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SEO e CRO: Como otimizar páginas para converter mais

Utilizar CRO e SEO como aliados é a estratégia mais eficiente para gerar tráfego orgânico de qualidade. Em outras palavras, esse é um tipo de otimização que vai trazer não só mais clientes, mas sim os clientes certos.

Palavras-chave que serão importantes na conversão de usuários

Antes de fazer o tradicional planejamento de palavras-chaves, verificando termos x volume busca, é importante que você descubra a intenção de busca do usuário.

Como o próprio nome já diz, intenção de busca representa o que o usuário quer encontrar. E isso pode ser identificado na forma com que ele pesquisa.

Portanto, as palavras-chave podem ser classificadas em duas categorias: informativas e comerciais.

Palavra-chave informativa

Esse tipo de palavra-chave é buscado quando o usuário ainda está procurando entender mais sobre um assunto e não necessariamente realizar uma compra. Por exemplo:

  • Como fazer…?
  • O que é…?
  • Qual é o melhor…?
  • Onde encontrar…?
  • Por que…?

Muitas palavras-chaves informativas são escritas em forma de dúvida. Mas não se engane, diversas palavras-chaves desse tipo são apenas termos. Quer um exemplo?

Pesquise por “marketing digital” ou “renda variável” e me diga quantas páginas de serviço estão ranqueadas entre os primeiros do Google. Pois é, nenhuma. Isso porque o Google sabe que quem está buscando tais palavras, mesmo não fazendo perguntas, procuram uma informação sobre o assunto e não contratar uma empresa ou serviço.

Palavra-chave comercial

São buscas feitas por usuários que já sabem o que querem e só precisam encontrar a melhor oferta. Geralmente essas palavras-chaves são os nomes dos produtos, dos serviços e das empresas relacionadas ao desejo ou necessidade do cliente.

Busque por “TV 4K” ou “rastreamento veicular”, praticamente 100% dos resultados serão páginas de e-commerce e páginas de venda. Isso porque o Google sabe que o cliente quer comprar.

O melhor exercício para descobrir se uma palavra-chave é informativa ou comercial é a buscando no Google. As páginas ranqueadas nas primeiras posições te mostrarão se essa palavra-chave pode ser melhor explorada em uma página de produto ou em um artigo de blog.

E onde o CRO entra nessa estratégia?

Se você sabe o que o cliente realmente está procurando, suas chances de entregar exatamente o que ele quer e convertê-lo em lead ou realizar uma venda é muito grande.

CRO está totalmente ligado com a experiencia do usuário. Então se a expectativa do cliente é aprender mais sobre um assunto, otimize artigos de blog e o ajude com isso, mostre que você é autoridade no assunto e o convide a te acompanhar.

Se o cliente está buscando um produto ou serviço que atenda suas necessidades e desejos, otimize uma boa página de vendas ou de produto e mostre que a sua solução pode ser vantajosa.

Páginas otimizadas para a real intenção de um cliente, convertem muito mais!

Descrição de produtos

A maneira com que os produtos serão descritos, mostrará como o CRO e o SEO estão sendo eficientes, de forma que seguir algumas dicas pode ser importante para o desempenho dessa prática:

Títulos cuidadosamente pensados para impulsionar os produtos

Títulos que são atraentes e descrevem seus produtos de forma objetiva e com excelência, tendem a atrair mais clientes interessados no que a página pode oferecer.

Utilizar palavras-chave específicas faz com que o público interessado no tema buscado seja mais atraído pelo seu site nos resultados.

Utilizar imagem que descrevam bem seus produtos

A escolha inteligente do conjunto de imagens que será exposto em seu site faz com que sejam atraídos muito mais usuários.

Isso porque, aliada à descrição escrita, a imagem traz uma ideia muito mais completa de como o produto realmente é. Por isso, é importante a escolha de imagens com uma boa resolução e ângulo, para que se possa ter uma ideia real do produto.

Descrições criativas

Entender qual é o seu público-alvo e utilizar uma linguagem que seja compatível com seus interesses, pode alavancar seu tráfego e conversão.

Uma boa descrição pode ser a peça fundamental para ajudar no SEO e ao mesmo tempo convencer o cliente a comprar.

Fornecer vídeos explicativos sobre os produtos

A utilização de vídeos para ajudar na descrição pode ser uma atração a mais para os usuários que acessarem o site. E os motores de busca sabem disso, por isso beneficiam páginas que fazem uso de conteúdo audiovisual no decorrer da descrição.

Com vídeos podemos ter uma maior noção do que se trata o produto, como ele realmente é e como ele funciona. Isso te ajuda a vender com mais facilidade.

Deixar à mostra a opinião dos usuários

Essa pode ser uma grande ferramenta para impulsionar seu site e dar mais visibilidade. Uma opinião positiva de quem já utilizou o site, contando sobre sua experiência, faz com que a pesquisa dos outros usuários seja mais completa.

É normal buscarmos a vivência de outras pessoas para basear a nossa escolha e entender quais as nossas vontades.

Utilize botões de compartilhamento em redes sociais

Nos dias de hoje, as redes sociais têm sido cada vez mais utilizadas para divulgação, devido ao seu número crescente de pessoas que acessam todos os dias.

Então, divulgar seu site nessas plataformas pode gerar cada vez mais acesso, conversão de usuários e buscas voltadas para os produtos fornecidos.

Ofereça segurança e proteção aos seus consumidores

Sites seguros, oferecem mais proteção aos seus consumidores ao seu negócio. Habilite corretamente os protocolos de segurança relacionados ao seu servidor e a sua plataforma de vendas, seja ela um blog ou uma loja virtual.

Ofereça uma politica de privacidade alinhada com a Lei Geral de Proteção de Dados e garanta que o seu usuário possa ter acesso a essa documentação antes de realizar qualquer tipo de cadastro ou compra no seu site.

Permita uma navegação rápida e agradável ao seu cliente, otimizando a velocidade de carregamento do seu site. Isso reduz o nível de ansiedade do seu cliente.

Essas e mais estratégias são essenciais para oferecer uma experiencia confiável ao usuário. E isso afeta diretamente no seu posicionamento em pesquisas no Google ou qualquer outro motor de busca.


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