SURYA DENTAL
Quadruplicamos a receita gerada por tráfego direto
Há mais de 27 anos, a Surya Dental deixa claro seu motivo de existir: atender às necessidades dos clientes, destacando-se pela excelência no serviço de distribuição de produtos odontológicos por todo o Brasil. Aliás, a 3ª maior distribuidora do país pode se orgulhar por dispor de mais canais de venda que toda a concorrência. E tudo indica que ainda há muito para acontecer nessa história de sucesso.
Não é a primeira vez que fazemos otimizações no site da Surya Dental. O cliente sabe e entende que atualizações devem ser constantes e é com essa mentalidade que vem se destacando cada vez mais entre os grandes do seu segmento.
UX
Das análises às primeiras sugestõesQuando há obstáculos entre a conversão e o usuário, não há outra saída: é preciso identificar quais são esses empecilhos e o que é possível fazer para “limpar” o percurso. Às vezes, a tarefa tem mais a ver justamente com isso: há um excesso de informações, ou a estruturação delas, seja quanto à arquitetura ou não, poderia estar melhor organizada. Em partes, esse foi o caso da Surya.
Dentre as observações iniciais quanto à usabilidade, podemos destacar alguns detalhes que tivemos de considerar ao longo das sugestões de melhorias:
Para trazer mais leveza, estava claro que o header precisaria ser reorganizado. A redução de elementos na primeira dobra como um todo tornou a navegação mais amigável desde o primeiro contato com o site.
Estava nítido que a pesquisa deveria ser otimizada. Apresentar resultados durante a digitação, além de facilitar o processo, encurtaria o tempo e o caminho para conversão.
Anteriormente, por mais que as categorias estivessem todas dispostas no menu, apenas a busca acompanhava o scroll do usuário. Ou seja, se houvesse a intenção de acessar a conta ou alterar a categoria em questão seria necessário retornar ao topo da página.
No grid, os produtos disputavam espaço entre si com tags promocionais, sliders e imagens maiores do que o necessário. Faltava respiro e sobravam informações simultâneas, como ícones de atendimento sobrepondo outros elementos na visualização.
Havia problemas quanto à organização e disposição de produtos em algumas seções. Carrosséis lado a lado confundiam ainda mais a navegação e a separação de alguns blocos não estava clara.
O detalhe de produto precisaria ser revisto. A imagem em destaque tomava praticamente toda a parte visível da tela, e as informações relevantes para compra, como as variações do produto por exemplo, ficavam escondidas num primeiro momento.
Por falar em variações de produtos, antes das modificações para a versão atual, o processo de compra deveria ser repetido para cada variação desejada. Criar um fluxo para que o cliente conseguisse comprar variações de um mesmo produto de uma só vez foi imprescindível para agilizar a compra.
Ao adicionar algo ao carrinho, o usuário não recebia feedback algum no menu fixo sobre a quantidade de produtos já adicionados. Ou seja, era preciso sair do fluxo de compras para checar o carrinho. Com isso, a possibilidade de interrupção e desistência era elevada.
O excesso de informações durante o checkout criava possíveis “rotas de fuga” para distanciar o usuário da conversão. Personalizar header e footer, deixando-os mais enxutos, especificamente nessa seção, foi essencial para a etapa final do processo de conversão.
Considerando as observações da equipe de UX, era hora de repensar o funcionamento do e-commerce da Surya Dental como um todo. Desde a etapa de esboços e prototipação até o redesenho do design, todo o empenho teve como foco a experiência.
Melhorias significativas
Otimização do processo de conversãoUma modificação drástica aconteceu no menu. As análises da experiência de navegação antiga do site revelaram que as categorias anteriormente abertas, todas à mostra, não possuíam uma quantidade significativa de cliques. A mudança para o menu sanduíche com a listagem total de categorias, segmentadas e reorganizadas, possibilitou maior assertividade quanto à compreensão dos interesses do público em cada seção de produtos.
Outro detalhe na home foi a inclusão de uma seção destacando a compra por categoria de produto, facilitando a escolha de categorias relevantes, por mais que não haja o clique no menu.
Nas listagens de produto, criamos uma diferenciação entre produtos que possuem ou não variações. Com isso, agora o usuário consegue adicionar ao carrinho produtos sem variação direto da listagem, além de conseguir adicionar quantidades e variações distintas direto do detalhe de produtos que possuem versões variadas.
Considerando o segmento e público da Surya Dental, elaboramos uma seção específica para o destaque de produtos e promoções relacionadas a, por exemplo, datas comemorativas. Além disso, hoje o site conta com banners personalizados com CTAs que direcionam o usuário a promoções segmentadas por marcas – caso em que os cliques contam como buscas de cada marca em questão, uma métrica importante de ser quantificada.
Assim foi possível otimizar etapas do processo de conversão e conseguir resultados satisfatórios.
“A versão nova ficou muito melhor que a antiga. A gente veio com um índice de
satisfação de 80 a 90% do usuário com a nova cara do site e isso foi mostrado
nitidamente na conversão.”
— Munir Vedovato | Head de e-commerce – Surya Dental
Mobile: otimizações relevantes
As modificações não se restringiram ao desktop. Assim como as análises de navegação e usabilidade no desk, a versão mobile do site foi avaliada de ponta a ponta. Desde a primeira dobra, o foco nos elementos relevantes para efetivação da compra, antes em segundo plano, passou a ser prioridade. A hierarquia das informações foi revista e seções, antes com problemas de visualização, foram otimizadas para que houvesse fluidez na navegação mobile.
“A gente conversou com clientes para entender o que mudou na experiência e a
resposta foi única: a gente tentava comprar pelo celular e era difícil, agora a gente
tá tentando comprar pelo celular e ficou fácil.”
— Munir Vedovato | Head de e-commerce – Surya Dental
Resultados gerais
O ciclo de um trabalho contínuoConsiderando todas as análises, sugestões e melhorias realizadas no site da Surya Dental, esta última versão, com a performance otimizada, obteve resultados extremamente significativos. Além dos já mencionados, podemos destacar:
“A Nerau é um parceiro de e-commerce da Surya desde o início. Eu considero Surya
como e-commerce quando começou o primeiro e-commerce com a Nerau. Daí pra
trás, a Surya tinha uma loja online, mas não era uma loja online otimizada, não era
uma loja online que pensava no cliente, era uma ponta pra tirar pedido.”
— Munir Vedovato | Head de e-commerce – Surya Dental
Não importa o segmento.
Não importam seus resultados passados.
O que você quer conquistar
daqui pra frente?
Hoje, os maiores do mundo em seus segmentos estão com a Nerau CX.
Quer ter algo em comum com os grandes?
Se for resultado, conte com a gente.