Google, Facebook, Twitter e LinkedIn, para permitir o acesso. Sabe aquela opção “Entrar com o Gmail” ou “Continuar com o Facebook”? Isso é um login social!
Ou seja, essa modalidade de login funciona como um atalho para que o usuário crie ou acesse a sua conta. E, portanto, garante um processo de login e/ou registro muito mais fácil, rápido e prático. É, mais uma vez, um exemplo da tecnologia facilitando o acesso e a vida dos usuários.
Como o login social funciona?
Na prática, ele funciona a partir de uma integração de dados. Os dados que o usuário já forneceu e foram armazenados pelas redes sociais e provedores de e-mail são importados para o banco de dados do site que ele estiver acessando por meio do login social.
Do ponto de vista do usuário, ao se deparar com a etapa de login e escolher uma das opções de login social, uma janela pop-up será aberta para o usuário confirmar seu login na rede social escolhida. E como normalmente as pessoas mantêm os dados de login e senha desses serviços salvos em seus dispositivos, basta confirmar e a conexão será feita. Simples assim!
Por que apostar nessa ferramenta?
Há muitos motivos para investir nesse tipo de solução, e vamos falar em detalhes sobre eles nos tópicos seguintes. Entretanto, falando de uma forma mais ampla, o login social é uma ferramenta que representa otimização. Para você, seu negócio e seus clientes.
Além disso, ela surgiu após dados e pesquisas constatarem que a taxa de abandono dos usuários na etapa de cadastro era significativa, assim como a prática de fornecer dados falsos para conseguirem o acesso sem correr o risco de serem incomodados pelas empresas.
Portanto, o login social é uma forma de otimizar o processo de login e de coleta de dados e conversão por parte das organizações e marcas.
Porém, vale lembrar que nem todos os usuários podem se sentir confortáveis com essa opção. Por isso, é interessante que você mantenha a opção de login padrão e cadastro manual de dados.
Vantagens do Login Social para os usuários
As vantagens para o usuário giram em torno da praticidade, sendo as principais:
Menos dados de login para lembrar
Com o login social, os usuários não precisam criar e se lembrar de mais um dado de acesso. Isso é uma vantagem principalmente para as pessoas que têm mais de uma conta de e-mail, várias senhas (por uma questão de segurança) e cadastro em diversos sites, lojas e serviços. Afinal, nesses casos, é bem fácil se perder nesse gerenciamento.
Fácil acesso aos sites e serviços
O login se torna bem mais simples e a sensação que fica é de que nem foi preciso realizar um cadastro para acessar os serviços, produtos e/ou conteúdos da marca. A conta e login podem ser feitos, como já falamos, em alguns cliques.
Comodidade e agilidade
Vamos combinar: realmente bate aquela preguiça na hora de preencher um formulário de cadastro e um recurso que encurte esse caminho é sempre bem-vindo. E é exatamente isso que o login social representa.
Primeiro, ele traz a comodidade do usuário não ter que preencher seus dados manualmente. E, segundo, a agilidade de um login intermediado pela tecnologia de integração entre sistemas e bancos de dados.
Tudo isso compõe uma melhor experiência do usuário e uma jornada do cliente mais amigável, positiva e eficiente!
Vantagens do Login Social para os negócios
Para as empresas, os benefícios são múltiplos e extremamente interessantes:
Os dados já vêm verificados
Lembra que comentamos sobre a inserção de dados falsos nos cadastros? No login social, a sua empresa não precisará se preocupar com isso, pois os dados importados das redes sociais já terão sido verificados e serão seguros e autênticos.
Acesso a informações detalhadas
Além da garantia de autenticidade, as informações advindas do login social podem ser mais ricas e detalhadas do que as que, talvez, você obteria em um login padrão direto pelo seu site. Você terá acesso, por exemplo, a idade, sexo, aniversário, status de relacionamento, e-mail, local de trabalho, interesses, entre outros.
Potencializa as ações de marketing
E o que esses dados detalhados significam? Mais conhecimento sobre o seu público, uma segmentação muito mais precisa e ações de marketing mais certeiras e rentáveis.
Diminui a taxa de abandono
Como já falamos, o login social pode ser um recurso valioso para simplificar a etapa de acesso e cadastro, e reduzir a taxa de abandono de carrinhos e outros pontos valiosos da sua jornada do consumidor.
Aumenta as chances de conversão
E tudo isso eleva as chances dos seus usuários chegarem até a conversão e do seu negócio conquistar mais e melhores vendas e resultados! Um desejo que une todos os empreendedores e negócios, não é mesmo?
O que considerar antes de adotar o Login Social?
Como qualquer estratégia de conversão, não existe regra ou solução universal. Apesar de muito interessante e multipotencial, o login social pode não ser a melhor escolha para o seu site, dependendo do seu público.
Portanto, antes de adotar esse recurso, dedique-se em conhecer a sua persona, as características, hábitos e preferências das pessoas que a sua marca atende e quer atender. Assim, você poderá apostar em uma estratégia e mudança – como essa, que exige um investimento – com mais segurança e assertividade!