Página Inicial CRO - Otimização da Conversão Experiência do Usuário
Redação Nerau, publicado em 17/10/2024
Checkout Avançado e Otimizado: Reduza a taxa de abandono de carrinho e aumente suas conversões
Descubra técnicas e funções essenciais para otimizar o checkout do seu e-commerce e elevar a conversão.
Todos sabemos que um bom checkout é crucial para o sucesso do seu e-commerce. Neste artigo, queremos destacar alguns pontos importantes a serem analisados, além de funções avançadas que você precisa conhecer para aumentar sua taxa de conversão.
Tudo deve ser pensado para conduzir o usuário ao longo do funil de vendas. Desde o momento em que ele acessa o site, o comportamento do consumidor precisa ser mapeado, estudado e compreendido. A navegação deve ser calibrada para que, assim que o usuário entre, tudo o leve à conversão. Um ponto a destacar é que essa é a função de uma estratégia de CRO (Conversion Rate Optimization), que é o que a Nerau faz em e-commerces, elevando a taxa de conversão e multiplicando o faturamento.
A taxa média de conversão dos e-commerces é de apenas 1%, o que significa que, a cada 1.000 usuários que acessam sua loja, apenas 10 compram. Isso evidencia a necessidade de um volume considerável de tráfego para obter resultados expressivos. Portanto, você pode tanto aumentar o número de visitantes quanto otimizar o funil de vendas. Identificar as páginas mais acessadas, as páginas com maior conversão e aquelas com maior taxa de saída é essencial para começar essa otimização. E, muitas vezes, o checkout aparece como um dos pontos críticos a ser melhorado.
É feito um grande esforço para que o usuário escolha o que deseja, avance para o carrinho, confira o que está comprando e clique em “finalizar compra”. No entanto, o trabalho ainda não terminou, pois o processo de checkout precisa ser vencido. De acordo com o Baymard Institute, a taxa média de abandono de carrinhos de compras online em 2023 foi de 70,19%. Em outras palavras, de cada 10 usuários que chegam ao checkout, 7 não finalizam a compra! Esse número é alarmante, considerando que o cliente já navegou, escolheu o produto, colocou-o no carrinho e clicou para finalizar a compra.
Os principais motivos de abandono incluem: excesso de etapas, formulários extensos, navegação confusa, falta de opções de pagamento e ausência de transparência. Temos um conteúdo de sucesso com 7 boas práticas para um carrinho de compras à prova de abandonos, que certamente vale a leitura!
No entanto, a proposta deste conteúdo é mostrar algumas funções avançadas que podem ajudar a reduzir a taxa de abandono e aumentar significativamente sua taxa de conversão. Funções como compra com 1 clique, integrações com principais gateways e antifraudes, e ser rápido, já são características básicas, por isso não serão citadas aqui. Estamos falando de funções avançadas de checkouts que vão te ajudar a chegar a outro patamar.
Tente outra vez
Quando o pagamento do usuário não é aprovado no gateway principal, outras tentativas são feitas automaticamente com gateways alternativos já configurados, garantindo que a venda seja aprovada. Tudo pronto e configurado via painel de controle.
Divide aí
Falamos aqui do split de pagamentos. Antes de os valores serem creditados na sua conta, eles já são automaticamente divididos para o vendedor comissionado ou afiliado do produto.
Acompanhe toda a timeline do cliente
Uma linha do tempo que mostra o status de cada pedido do cliente, permitindo visualizar quantas tentativas de pagamento foram feitas e se houve reembolso total ou parcial.
Experiência personalizada no painel
No painel da ferramenta de checkout, é possível personalizar a experiência do usuário, escolhendo o formato, cores e logo de maneira simples e prática.
Cadastro de novos gateways ou troca
No próprio painel, você pode alterar as chaves e as informações para cada tipo de operação, escolhendo qual adquirente será utilizada para compras no débito, crédito ou pix, tudo sem precisar acionar o suporte técnico. Tudo no-code!
Com certeza, uma boa ferramenta de checkout permitirá que você lucre muito mais, oferecendo mais flexibilidade, controle, personalização e praticidade.
Após muitos testes e propostas em diferentes segmentos, criamos um checkout otimizado para e-commerces utilizando a ferramenta da Increazy. Você pode aproveitar essa solução para melhorar sua taxa de conversão, disponível para as plataformas Magento e Shopify. Quer faturar mais? Entre em contato conosco!