Hotjar x Microsoft Clarity: qual ferramenta de mapa de calor utilizar?

Ferramentas de mapas de calor ou heat maps são poderosas aliadas em um processo de CRO e estratégias de otimização de um site ou e-commerce. No entanto, você sabe qual utilizar no seu negócio? Duas ótimas opções são o Hotjar e o Microsoft Clarity.

Ambos oferecem recursos de mapas de calor e gravações de telas de forma gratuita, e podem gerar insights poderosos. Para te ajudar a conhecer essas ferramentas de forma mais profunda, diferenciá-las e decidir qual usar, preparamos um comparativo completo de suas funcionalidades e funcionamento. Acompanhe!

Conhecendo o Hotjar

O Hotjar é uma ferramenta de análise de sites e páginas da web a partir do comportamento do usuário. Seus principais recursos são os mapas de calor e as gravações de tela e, assim, permitem identificar pontos de melhoria em seus layouts, conteúdos, links, CTA e na jornada do cliente como um todo.

Funcionalidades

  • Mapas de calor e gravações de tela para analisar o comportamento do seu usuário de forma automatizada;
  • Identifica bugs, designs confusos, elementos de distração e links quebrados;
  • Entrega de dados de forma visual e inteligente (dashboards, gráficos e métricas);
  • Melhora a experiência do usuário no site com detalhamento e assertividade;
  • Ferramentas de feedback e pesquisa com usuários reais para aprender com eles;
  • Possibilita baixar, exportar e compartilhar os mapas e insights;
  • Integra-se ao Google Analytics e ao Google Optimize.

Instalação e uso

A instalação do Hotjar é bastante simples e se dá através de um cadastro e da inserção de um tracking code (código de acompanhamento) nas páginas do seu site que você deseja monitorar. Depois disso, já será possível coletar dados de navegação dos seus usuários e realizar análises e otimizações a partir deles.

O que o Hotjar tem que o Microsoft Clarity não tem?

Como você verá mais adiante, o Hotjar e o Microsoft Clarity têm diversas funções em comum, mas vamos entender quais os diferenciais do Hotjar? Confira o que ele pode oferecer:

Ferramentas de feedback

O Hotjar oferece diferentes ferramentas de feedback para que você não só visualize o comportamento dos usuários e pontos de melhoria do seu site, mas saiba exatamente o que sua audiência está pensando e qual a melhor forma de otimizar suas páginas.

É possível criar caixas de pesquisa de feedback e perguntar ao usuário se ele tem alguma dúvida ou o porquê ele não está finalizando alguma ação (concluir a compra, preencher um formulário, entre outras), além de “boxes de reação” para obter um feedback rápido sobre a experiência de seus usuários com elementos específicos da página ou o site de forma geral. 

Criação de pesquisas dentro dos sites

Para ir ainda mais longe com os seus feedbacks, o Hotjar permite criar e aplicar pesquisas de satisfação completas direto no seu site ou em links externos, que podem direcionar seu usuário para outra página ou serem enviados via e-mail. 

É possível configurar o tipo de pesquisa, as perguntas, tipos de resposta, aparência, disposição na página, público e muito mais. Também existem dezenas de templates prontos para você usar como base.

Além disso, os dados coletados podem ser visualizados de diferentes formas: as respostas uma a uma (individual), um panorama geral, os resultados representados visualmente e um relatório gerado a partir de filtros específicos.

Recrutamento de usuários de teste

Anexo aos recursos de pesquisa, o Hotjar também tem a funcionalidade de recrutamento de usuários de teste, ou seja, seus visitantes podem se voluntariar para oferecer um feedback completo de alguma versão ou elemento que você deseja testar e validar.

Na prática, você vai criar um formulário de cadastro oferecendo essa possibilidade aos usuários; ele será exibido diretamente no seu site, conforme as suas configurações; e, a partir disso, você poderá selecionar os candidatos de acordo com seus objetivos e até mesmo oferecer uma retribuição pelas respostas.

Outros diferenciais são os recursos de funil de conversão, análise de formulários e gravações contínuas. Para saber mais, vale explorar o repositório de documentos do Hotjar. Agora, vamos partir para o Microsoft Clarity?

Conhecendo o Microsoft Clarity

O Clarity é um programa desenvolvido pela Microsoft que pode ser usado para obter dados e insights sobre o comportamento do usuário por meio de recursos de monitoramento do uso de páginas e sites, inteligência artificial e aprendizado de máquina. 

Funcionalidades

  • Mapas de calor de cliques, área, rolagem, sem efeito e por elemento;
  • +25 filtros para segmentar e personalizar suas análises;
  • Gravação de sessões e painel de análise e reprodução descomplicado;
  • Dashboards e insights inteligentes para otimizar a conversão;
  • Métricas detalhadas e rankeamento de todos os elementos da página;
  • Possibilita baixar, exportar e compartilhar os mapas e insights;
  • Integrável com o Google Analytics, Google Tag Manager, Adobe Dynamic Tag Manager (DTM), ClickFunnels, Shopify, SquareSpace, Unbounce, Weebly, Wix e WooCommerce.

Instalação e uso

No Clarity, assim como o Hotjar, é preciso fazer seu cadastro e instalar o tracking code no seu site. Porém, para cada site que você quiser utilizar a ferramenta, será necessário criar um novo projeto antes e, só então, você irá configurar o projeto, sua equipe e o código de rastreamento para começar a explorar os recursos.

O que o Microsoft Clarity tem que o Hotjar não tem?

Confira quais os diferenciais do Microsoft Clarity em comparação ao Hotjar e compreenda melhor as aplicações de cada um:

Escalabilidade

No Microsoft Clarity não existem limites de domínios/sites por conta e nem de tráfego, mapas de calor e membros de equipe, o que garante uma flexibilidade e escalabilidade incomparável à plataforma.

São processados mais de 1 petabyte de dados de mais de 100 milhões de utilizadores por mês e, conforme a própria Microsoft, há suporte para sites de todos os tamanhos. Ou seja, ele tem um potencial gigante. 

Filtros personalizados

A variabilidade de filtros que o Clarity disponibiliza também é um superdiferencial, pois são dezenas de opções predispostas e que podem ser aplicadas de forma simultânea para uma análise mais precisa e personalizada nos mais diversos recursos da ferramenta. 

Além disso, ele permite criar seus próprios filtros para você ter exatamente as informações que quer e precisa.

Análise retroativa

No Clarity, você também não precisa se preocupar em perder todos os seus dados caso não utilize o serviço de forma tão frequente ou deixe de usá-lo por um período, pois a informação é disponibilizada de forma retroativa e a plataforma permite ver os dados antigos das visitações do seu site.

O serviço armazena as gravações por 30 dias a partir do momento da gravação e as gravações favoritas por até 13 meses.

Por fim, outra grande vantagem do Clarity é a sua gratuidade total e vitalícia. Segundo a Microsoft, “você nunca terá limites de tráfego e nem será forçado a atualizar para uma versão paga”, podendo aproveitar todos os recursos sem nenhum custo. Descubra mais no repositório de documentos do Clarity.

Conclusão: Hotjar x Microsoft Clarity

Hotjar e Microsoft Clarity são ferramentas poderosas para quem quer colocar em prática estratégias de CRO e atingir novos níveis de resultados com seus sites e e-commerces. A melhor plataforma é aquela que mais se encaixa nas suas necessidades e objetivos, e você decide usar. 

Agora que você conhece as funcionalidades e diferenciais de cada uma, fica mais fácil escolher ou até aplicar as duas por aí. Quer conhecer mais recursos para alavancar suas conversões? Então, confira nossa lista das melhores ferramentas de CRO!