Página Inicial CRO - Otimização da Conversão Experiência do Usuário
Redação Nerau, publicado em 13/05/2020 e atualizado em 18/05/2020
Heat Map: O que é, Pra que serve e Como funciona?
Você já imaginou um mapa que pudesse te mostrar onde as pessoas passaram mais o mouse pelo seu site? Em quais links mais clicaram e qual parte chamou mais atenção? Essa é a função do Heat Map!
Desenvolvida por volta dos anos 90, por Comarc Kinney com a funcionalidade de permitir que os comerciantes superassem o mercado financeiro, hoje nos serve para várias outras finalidades e já tem ajudado muitos empreendedores.
Mas não para por aí: o Heat Map pode ser dividido em várias categorias e é o que veremos a seguir.
Quais os tipos de Heat Map?
Para aplicar o Heat Map, em qualquer formato que for, é importante lembrar que a sua página da web deve ter entre 2 mil a 3 mil visualizações, para que você possa fazer um levantamento mais preciso. Abaixo desse número, os resultados geralmente se tornam inconsistentes e não devem ser considerados.
Hover maps (Mapas de foco)
Nessa função, aparece o foco da sua página da web, ou seja, onde as pessoas fizeram movimentos com o mouse em maior quantidade. Essa é uma ferramenta importante pois mostra como as pessoas estão lendo a sua página na web.
Porém, essa técnica ainda não foi totalmente aceita pelos especialistas na área, já que o cursor do mapa é um indicativo duvidoso. Como sugere a cientista e psicóloga Dr. Anne Aula, que em 2010 fez um levantamento sobre os mapas de foco e chegou à conclusão que eles não são muito eficazes, já que o usuário pode pairar o mouse sobre algum ponto específico, mesmo que estiver olhando para outro.
Alguns anos depois, o cientista Guy Redwood também fez uma pesquisa de levantamento, por aproximadamente 5 anos, e constatou durante sua pesquisa que esse método pode não ser tão confiável.
Click maps (Clique em mouse)
Nessa ferramenta é possível visualizar um mapa de aquecimento onde os usuários mais clicaram. Isso mostra os links e áreas de maior interesse dos usuários e os mais atrativos também. Nesse mapa de aquecimento aparecem três tons: azul (menos clicados), vermelho (mais clicados) e brancos (mais clicados por mais vezes).
Essa ferramenta é de grande valor de comunicação, já que mostra a importância da otimização, principalmente para quem não a utiliza em suas páginas. Também aponta as fraquezas do site, e os pontos que devem ser otimizados.
Por exemplo: tem uma foto em específica em seu site que está recebendo muitos cliques, mas não é um link de acesso para parte nenhuma dentro do seu website. Você tem duas opções: transformá-la em um link, e otimizar seus acessos, ou mudar a dinâmica do site para que a foto não pareça um link para ser clicada.
Com essa ferramenta também é possível rastrear o caminho desse usuário dentro do website, ou seja, onde ele foi primeiro e qual caminho ele percorreu antes de abandonar o site. Por isso, é uma ferramenta muito útil e eficaz.
Attention maps (Mapas de atenção)
Esse é um mapa de calor que mostra a movimentação do usuário dentro do seu site, levando em consideração os movimentos em horizontal e vertical dentro da página.
Eles apontam quais áreas da página foram mais expostas durante a navegação. E isso é ótimo para entender quais partes do seu conteúdo estão sendo mais visualizadas em diferentes tipos de telas, em especial nas menores.
Scroll Maps (Mapas de rolagem)
Esse tipo de mapa é mais útil para websites em que as páginas são longas, como é o caso de várias páginas de venda.
Com o movimento de rolagem podemos descobrir qual parte os usuários se desinteressam e tendem a abandonar a página. Ou em qual ponto eles se interessam muito por um conteúdo específico.
Leia também: Como realizar um teste de usabilidade no seu site
Vale a pena usar Heat map?
Sim. E isso se deve ao fato de que o Heat Map oferece algumas funções que outras ferramentas de controle simplesmente não possibilitam: a visualização do comportamento do seu usuário.
Entender o comportamento do seu usuário vendo com os seus próprios olhos os pontos que geraram mais interesse ou rejeição é uma grande fonte de insights para qualquer profissional que tiver acesso ao relatório de um mapa de calor.