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Redação Nerau, publicado em 01/08/2023 e atualizado em 28/03/2024
Como criar uma estratégia de comunicação que traz resultados
No mundo dos negócios de hoje, é cada vez mais importante ter uma estratégia de comunicação eficiente. Planejar a maneira como você se comunica com o público pode ajudar sua empresa a se destacar, expandir sua base de clientes e melhorar, inclusive, sua taxa de conversão, ou CRO.
Aqui na Nerau, já vimos como uma comunicação desalinhada com os objetivos da marca prejudica a conversão do site.
Por exemplo: um de nossos clientes de moda queria vender peças jeans a mais de R$ 400,00. Porém, em todas as suas campanhas, o texto publicitário era promocional, semelhante aos concorrentes que vendiam peças a R$ 150,00. Isso fazia com que as pessoas chegassem no site esperando peças mais acessíveis e, ao se depararem com valores altos, abandonassem a jornada sem comprar.
Mas o que é exatamente uma estratégia de comunicação? E como você pode criar uma que funcione para o seu negócio?
Neste artigo, vamos compartilhar os princípios da comunicação eficaz e mostrar como criar uma estratégia que ajuda você a alcançar seus objetivos de venda. Além disso, vamos mostrar que a Otimização da Taxa de Conversão (CRO) é bem mais do que apenas deixar os sites bonitos – é sobre analisar profundamente toda a sua estratégia de marketing. Acompanhe!
O que é uma estratégia de comunicação?
Uma estratégia de comunicação é um plano de como você vai se comunicar com seu público-alvo. Ela define a voz da sua marca, o que a torna única e as mensagens principais que você quer transmitir.
Uma boa estratégia de comunicação te ajuda a:
- Atingir seu público-alvo: sua forma de se comunicar deve ser adaptada às pessoas que você quer atingir. Para isso, é importante entender as necessidades e problemas do seu público.
- Destacar-se da concorrência: ao mostrar o que torna sua empresa única, seus pontos fortes e benefícios, é possível mostrar ao cliente como você se diferencia dos concorrentes.
- Alcançar resultados: sua estratégia deve ter metas específicas, como aumentar o tráfego do site, gerar leads ou aumentar as vendas.
Pilares da estratégia de comunicação e a taxa de conversão
Uma boa estratégia de comunicação pode melhorar não só a sua taxa de conversão, mas como todos os resultados da sua empresa. Conheça os pilares de uma marca que se comunica de forma eficaz, e entenda como eles estão relacionados aos seus resultados de conversão:
Voz da marca
É a personalidade da sua marca, a maneira como você se comunica com seus clientes. Ela deve ser consistente em todos os seus materiais de marketing, desde o site até as postagens nas redes sociais.
Uma voz de marca forte pode ajudar a aumentar a taxa de conversão de vendas ao:
- Aumentar o reconhecimento da marca: quando sua voz de marca é consistente e reconhecível, as pessoas lembram de você com mais facilidade e isso aumenta suas chances de conversão.
- Construir confiança: personalidade transmite confiança, concorda? Ao ter um estilo próprio em sua comunicação, isso demonstra que você compreende claramente seu público-alvo e sabe o que eles estão procurando.
Para se comunicar efetivamente, tanto verbalmente quanto de forma escrita, é preciso ser autêntico na comunicação, refletindo os valores da marca. Além disso, outro fator essencial é trazer clareza em sua linguagem, comunicando-se de forma clara e fácil.
Proposta de valor
Uma proposta de valor é uma frase que explica por que alguém escolheria seu produto ou serviço. Ela é importante no marketing, pois mostra o que torna sua marca diferente da concorrência e define se as pessoas vão comprar ou não de você.
Com uma proposta de valor bem consolidada, sua marca será capaz de criar campanhas que convertem e:
- Explicam o que sua marca faz de melhor;
- Convencem as pessoas a tomar uma ação, seja visitar seu site, se inscrever em sua newsletter e formulário de contato, ou comprar de você;
- E orientam suas mensagens de marketing e vendas.
Canais de comunicação
As formas de se comunicar que uma marca usa devem ser escolhidas com cuidado para atingir seus objetivos de marketing e conversão.
Por exemplo: se uma marca quer atingir jovens adultos, ela pode usar redes sociais como o TikTok e o Instagram. Agora, para atingir profissionais de negócios, é provável que o LinkedIn ou e-mails corporativos funcionem melhor.
A maneira como a marca fala também deve ser adaptada aos diferentes canais de comunicação que ela usa. Por exemplo, no site da empresa, as palavras podem ser mais sérias e detalhadas, enquanto que, nas redes sociais podem ser mais informais e conversacionais.
Como criar uma estratégia de comunicação que converte
Aqui vão dicas para criar uma comunicação eficaz que ajuda a aumentar suas conversões:
- Conheça seu público: O que eles querem? Quais são seus problemas, necessidades e interesses? Ao entender isso, você pode adaptar sua comunicação às necessidades dos seus clientes.
- Seja claro e direto, mas com personalidade: Comunique-se de forma simples, mas adotando o tom de voz da sua marca. Evite usar termos técnicos ou complicados que possam confundir seu público.
- Personalize sua mensagem: Mostre que se importa com seu público, usando seus nomes e adaptando sua mensagem às necessidades específicas que eles têm. Veja mais ideias de personalização aqui!
- Use chamadas para ação (CTAs): Em pontos estratégicos da sua comunicação, diga ao público o que você quer que eles façam, como visitar seu site, se inscrever na lista de e-mails ou fazer uma compra.
- Vá além de um site bonito: CRO, ou otimização da taxa de conversão, envolve analisar toda a estratégia, não apenas melhorar a usabilidade do site. Isso inclui otimizar páginas de destino, chamadas para ação (CTAs), fluxos de usuários e formulários de contato. Cada um desses elementos contribui para a experiência do usuário e influencia as conversões.
Resumindo: a comunicação eficaz desempenha um papel vital na geração de conversões da estratégia de marketing digital.
Na Nerau, já vimos o impacto positivo que uma estratégia de comunicação bem desenhada desempenha nas conversões de sites. Se você precisa de ajuda no alinhamento do seu plano de marketing para otimizar seus resultados de conversão, fale com a gente!
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