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Redação Nerau, publicado em 18/05/2020 e atualizado em 18/05/2020
Perfil Psicográfico: A segmentação Mais Efetiva
As informações que compõe o perfil psicográfico podem ser os hábitos, hobbies, hábitos de consumo e os valores do seu cliente. Enquanto os dados demográficos explicam “quem” é seu comprador, os dados psicográfico explicam “por que” eles compram.
Entender como o perfil psicográfico funciona pode ajudar na hora de realizar suas estratégias de marketing e dar um salto em suas pesquisas sobre o comportamento do consumidor.
Isso porque é preciso entender quais os dados que serão buscados para identificar as pessoas que deverão ser atingidas e ajudar a atraí-las cada vez mais.
Neste artigo, vamos descobrir o que é o perfil psicográfico e entender por que ele pode ser a segmentação mais efetiva. Entenda!
O que é perfil psicográfico?
Esse tipo de pesquisa possibilita entender melhor os traços psicológicos de um grupo de pessoas. Tais dados permitem uma visualização mais fiel sobre os gostos dos consumidores e então a formulação de um perfil. Fatores como o medo, opiniões e preferências ajudam a montar o perfil psicográfico dos seus clientes.
Pesquisas sobre a personalidade dos consumidores trazem um entendimento sobre quem é o seu possível cliente e o que ele quer, ou seja, o que ele espera de você e do que você tem a oferecer.
O perfil psicográfico aborda a maneira com que seu consumidor se sente e como ele expõe isso para o mundo, de forma que você consiga alinhar as emoções e valores deles com o que sua marca pode significar.
Entenda a diferença de perfil psicográfico x perfil demográfico
Os dados demográficos são importantes para iniciar o contato com os clientes, mas eles se limitam a informações objetivas, por exemplo:
- Gênero;
- Idade;
- Estado civil;
- Localização;
- Escolaridade;
- Renda.
Apesar de serem informações muito importantes sobre os clientes, não é possível criar estratégias de aproximação baseadas somente nelas. O perfil psicográfico fala sobre pesquisar os sentimentos dos clientes e criar um vínculo empático com ele por meio de questionamentos acerca de:
- Personalidade: descrevendo o humor do cliente. Se ele é introvertido, se gosta de conversar, se é criativo, gosta de se aventurar, etc.
- Modo de vida: as atividades corriqueiras de sua preferência, como ir na academia, ser vegetariano, ter atividades mais urbanas ou rurais, se prefere comprar roupas novas ou gosta de se aventurar pelos brechós.
- Opiniões e crenças sobre a sociedade: como sua religião, suas visões políticas e seus representantes nesses aspectos. Ou ainda, se acredita realmente nessas questões e leva esse tipo de assunto para sua maneira de ver a vida.
- Atividades de sua preferência: como gosto musical, filmes preferidos e estilo de lugares para ir nos momentos de diversão.
Essas informações em conjunto trazem uma coleta de dados mais profunda sobre seus clientes, sendo um complemento aos dados demográficos. Dessa maneira, abordar o cliente se torna algo menos desafiador, pois você saberá como se aproximar sem parecer algo artificial e forçado.
Como obter o perfil psicográfico?
Os dados dos clientes podem ser coletados de diversas maneiras, por exemplo das mídias sociais, onde as pessoas estão diariamente depositando suas opiniões e maneira de ver a vida. Mas nem sempre essa é uma opção completa para montar um perfil psicográfico.
Apesar de parecer um processo complicado, além de analisar os clientes em suas redes sociais, para que esse perfil seja formado, são necessárias algumas outras medidas:
Entreviste seus clientes e converse sobre seus gostos e preferências
Converse sobre as preferências dos seus clientes e tente entender quais seus gostos. Esteja preparado para ouvir críticas sobre a empresa e o trabalho que vem sendo realizado.
E, como a honestidade do cliente é muito importante nesse caso, é necessário que a empresa seja honesta também.
Dê um norte para sua equipe da forma que você deseja que seja realizada a abordagem dos clientes. Como a equipe é a principal forma de contato, certifique-se que todos entenderam bem as propostas da empresa.
Faça uma lista para demonstrar o que você necessita saber sobre os clientes e dê orientações de como fazer com que esse contato se dê da melhor maneira possível.
Procure a ajuda de especialistas no assunto
Converse com um especialista no assunto e veja como ele pode ser útil nessa jornada de conhecimento do cliente. A opinião de psicólogos e agências especialistas em comportamento dos consumidores pode ser importante para saber como abordar as pessoas de uma maneira eficiente e dinâmica.
Dê suporte ao seu cliente
O cliente sempre vai se soltar e se sentir à vontade para ser ele mesmo, quando sentir que será acolhido pela empresa.
Por isso, o suporte é uma peça-chave para que o cliente veja que a empresa não está interessada apenas em vender seus produtos. A prioridade e preocupação da empresa deve ser em proporcionar uma experiência de qualidade e singular para seus clientes.
Escolha de preço e valores
Entender o perfil do cliente e quais suas preferências, fazendo com que a oferta seja agradável e justa. Custo-benefício muitas vezes é a principal característica que os consumidores online procuram.
Existem muitos exemplos de empresas que realizam o perfil psicográfico dos seus clientes para auxiliar ativamente no desenvolvimento das vendas.
Isso faz com que a honestidade da empresa seja reconhecida e os clientes vejam que a prioridade é o bem-estar dos consumidores.
Portanto, quanto mais você entender as preferências de seu público, mais poderá proporcionar uma experiência inesquecível. O perfil psicográfico cria a ponte entre a empresa e o cliente, fazendo com que as propostas sejam mais atraentes e a pesquisa se torne rentável para a sua empresa.