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Redação Nerau, publicado em 15/02/2024
Frases de chamariz: melhores práticas para potencializar conversões
Você já se perguntou como algumas frases ou botões simples podem ter um impacto tão significativo nas conversões de um e-commerce? As frases de chamariz são o verdadeiro motor por trás dessas ações.
Neste guia, exploraremos o poder das frases de chamariz, revelando como palavras, cores, tamanho e localização podem ser usados estrategicamente para direcionar a atenção do usuário e impulsionar suas conversões. Acompanhe e aplique nossas orientações e dicas por aí!
O que são as frases de chamariz?
As frases de chamariz são como convites irresistíveis para seus clientes agirem. Na prática, são pequenos textos que inspiram ações específicas, como comprar um produto, inscrever-se em uma newsletter ou compartilhar nas redes sociais.
Dentro do universo do marketing digital e dos conteúdos e vendas online, as frases de chamariz também são conhecidas como CTAs, chamadas para ação em português. Independente da plataforma ou objetivo, uma CTA eficaz precisa ser sempre direta, clara e convincente, afinal, são elementos-chave para a conversão.
Para chegar a esse mix, no entanto, é preciso considerar e trabalhar diferentes fatores: o texto, o posicionamento e os detalhes visuais da chamada para a ação. O objetivo é atrair o máximo de interações e o mínimo de dúvidas e frustrações sobre o destino de cada CTA. Vamos, então, entender mais a fundo esses elementos?
O poder das palavras
A escolha das palavras é o ponto de partida e um aspecto fundamental das frases de chamariz. Isso porque elas têm o potencial de evocar emoções, gerar curiosidade e influenciar ações imediatas nos visitantes de um e-commerce, impulsionando as conversões de forma assertiva.
Resumindo: é preciso escolher as palavras certas para suas CTAs. Para isso, algumas estratégias essenciais são:
- Priorizar a clareza e o direcionamento: É preciso ir direto ao ponto e deixar claro qual ação é esperada do visitante. “Compre agora”, “Descubra mais”, “Cadastre-se já” são bons exemplos disso. Pense principalmente no verbo e no que ele desperta; e mantenha suas frases de chamariz curtas — no máximo 3 ou 4 palavras.
- Adicionar toques de criatividade e personalização: Construções criativas e direcionadas, mais pessoais e personalizadas, ajudam a chamar a atenção e criar uma conexão emocional com o público-alvo, além de soarem menos controladoras e agressivas. “Eu quero!” e “Selecione seu plano” são exemplos dessa ideia.
- Incorporar gatilhos emocionais e benefícios: Destacar as vantagens geradas pela ação e utilizar gatilhos emocionais são uma ótima estratégia para criar CTAs persuasivas, pois o usuário consegue visualizar o que virá em seguida. Exemplos: “Aumente sua produtividade”, “Alcance seu peso ideal”, “Aprenda a economizar agora” ou “Teste grátis”.
- Criar urgência e escassez: Frases e palavras que despertam a sensação de exclusividade, escassez e/ou urgência tendem a incentivar uma necessidade e uma ação imediata a partir disso. CTAs como “Últimas unidades”, “Oferta especial”, “Desconto relâmpago” ou “Edição limitada” são poderosos, mas devem ser usados com moderação e de forma ética — o que está sempre em promoção e disponível não é tão urgente, exclusivo e vantajoso assim, não é mesmo?
Cores que funcionam como imã
A paleta de cores desempenha um papel psicológico na persuasão. Cores vibrantes e contrastantes para as CTAs podem destacá-las na página e, consequentemente, aumentar as chances de que elas sejam vistas e lidas, e convertam mais usuários.
Por isso, considere usar uma cor que dialogue com a identidade da sua marca e crie harmonia com o layout do seu site ou e-commerce, mas seja diferente da cor do fundo da página (background) e atraia instantaneamente os olhos dos visitantes.
Para se aprofundar neste assunto, leia também: Qual a cor ideal para utilizar em CTAs?
Formato, tamanho e localização bem pensados
Assim como o texto e a cor, o formato, tamanho e a localização das CTAs têm um impacto direto na visibilidade e no engajamento. Por isso, preze por colocá-las em locais de alta visibilidade, como na primeira dobra, em banners, barras laterais, pop-ups e próximas às descrições dos produtos.
Pense que a experiência do usuário deve fluir naturalmente, direcionando-o para a ação desejada sem desvios ou dúvidas. Assim, as frases de chamariz devem ser visíveis e legíveis em qualquer tamanho de tela e tipo de dispositivo (desktop/mobile), e ter um formato atrativo.
Segundo estudos, CTAs no formato de botão podem aumentar em até 45% o número de cliques. Isso porque são facilmente identificáveis e, por si só, instigam o interesse e a ação.
Repare na diferença entre os modelos da imagem acima. O botão é claramente mais atrativo, não?
Para gerarem bons resultados, contudo, eles não podem ser muito pequenos a ponto de serem difíceis de ver e clicar, e nem muito grandes a ponto de incomodar o usuário. Além disso, devem ser desenvolvidos e personalizados a partir das boas práticas já citadas.
Dicas essenciais para criar frases de chamariz e CTAs eficazes
Criar frases de chamariz impactantes pode fazer maravilhas pela sua taxa de conversão. Entretanto, para isso ser possível, determinados passos são importantes:
- Conheça seu público-alvo e use uma linguagem que ressoe com sua audiência.
- Seja claro e direto em todas as escolhas: textuais e visuais.
- Crie CTAs contrastantes e criativos, que se destaquem do resto da página e chamem a atenção do usuário.
- Teste e otimize constantemente, por meio de testes A/B e métricas de desempenho.
- E não se esqueça: o verdadeiro poder das frases de chamariz está na sua capacidade de se conectar emocionalmente com seu público-alvo.
Para ter sucesso neste último ponto, vale a pena conhecer e explorar as técnicas de persuasão de vendas, conhecidas como Leis da Persuasão ⬅ ️ Neste artigo, você confere o que elas são e como aplicá-las nos seus CTAs e demais comunicações.
E se quiser uma ajuda especializada para revisar suas frases de chamariz, conte com a gente. Somos especialistas em otimização para a conversão e estamos prontos para te ajudar a escalar seus resultados e seu negócio.