Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos

Heat Map: O que é, Pra que serve e Como funciona?

Você já imaginou um mapa que pudesse te mostrar onde as pessoas passaram mais o mouse pelo seu site? Em quais links mais clicaram e qual parte chamou mais atenção? Essa é a função do Heat Map!  

Desenvolvida por volta dos anos 90, por Comarc Kinney com a funcionalidade de permitir que os comerciantes superassem o mercado financeiro, hoje nos serve para várias outras finalidades e já tem ajudado muitos empreendedores.  

Mas não para por aí: o Heat Map pode ser dividido em várias categorias e é o que veremos a seguir.  

Quais os tipos de Heat Map?  

Para aplicar o Heat Map, em qualquer formato que for, é importante lembrar que a sua página da web deve ter entre 2 mil a 3 mil visualizações, para que você possa fazer um levantamento mais preciso.  Abaixo desse número, os resultados geralmente se tornam inconsistentes e não devem ser considerados.   

Hover maps (Mapas de foco)  

Nessa função, aparece o foco da sua página da web, ou seja, onde as pessoas fizeram movimentos com o mouse em maior quantidade. Essa é uma ferramenta importante pois mostra como as pessoas estão lendo a sua página na web.  

Porém, essa técnica ainda não foi totalmente aceita pelos especialistas na área, já que o cursor do mapa é um indicativo duvidoso.  Como sugere a cientista e psicóloga Dr. Anne Aula, que em 2010 fez um levantamento sobre os mapas de foco e chegou à conclusão que eles não são muito eficazes, já que o usuário pode pairar o mouse sobre algum ponto específico, mesmo que estiver olhando para outro. 

Alguns anos depois, o cientista Guy Redwood também fez uma pesquisa de levantamento, por aproximadamente 5 anos, e constatou durante sua pesquisa que esse método pode não ser tão confiável.  

Click maps (Clique em mouse) 

Nessa ferramenta é possível visualizar um mapa de aquecimento onde os usuários mais clicaram. Isso mostra os links e áreas de maior interesse dos usuários e os mais atrativos também.  Nesse mapa de aquecimento aparecem três tons: azul (menos clicados), vermelho (mais clicados) e brancos (mais clicados por mais vezes).  

Essa ferramenta é de grande valor de comunicação, já que mostra a importância da otimização, principalmente para quem não a utiliza em suas páginas. Também aponta as fraquezas do site, e os pontos que devem ser otimizados.  

Por exemplo: tem uma foto em específica em seu site que está recebendo muitos cliques, mas não é um link de acesso para parte nenhuma dentro do seu website. Você tem duas opções: transformá-la em um link, e otimizar seus acessos, ou mudar a dinâmica do site para que a foto não pareça um link para ser clicada.  

Com essa ferramenta também é possível rastrear o caminho desse usuário dentro do website, ou seja, onde ele foi primeiro e qual caminho ele percorreu antes de abandonar o site. Por isso, é uma ferramenta muito útil e eficaz. 

Attention maps (Mapas de atenção)  

Esse é um mapa de calor que mostra a movimentação do usuário dentro do seu site, levando em consideração os movimentos em horizontal e vertical dentro da página.

Eles apontam quais áreas da página foram mais expostas durante a navegação. E isso é ótimo para entender quais partes do seu conteúdo estão sendo mais visualizadas em diferentes tipos de telas, em especial nas menores.

Scroll Maps (Mapas de rolagem)  

Esse tipo de mapa é mais útil para websites em que as páginas são longas, como é o caso de várias páginas de venda. 

Com o movimento de rolagem podemos descobrir qual parte os usuários se desinteressam e tendem a abandonar a página. Ou em qual ponto eles se interessam muito por um conteúdo específico. 

Leia também: Como realizar um teste de usabilidade no seu site

Vale a pena usar Heat map?

Sim. E isso se deve ao fato de que o Heat Map oferece algumas funções que outras ferramentas de controle simplesmente não possibilitam: a visualização do comportamento do seu usuário.

Entender o comportamento do seu usuário vendo com os seus próprios olhos os pontos que geraram mais interesse ou rejeição é uma grande fonte de insights para qualquer profissional que tiver acesso ao relatório de um mapa de calor. 


Todos os dias, mais de 50 gestores se inscrevem para receber nossos e-mails sobre marketing para negócios digitais. Faça parte desta comunidade⇩

Compartilhe esse post

Avaliar 5

(2)

Fazer comentário

Notícias relacionadas

Estratégias de Conversão para a Black Friday 2024: Como usar os dados de 2023 para aumentar suas vendas

Estratégias de Conversão para a Black Friday 2024: Como usar os dados de 2023 para aumentar suas vendas

A Black Friday 2023 trouxe muitos insights valiosos para os e-commerces. As empresas que estudaram […]

Já pensou em incluir um quiz em seu e-commerce para aumentar sua conversão? Entenda essa estratégia!

Já pensou em incluir um quiz em seu e-commerce para aumentar sua conversão? Entenda essa estratégia!

Um quiz ou um questionário é uma forma de interação direta e, ao mesmo tempo, […]

10 Dicas de Inteligências Artificiais para organizar tarefas do dia a dia

10 Dicas de Inteligências Artificiais para organizar tarefas do dia a dia

Organizar tarefas diárias pode ser desafiador, especialmente para gestores, analistas e profissionais que lidam com […]

Corrigindo problemas no seu funil de vendas: 5 dicas essenciais

Corrigindo problemas no seu funil de vendas: 5 dicas essenciais

O sucesso de uma loja online depende de muitos fatores, sendo o funil de vendas […]

5 ferramentas poderosas de CRO para aumentar sua taxa de conversão

5 ferramentas poderosas de CRO para aumentar sua taxa de conversão

Aumentar a taxa de conversão de vendas de sites ou e-commerces é uma estratégia certeira […]

Teste AB: os primeiros passos para aplicar no seu site

Teste AB: os primeiros passos para aplicar no seu site

O teste AB pode ser um grande aliado para aumentar a conversão de sua página, […]

Qual a cor ideal para utilizar em CTAs?

Qual a cor ideal para utilizar em CTAs?

Call to Action, ou CTA, é uma das partes mais importantes de um site ou […]

Nudge Marketing: O que é e como usar na sua estratégia.

Nudge Marketing: O que é e como usar na sua estratégia.

Sutil e poderoso, o Nudge Marketing é uma estratégia que influencia as escolhas feitas por […]

Arquitetura da Informação – O guia completo para iniciantes

Arquitetura da Informação – O guia completo para iniciantes

A informação é uma das “armas” mais importantes que temos. E a partir disso precisamos […]

Paginação vs Rolagem Infinita: Qual é o Melhor Formato para seu E-commerce?

Paginação vs Rolagem Infinita: Qual é o Melhor Formato para seu E-commerce?

A estrutura de navegação de um e-commerce desempenha um papel fundamental na experiência do usuário […]