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Como Gerar Leads Com Pop-ups e Formulários no seu Site?

Quando se trata de experiencia do usuário, entende-se como atrito qualquer obstáculo que atrase a navegação no seu site. Para grande parte dos profissionais de marketing esses atritos são prejudiciais para a sua taxa de conversão.

Isso é verdade, mas nem sempre. Por isso vamos te ensinar como gerar leads usando dois tipos de atrito como ferramenta: formulários e pop-ups.

Como otimizar formulários para aumentar as taxas de conversão

Para muitos profissionais de marketing, formulários mais curtos convertem mais. Nessa lógica, o atrito gerado por formulários extensos é proporcionalmente prejudicial. Porém, isso não é uma verdade absoluta.

Depois de vários testes de otimização, o especialista em conversões Michael Aagaard notou que a taxa de conversão em formulários curtos era cerca de 14% menor do que em formulários longos.

Dependendo do contexto, um formulário mais longo pode trazer mais confiança a seu cliente. Por exemplo: se ele visita seu website e deseja fazer uma compra pelo cartão de crédito, um formulário que peça apenas informações simples pode deixá-lo desconfiado para fornecer suas informações pessoais. 

É uma questão de melhorar a qualidade, e não apenas a quantidade.

Como criar formulários que geram leads

Quando se trata de captação de leads, um dos grandes inimigos é a desistência dos usuários no preenchimento dos formulários. E isso é um grande problema que pode ser resolvido com táticas CRO (otimização da taxa de conversão). 

Pensando nisso, as estratégias a seguir foram criadas para te ensinar como gerar leads otimizando seus formulários.

1. O design 

Quando dividido em várias etapas, o formulário fica mais interessante ao público. Isso porque tira dele a dimensão do tamanho e adiciona o desejo de completar cada etapa e, por fim, finalizar o processo.

2. A lógica condicional 

Essa funcionalidade reduz as perguntas em tempo real conforme o usuário responde o formulário. Ou seja, a reposta de uma questão pode gerar dados e auto-completar a resposta outras questões.

3. Perguntas relevantes 

É importante aplicar perguntas relevantes, e de maneira até mesmo pessoal. Isso induz o cliente a se sentir importante e querer responder o seu formulário até o final. 

5. Acompanhamento de progresso 

Existe um fenômeno psicológico chamado viés de custo irrecuperável. Que é quando uma pessoa chega tão longe em um processo, que deseja terminar para não perder todo o progresso obtido até o momento. Por isso, aplicar barras de progresso vai incentivar os usuários a concluírem o formulário.

6. Botões de imagem 

Essa ferramenta reduz a quantidade de questões em que o usuário tem que digitar para responder. Além disso, também otimiza a experiência para usuários que estão preenchendo o formulário por aparelhos móveis, como celular e tablet. 

7. Análise de formulários

Com essa ferramenta, será possível diagnosticar em qual ponto de seu formulário os clientes estão desistindo, e assim você pode fazer as melhorias necessárias para otimizar suas conversões. 

Por isso, além de saber como gerar leads eficazes, também é necessário otimizar o seu formulário da maneira correta. 

Leia também: Como criar uma Landing Page com alta taxa de conversão

Como usar Pop-ups para gerar leads?

Há anos o Pop-up é utilizado pelos profissionais de marketing digital, e hoje já é sinônimo de inconveniência para muitos usuários. Contudo, aplicado da forma correta, esse atrito também pode te auxiliar na geração de leads.

Este pode ser um recurso para captar a atenção e até converter o usuário que abandonou o seu formulário.

Quando um cliente está abandonando seu site ou desistindo de uma ação importante, você pode utilizar a técnica de pop-up para segurá-lo. É importante que você pense bem na mensagem que deseja passar para ele, já que essa é sua última carta na manga.

A ideia é que o conteúdo do pop-up seja uma oferta irresistível ao seu cliente. O que você tem a oferecer para convencê-lo a voltar?

Como incentivar o cadastro de usuários? 

Acredito que nessa altura da leitura, você entendeu que a abordagem é o principal fator na decisão do seu cliente. Se parece interessante, provavelmente ele fará o que você quer.

Sendo assim, o seu cliente deve se sentir na vantagem ao realizar um cadastro. São muito eficazes técnicas como “descontos exclusivos para cadastrados’’, ou “produtos exclusivo para cadastrados’’ por exemplo. 

Leia também: O que são micro conversões e porque são tão importantes?

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