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Já pensou em incluir um quiz em seu e-commerce para aumentar sua conversão? Entenda essa estratégia!

Um quiz ou um questionário é uma forma de interação direta e, ao mesmo tempo, assíncrona que pode integrar o conteúdo das suas páginas online. Afinal, ter dados sobre seus usuários é sempre válido e a maneira mais confiável de obtê-los é simplesmente perguntar. Com isso em mente, venha entender como incorporar um quiz em e-commerces ou sites pode alavancar suas conversões!

 

Por que adicionar um quiz em e-commerces ou sites é um recurso interessante?

Os consumidores esperam experiências fáceis, agradáveis e personalizadas durante suas compras e interações com marcas. E, no contexto do comércio eletrônico, os lojistas precisam se esforçar (e muito!) para estruturar esse tipo de entrega.

Neste ponto, o quiz pode ser uma ferramenta válida para te ajudar a cumprir com esse objetivo. Afinal, um questionário é uma forma de preencher lacunas e obter dados sobre seus visitantes e clientes. E, também, de entender mais profundamente suas necessidades, problemas e comportamentos. Além disso, os quizzes abrem espaço para a construção de um relacionamento direto com cada cliente, além de personalizações e outras estratégias. 

Resumindo: um quiz auxilia na obtenção de dados-base para o planejamento e implementação de ações para otimizar e complementar a experiência do usuário. Tudo isso de maneira bastante rica, confiável e eficiente – já que é o próprio usuário que fornece as informações –, e com o aumento da conversão como consequência final.

Como usar questionários para aumentar a sua conversão

Vamos entender como o quiz pode ser aplicado na prática? A seguir, listamos alguns dos usos desse recurso que você pode explorar para aumentar sua taxa de conversão:

1. Para mapear a jornada dos consumidores

Uma loja costuma oferecer diferentes produtos em seu e-commerce, os quais solucionam diferentes demandas dos clientes. Pensando nisso, incluir um questionário no site para identificar a intenção dos visitantes é uma ótima ideia.

Com essa informação como ponto de partida, é possível entender mais sobre a imagem que a marca está transmitindo, os públicos que está alcançando, seus produtos de destaque e em que nível de maturidade cada usuário se encontra. 

Isso pode ajudar muito na construção de estratégias futuras e é o tipo de dado que não se consegue através de dados de navegação, históricos de compras ou mapas de calor.

2. Orientar os clientes para os produtos certos

Um questionário no seu site também pode te ajudar a criar uma experiência guiada para seus usuários. Neste caso, a ideia é realizar algumas perguntas aos seus visitantes e gerar uma recomendação de produto com base nas respostas de cada um.

Desse modo, a experiência é personalizada e a jornada de compra facilitada. É uma forma de trazer um pouco da interação do atendimento presencial para o online, e direcionar o cliente aos produtos da sua marca que são compatíveis com a demanda dele.

Isso é interessante principalmente para nichos em que há muita variedade e o consumidor pode ficar confuso ou perdido. Outro caso válido é quando o produto vendido é novo e inovador, e demanda uma certa educação para o uso.

Por exemplo: marcas de maquiagem, em que há diferentes versões de um mesmo produto para cada tom de pele. Ou lojas de perfumes, em que as fragrâncias e gostos variam muito. Ou, ainda, na hora de diferenciar modelos de carros, sutiãs ou tops, tênis de corrida, vinhos, óculos e muito mais.

Um processo de compra simplificado, interativo e personalizado faz o usuário se sentir ouvido, compreendido e, portanto, mais propenso à compra. O questionário diminui o esforço e a ansiedade do cliente, facilita a decisão de compra e aumenta as chances de sucesso e satisfação.

3. Abordar e solucionar as objeções dos clientes 

É comum que os consumidores tenham dúvidas e objeções sobre os produtos ao longo do processo de compra. O seu papel como marca é encontrar formas de solucioná-las antes que os clientes precisem perguntar diretamente ou desistam de comprar por não encontrar as respostas facilmente nas suas páginas.

E essa é mais uma questão que pode ser resolvida através dos quizzes. Você pode usar questionários para identificar as objeções comuns dos clientes e contestá-las e solucioná-las de forma imediata.

Ou seja, você pode perguntar diretamente o que está impedindo o usuário de concluir a compra. E, então, programar comunicações de retorno que ofereçam suporte, incentivos ou explicações que o ajudem a seguir em frente.

Essas comunicações podem ser provas sociais, cupons de descontos, argumentos de venda, possibilidades de pagamento e/ou garantias, vantagens exclusivas… Tudo que fizer sentido para conduzir o usuário para a conversão.

4. Personalizar a experiência do usuário com a marca 

Além disso, um quizz pode te ajudar a reunir dados que não falam somente da jornada de compra, dos produtos e do seu site. As perguntas e respostas do questionário do seu e-commerce são um ótimo guia para criar uma experiência personalizada ampla.

Assim, é possível pensar em estratégias de conversão em momentos que seus potenciais consumidores não estão navegando no seu site. E mais: a segmentação do público-alvo para enviar campanhas fica mais clara e assertiva, planejar ofertas atraentes fica mais fácil. 

A personalização passa a envolver outros pontos de contato com os clientes e tudo isso potencializa suas chances de venda. Já tinha imaginado que um simples quiz poderia fazer tanto pelo seu negócio?

Dicas para seus questionários não serem ignorados

Antes de colher os frutos das conversões trazidas pelos questionários, é preciso garantir que seu quiz vai atrair a atenção dos usuários e ser respondido. Então, aqui vão algumas dicas para te ajudar nessa missão:

  • Comece com perguntas simples: Seus clientes estarão mais propensos a responder perguntas mais complexas depois de terem respondido algumas perguntas mais curtas e fáceis.
  • Mantenha o mais objetivo e útil possível – Seu usuário não pode se questionar: “Por que eles precisam ou querem saber disso?”. Portanto, inclua apenas perguntas realmente relevantes e que gerem algum valor para o consumidor. A importância dele te dar determinada informação deve ser clara (óbvia, para falar a verdade) e deixá-lo animado e não desconfortável/desconfiado em fazer isso. E isso influencia tanto no tema quanto na forma estruturar cada pergunta e possibilidade de resposta.
  • Desperte a curiosidade dos usuários – O quiz tem uma abordagem mais lúdica, interativa e de autodescoberta e surpresa. E tais elementos devem estar presentes do nome ao resultado do quiz para garantir que o usuário chegue até o final dele e, quem sabe, conclua a compra.
  • Ofereça uma recompensa É fundamental que o questionário entregue algo ao respondente, caso contrário seria apenas uma pesquisa. No entanto, para aumentar as chances de seus usuários responderem ao quiz, vale oferecer mais do que só um resultado. Pode ser uma recomendação personalizada, um desconto ou um produto feito sob medida… não economize na criatividade e empatia aqui!

E, claro: vale ficar de olho na performance do seu quiz e fazer adaptações‍ baseada nesses dados e retornos obtidos.

Gostou da ideia de usar quiz em e-commerces? Se quiser implementar essa e outras estratégias para aumentar as conversões do seu site, nosso serviço de CRO pode te ajudar. Vamos bater um papo para bater suas metas:

Clique aqui e confira outras ideias para aumentar sua taxa de conversão.

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