Nerau
  • CRO – Otimização da Conversão
  • Psicologia do Consumidor
  • Marketing Digital
  • Experiência do Usuário
  • Análise de Dados

Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos

Nerau
  • CRO – Otimização da Conversão
  • Psicologia do Consumidor
  • Marketing Digital
  • Experiência do Usuário
  • Análise de Dados
    ESTUDO DE CASO

    SURYA DENTAL

    Quadruplicamos a receita gerada por tráfego direto

    Há mais de 27 anos, a Surya Dental deixa claro seu motivo de existir: atender às necessidades dos clientes, destacando-se pela excelência no serviço de distribuição de produtos odontológicos por todo o Brasil. Aliás, a 3ª maior distribuidora do país pode se orgulhar por dispor de mais canais de venda que toda a concorrência. E tudo indica que ainda há muito para acontecer nessa história de sucesso.

    Não é a primeira vez que fazemos otimizações no site da Surya Dental. O cliente sabe e entende que atualizações devem ser constantes e é com essa mentalidade que vem se destacando cada vez mais entre os grandes do seu segmento.

    • Capítulo UX

      Das análises às primeiras sugestões

    • Capítulo Melhorias significativas

      Otimização do processo de conversão

    • Capítulo Resultados gerais

      O ciclo de um trabalho contínuo

    Nerau CX Surya Dental

    UX

    Das análises às primeiras sugestões

    Quando há obstáculos entre a conversão e o usuário, não há outra saída: é preciso identificar quais são esses empecilhos e o que é possível fazer para “limpar” o percurso. Às vezes, a tarefa tem mais a ver justamente com isso: há um excesso de informações, ou a estruturação delas, seja quanto à arquitetura ou não, poderia estar melhor organizada. Em partes, esse foi o caso da Surya.

    Dentre as observações iniciais quanto à usabilidade, podemos destacar alguns detalhes que tivemos de considerar ao longo das sugestões de melhorias:

    Para trazer mais leveza, estava claro que o header precisaria ser reorganizado. A redução de elementos na primeira dobra como um todo tornou a navegação mais amigável desde o primeiro contato com o site.

     

    Estava nítido que a pesquisa deveria ser otimizada. Apresentar resultados durante a digitação, além de facilitar o processo, encurtaria o tempo e o caminho para conversão.

     

     

    Anteriormente, por mais que as categorias estivessem todas dispostas no menu, apenas a busca acompanhava o scroll do usuário. Ou seja, se houvesse a intenção de acessar a conta ou alterar a categoria em questão seria necessário retornar ao topo da página.

     

     

    No grid, os produtos disputavam espaço entre si com tags promocionais, sliders e imagens maiores do que o necessário. Faltava respiro e sobravam informações simultâneas, como ícones de atendimento sobrepondo outros elementos na visualização.

     

    Havia problemas quanto à organização e disposição de produtos em algumas seções. Carrosséis lado a lado confundiam ainda mais a navegação e a separação de alguns blocos não estava clara.

     

     

    O detalhe de produto precisaria ser revisto. A imagem em destaque tomava praticamente toda a parte visível da tela, e as informações relevantes para compra, como as variações do produto por exemplo, ficavam escondidas num primeiro momento.

     

     

    Por falar em variações de produtos, antes das modificações para a versão atual, o processo de compra deveria ser repetido para cada variação desejada. Criar um fluxo para que o cliente conseguisse comprar variações de um mesmo produto de uma só vez foi imprescindível para agilizar a compra.

     

     

    Ao adicionar algo ao carrinho, o usuário não recebia feedback algum no menu fixo sobre a quantidade de produtos já adicionados. Ou seja, era preciso sair do fluxo de compras para checar o carrinho. Com isso, a possibilidade de interrupção e desistência era elevada.

     

     

    O excesso de informações durante o checkout criava possíveis “rotas de fuga” para distanciar o usuário da conversão. Personalizar header e footer, deixando-os mais enxutos, especificamente nessa seção, foi essencial para a etapa final do processo de conversão.

     

    Considerando as observações da equipe de UX, era hora de repensar o funcionamento do e-commerce da Surya Dental como um todo. Desde a etapa de esboços e prototipação até o redesenho do design, todo o empenho teve como foco a experiência.

     

    Nerau CX Surya Dental

    Melhorias significativas

    Otimização do processo de conversão

    Uma modificação drástica aconteceu no menu. As análises da experiência de navegação antiga do site revelaram que as categorias anteriormente abertas, todas à mostra, não possuíam uma quantidade significativa de cliques. A mudança para o menu sanduíche com a listagem total de categorias, segmentadas e reorganizadas, possibilitou maior assertividade quanto à compreensão dos interesses do público em cada seção de produtos.

     

     

    Outro detalhe na home foi a inclusão de uma seção destacando a compra por categoria de produto, facilitando a escolha de categorias relevantes, por mais que não haja o clique no menu.

     

     

    Nas listagens de produto, criamos uma diferenciação entre produtos que possuem ou não variações. Com isso, agora o usuário consegue adicionar ao carrinho produtos sem variação direto da listagem, além de conseguir adicionar quantidades e variações distintas direto do detalhe de produtos que possuem versões variadas.

     

     

    Considerando o segmento e público da Surya Dental, elaboramos uma seção específica para o destaque de produtos e promoções relacionadas a, por exemplo, datas comemorativas. Além disso, hoje o site conta com banners personalizados com CTAs que direcionam o usuário a promoções segmentadas por marcas – caso em que os cliques contam como buscas de cada marca em questão, uma métrica importante de ser quantificada.

    Assim foi possível otimizar etapas do processo de conversão e conseguir resultados satisfatórios.

     

    “A versão nova ficou muito melhor que a antiga. A gente veio com um índice de
    satisfação de 80 a 90% do usuário com a nova cara do site
    e isso foi mostrado
    nitidamente na conversão
    .”

    — Munir Vedovato | Head de e-commerce – Surya Dental

     

     

    Mobile: otimizações relevantes

    As modificações não se restringiram ao desktop. Assim como as análises de navegação e usabilidade no desk, a versão mobile do site foi avaliada de ponta a ponta. Desde a primeira dobra, o foco nos elementos relevantes para efetivação da compra, antes em segundo plano, passou a ser prioridade. A hierarquia das informações foi revista e seções, antes com problemas de visualização, foram otimizadas para que houvesse fluidez na navegação mobile.

    Nos dispositivos mobile, CTAs de compra nas listagens de produto simplesmente não existiam. Os botões “Comprar”, ocultados, apareciam apenas no hover na versão desk do site. Além disso, outras funções presentes na versão desktop também estavam anteriormente suprimidas no mobile, como o seletor de quantidade na compra de um produto. São apenas exemplos de como conseguimos transformar a experiência em dispositivos mobile.

    “A gente conversou com clientes para entender o que mudou na experiência e a
    resposta foi única: a gente tentava comprar pelo celular e era difícil, agora a gente
    tá tentando comprar pelo celular e
    ficou fácil.”

    — Munir Vedovato | Head de e-commerce – Surya Dental

     

     

    Nerau CX Surya Dental

    Resultados gerais

    O ciclo de um trabalho contínuo

    Considerando todas as análises, sugestões e melhorias realizadas no site da Surya Dental, esta última versão, com a performance otimizada, obteve resultados extremamente significativos. Além dos já mencionados, podemos destacar:

     

     

    “A Nerau é um parceiro de e-commerce da Surya desde o início. Eu considero Surya
    como e-commerce quando começou o primeiro e-commerce com a Nerau
    . Daí pra
    trás, a Surya tinha uma loja online, mas não era uma loja online otimizada, não era
    uma loja online que pensava no cliente, era uma ponta pra tirar pedido.”

    — Munir Vedovato | Head de e-commerce – Surya Dental

     

    Não importa o segmento.
    Não importam seus resultados passados.

    O que você quer conquistar
    daqui pra frente?

    Hoje, os maiores do mundo em seus segmentos estão com a Nerau CX.

    Quer ter algo em comum com os grandes?
    Se for resultado, conte com a gente.

     


    (11) 3170-4430

    contato@nerau.com.br

    EVOA Aceleradora | Av. Pedro Taques, 294
    2º Andar | Maringá - PR | 87030-008

    Quer saber tudo sobre como vender mais?