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UX Persona: O que é? Para que serve? Como criar?

Você já ouviu falar de UX persona? Conhecer muito bem o perfil de usuário que você quer alcançar com as campanhas e estratégias de sua empresa é uma das coisas mais importantes para obter retorno. 

Dessa forma é possível desenvolver sites, produtos e outras ações dentro da empresa que consigam despertar a empatia de um público específico. Afinal, a criação de uma persona permite, justamente, que você crie um protótipo de um “cliente ideal”, e com isso explore melhor as demandas e necessidades dessa figura. 

Afinal, por que é importante definir uma persona para o design?

Para resolver o problema de uma pessoa, você precisa saber quem ela é. A criação de uma UX PersonaUser Experience Persona – permite que você conheça o perfil para o qual está desenvolvendo e criando determinados produtos e com isso aposte em recursos de design mais adequados. 

Para definir muito bem o seu público é importante pensar em algumas perguntas essenciais que precisam ser respondidas:

  • Quem é o meu cliente ideal?
  • Como ele se comporta?
  • Quais são as suas necessidades e objetivos?
  • Quais são as suas dores?

Respondendo essas perguntas, você terá um pouco mais de clareza sobre quais são as demandas e como você pode ajudar o seu cliente a encontrar a solução que ele busca. 

A criação eficiente de uma UX Persona permite que você entenda quais são os valores e anseios, e estabeleça uma comunicação eficiente com esse público. Para os negócios, isso é uma das coisas mais importantes. 

Passos para definir uma persona

Para definir uma UX Persona, você precisa, antes de tudo, seguir alguns passos. Para começar é preciso realizar uma pesquisa profunda de campo, analisando e obtendo dados a respeito de seus consumidores ou possíveis consumidores. 

Organize essas pessoas em grupos, sendo que um deles deve ser composto pelos perfis ideais de cliente. A partir disso, você definirá os pontos em comum entre eles para chegar à sua persona. Algumas das etapas para isso são:

  • Cabeçalho
  • Perfil demográfico
  • Objetivo final
  • Cenário

Essas etapas ajudarão a chegar em um perfil muito bem definido, e que consegue lhe fornecer dados importantes para tomadas de decisões a respeito de como atender o seu público. 

Crie um cabeçalho

A criação de um cabeçalho significa que você deve dar um nome à sua UX Persona, deve definir uma imagem e também uma citação que ajude a entender melhor esse personagem e seus anseios. 

Uma das funções desse recurso é tornar a persona memorável. Ou seja, quando a equipe de design estiver trabalhando, terá maior facilidade em lembrar de “fulano”. 

Então vamos supor que você está desenvolvendo um aplicativo para treinamento aeróbico em casa. Você tem que dar um nome e escolher uma frase a respeito disso, imaginando que sua UX persona agiu assim. 

  • Nome: Sandra Albuquerque
  • Citação: “Cuidar do meu corpo é uma prioridade – mas minha rotina é cheia de tarefas. Preciso treinar em casa”. 

A partir dessa informação entendemos que Sandra busca por algo prático, que ela possa encaixar em sua rotina. É claro que treinar é importante para ela, mas nem sempre ela consegue priorizar apenas isso. 

Crie um Perfil Demográfico para a persona

Na etapa anterior você criou um nome e uma imagem fictícios de sua persona. Mas os dados demográficos serão reais, baseados naquela pesquisa que você fez inicialmente. Você deverá definir:

  • Histórico pessoal:

Defina dados pessoais a partir de uma média a respeito de seus clientes ideais. Por exemplo, a idade, nível educacional, etnia, sexo, status familiar entre outras coisas. 

Sandra: mãe, casada, 38 anos, jornalista.

  • Histórico profissional:

Você pode definir dados adicionais como salário e carga horária de trabalho. Quanto mais informações você obtiver, melhor para construir uma UX Persona de qualidade. 

Sandra trabalha em um jornal de grande porte, 44 horas por semana e ganha 60 mil por ano. 

  • Ambiente do usuário:

Nessa etapa, você deverá pensar em informações variadas a respeito da UX Persona. Pense em quais dispositivos tecnológicos a persona usa com frequência, se ela trabalha em casa ou no escritório, etc. 

  • Psicografia:

Por fim, você definirá informações comportamentais. O que ela gosta de fazer? Quais lugares ela frequenta? Quais tipos de música ela escuta? Quais são suas principais preocupações, seus valores e seus anseios?

  • Metas finais e cenário:

As metas finais definem o que os usuários esperam de seu produto, o que eles podem desfrutar e como isso lhes será útil. Lembre-se de todos os dados coletados até agora. 

  • Cenário:

A adição de um cenário permite que você entenda melhor como a UX Persona vai usar o seu produto ou serviço. Então crie uma narrativa na perspectiva da persona, em que ela inclui o seu produto. 

“Eu não abro mão do meu treino diário, mas isso tem ficado cada vez mais difícil com as crianças e o trabalho. Então usarei um aplicativo que me ajude a me exercitar em casa, que ofereça treinos de curto, médio ou longo período e que eu possa escolher o que fazer de acordo com a minha agenda.”

Sugestões e considerações importantes

Definir uma UX persona é uma etapa essencial para os negócios. Mas é importante condensar apenas informações importantes para as ações que você quer desenvolver. 

Dados que não sejam essenciais devem ser evitados para não “poluir” o perfil. Mas inclua detalhes que ajudem a moldar personas mais realistas, sem transformá-las em caricaturas. 

Conforme você começar a criar, sentirá exatamente onde deve incluir novos dados e onde deve parar. O importante é que sua UX persona tenha base na realidade, que ela sirva como uma lupa para que você enxergue seu cliente na multidão.


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