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    Estudo de Caso

    MORENA ROSA

    Alcançamos a taxa histórica de 10,66% em conversão de visitas para vendas.

    Há mais de duas décadas, o Grupo Morena Rosa acumula conquistas e realizações, escrevendo uma história digna de quem sabe onde quer chegar. Da pequena estrutura de 1993, com quatro máquinas e inúmeros sonhos, hoje a Morena Rosa é uma das várias marcas de um dos maiores grupos de moda do Brasil. Um grupo com mais de 1.300 colaboradores diretos, que produz aproximadamente 2 milhões de peças/ano comercializadas em mais de 6.000 multimarcas brasileiras, lojas próprias, franquias do Clube Morena Rosa e em mais de 10 países. Com tudo isso, precisávamos alcançar um resultado à altura dessa história.

    10,66% em conversão de visitas para vendas: Como é que se chega a um resultado assim?

     

    Se é isso que você está imaginando, vamos lá. Antes de pensarmos em quaisquer possíveis melhorias no site da Morena Rosa, o primeiro passo não poderia ser diferente, foi preciso entender tanto o público da marca quanto a maneira como a marca se posiciona e se relaciona com esse público.

     

    • Capítulo Estudos iniciais de persona

      Com quem estamos falando

    • Capítulo Storyframe

      Que história estamos contando

    • Capítulo Pesquisa

      Onde estamos e para onde vamos?

    • Capítulo Wireframe

      Das ideias à prototipação

    • Capítulo Design

      A visualização das escolhas que fizemos

    • Capítulo Implementação

      Do desenvolvimento aos primeiros testes

    • Capítulo CRO

      O ciclo de um trabalho contínuo

    Nerau CX Morena Rosa

    Estudos iniciais de persona

    Com quem estamos falando

    Com base nos dados de clientes com compra no semestre anterior à nossa análise, conseguimos definir um padrão e esboçar dois perfis de público.

    Do perfil predominante, vale destacar algumas informações aqui, principalmente acerca dos hábitos de consumo dessa persona:

    PERSONA A

    Classe B;

    Possui hábito de pesquisar e comprar online (familiaridade com o digital);

    Preza pela qualidade e custo-benefício;

    Tem condições de adquirir as peças com preço cheio, mas aproveita promoções;

    Valoriza a reputação das marcas e a opinião de outras consumidoras, por isso, não compraria de lojas mal vistas;

    Interage e troca informações sobre as peças que compra, mas não chega a ser uma “embaixadora” da marca, por exemplo, nas redes sociais.

    Além do perfil de maior predominância, durante a análise do histórico recente de compras, notamos que há uma quantidade expressiva de clientes que deveríamos levar em conta naquele momento. Algumas informações referentes a essa segunda persona são:

    PERSONA B

     

    Classe C e D;

    Atraída ao site principalmente por mídia paga;

    Tende a comprar itens em promoção;

    Prioriza condições diferenciadas de pagamento.

    Neste ponto, surgiu a dúvida: por que um perfil que se distancia do ideal para a marca estava sendo impactado? É claro que esse primeiro questionamento acabou puxando outros: seria esse público fruto de mídia paga mal segmentada? Ou será que o público considerado ideal para a marca precisaria ser revisto? Não tínhamos as respostas no momento, mas poderíamos planejar os próximos passos com essas perguntas em mente.

     

     

    Nerau CX Morena Rosa

    Storyframe

    Que história estamos contando

    Nada de esboços. Antes de pôr a mão na massa, para que tudo acontecesse da melhor maneira possível, foi preciso compreender e analisar o terreno em que estávamos prestes a caminhar. Para qualquer sugestão de melhoria soar prudente, era necessário compreender qual a história que o site contava naquele momento. Com isso em mente, ficaria muito mais fácil entender qual história que precisaríamos contar.

    Para definirmos, de um jeito simples, o storyframe numa frase, poderíamos chegar a algo como: é tudo aquilo que o site me diz.

    Pra ficar claro, de maneira resumida, dá pra dizer que o storyframe nada mais é que um jeito de materializar o site num discurso, como se a Morena Rosa, no caso, se apresentasse por meio da história que é capaz de contar no momento.

    O storyframe é tudo aquilo que o site me diz.

     

    Antes de pensar na apresentação ideal, foi preciso olhar para como ao menos a home da Morena Rosa se apresentava naquele instante:

     

    Olá, somos a Morena Rosa.

    De vestuário às nossas promoções, são várias categorias esperando por você.
    Se preferir, busque o que deseja ou conheça nossas novas coleções.

    Aliás, antes de qualquer coisa, temos muito pra dizer sobre todas as nossas novidades, fique atenta porque são várias! Temos uma promoção acontecendo agora, com um brinde, mas qualquer hora a gente te conta mais detalhes. Por ora, confira as melhores peças para refrescar a estação, veja mais sobre nossos modelos de sapatos com matérias-primas incríveis, ou conheça nossa nova coleção underwear. Viu só, quanta coisa sobre a gente?

    Ah, você quer dar uma olhada na vitrine? Calma que já já a gente te mostra. Aliás, já viu nosso mais novo embarque? Descubra todo o bom humor e sofisticação da moda praia que a gente elaborou com várias referências.

    Sabe aquilo de deixar o melhor para o final? Então, vamos dar um gostinho de tudo que temos para oferecer. Confira alguns dos nossos últimos produtos e não vá! A gente ainda tem mais pra te contar. Não vai perder a chance de saber sobre o melhor da moda, né?

     

    Analisando a história que o site contava naquele momento, a primeira impressão foi a de que faltava assertividade em relação ao público que a Morena Rosa deseja alcançar. Além disso, era nítido um excesso quanto a comunicação institucional já na home.

    É como se, na home, a Morena Rosa falasse, mas se esquecesse de ouvir quem mais importa. Com isso, é claro que não estava acontecendo o que deveria: uma conversa com o público.

    Poderíamos relacionar a home antiga a uma loja física, repleta de atendentes na ânsia de mostrar as novidades a quem adentra a loja e caminha pelas seções. Não é preciso nem dizer que a resposta mais comum dos possíveis clientes quase sempre é “tô só dando uma olhadinha”. Enfim, isso está longe de ser o que buscamos.

    Era hora de criar proximidade, de tornar a história contada pelo site mais efetiva e assertiva em relação ao público. Em resumo, foi preciso estabelecer uma conversa, e foi exatamente para isso que o storyframe a seguir surgiu:

     

    Seja-bem vinda, nós somos a Morena Rosa.
    Somos como você, apaixonadas por nós mesmas.

    Se tem algo que a gente quer evidenciar com todas as nossas linhas, são todas as suas. Cada tendência de cada categoria, tudo que fazemos é para que você se apaixone cada vez mais por você.

    Nossas boas-vindas estão sempre revestidas de novidades, da cabeça aos pés. A casa é sua. Entre e faça de conta que somos amigas de longa data. Daquelas que sempre estão cheias de coisas novas que não veem a hora de contar. Mas não é qualquer novidade, são só as que têm tudo a ver com você. Até porque a gente não tem motivos pra te encher com assuntos desinteressantes, não é mesmo? Amigas de verdade não fazem isso.

    Quer puxar o assunto? A conversa vai ser sobre o quê? Dê o tom que a gente filtra o papo e te conta só o que você quer saber. Mesmo assim, prepare-se. Serão coleções de temas vibrantes, sempre com a sofisticação que a sua jovialidade pede. Sempre sobre você.

    Não te contamos o que queria ouvir? É quase certo que é porque você ainda não ouviu o bastante.
    Temos sempre mais pra contar. Mas ninguém aqui quer te prender, na verdade, queremos que você fique, simplesmente, porque quer ficar. É por isso que, antes de qualquer coisa, queremos que você fique à vontade.

    Volte quando quiser. Sempre teremos novidades de tamanhos e cores que você vai amar, desejar e levar pra fazer parte da sua vida. E não se esqueça: vivencie, protagonize e conte cada detalhe pra gente. Aliás, se não for para vivenciar, volte e conte o porquê. Queremos te ouvir e estamos aqui para ajudar em qualquer problema que você tenha. Amigas de verdade fazem isso.

     

    No caso da Morena Rosa, para simularmos a proximidade com o público que seria ideal, tratamos a interação do usuário com o site como se fosse uma conversa entre amigas. Então, se analisarmos a história que queremos contar, a marca fala de si, mas antes de falar de si, tem todo o cuidado de incluir o público em sua apresentação.

    É assim que imaginamos a Morena Rosa. Sem mudar o posicionamento da marca, de representar mulheres apaixonadas por elas mesmas, a ideia é repensar tudo que o site tem a dizer. Na realidade, mantivemos o que a Morena Rosa diz, mas reestruturamos como ela diz.

    Continuamos focados nas novidades, mas em vez de falarmos sobre as novidades, mostramos as novidades. O produto ganha destaque. Contudo, sempre considerando as intenções do público e o interesse dos usuários. Ouvimos e, na nossa fala, incluímos o que foi ouvido.

     

     

    Nerau CX Morena Rosa

    Pesquisa

    Onde estamos e para onde vamos?

    Chegar às conclusões que já descrevemos só foi possível porque compreendemos o que havia acontecido até aquele ponto. Sem espaço para achismo, as decisões a serem tomadas a partir daí deveriam ter base em dados confiáveis. O trabalho desenvolvido pela equipe de Data Analytics, com análises recorrentes, foi imprescindível para compreendermos quais os empecilhos entre os usuários e a conversão, além de ajudar e entender como poderíamos agir para lidar com essas dificuldades.

    A implementação das primeiras ferramentas de análise também auxiliou a discernir o comportamento dos usuários no site da Morena Rosa. Heatmaps, pesquisas e gravações da navegação ditaram o ritmo de cada sugestão de melhoria proposta para o site:

    Por meio dos heatmaps, conseguimos mapear o comportamento de navegação dos usuários com mais clareza. Na home, por exemplo, ficou nítido o interesse constante na primeira dobra do site, com cliques principalmente no topo da página.

     

     

    AÇÃO // RESULTADO
    O uso dos heatmaps, principalmente Clickmap e Confetti Report – tanto para identificar a origem dos usuários e áreas de clique do site – ajudou a otimizar o trabalho com mídia paga.

    Com os dados que fornecemos, a equipe de mídia paga conseguiu segmentar melhor os anúncios:

     

    As gravações permitiram, além de identificar possíveis erros durante a navegação, assimilar comportamentos peculiares e comuns. A navegação de usuários nas últimas páginas das listagens de produto é um exemplo disso. Aliás, foi um dos fatores que embasaram a opção pela rolagem infinita nessas páginas posteriormente.

    Pesquisas ativas em páginas específicas do site nos ajudaram a entender, por exemplo, as motivações dos usuários, reforçando os estudos de persona e o perfil predominante descoberto: “quem busca por produtos não necessariamente exclusivos, mas que combinem com seu estilo, além de não rejeitar menores preços”.

     

     

    AÇÃO // RESULTADO
    Nas etapas iniciais de análise e pesquisa, identificamos o interesse do público por produtos específicos, precisamente nesta ordem:

    1º   Calças

    2º   Blusas

    3º   Vestidos

    4º   Biquínis e Maiôs

    5º   Sapatos

    Com isso em mente, fizemos ajustes na configuração do mix de produtos e mudamos o menu do mobile, reduzindo passos desnecessários a apenas uma etapa, por exemplo com a alteração de categorias relevantes que antes eram subcategorias escondidas.

     

     

    Nerau CX Morena Rosa

    Wireframe

    Das ideias à prototipação

    Com as necessidades de navegação mais esclarecidas, agora sim era hora de agir. Os primeiros esboços para estruturar as informações do site começaram a surgir. Neste ponto, por mais que soubéssemos que alguns itens seriam revisitados e, muito provavelmente, revistos depois, era preciso organizar ideias e torná-las mais palpáveis para o planejamento do que viria a seguir. Traçar as relações entre as informações que tínhamos em mão até ali foi essencial para facilitar e dar norte à elaboração do wireframe.

     

     

    Agora sim, com a base de análises e pesquisas realizadas até aqui, chegou a hora de pensar nas sugestões de melhorias possíveis quanto à estrutura do site. Um diferencial neste projeto foi o fato de, junto à estruturação das informações, começarmos desde essa etapa a repensar os conteúdos em si. Por isso, já nessa fase, começaram a ser esboçadas simulações de textos que poderiam constar nas etapas posteriores, a exemplo de como a Morena Rosa se posicionaria já no site final reestruturado.

    Algumas mudanças que podemos destacar enquanto sugestões nessa etapa:

    No protótipo da página de produto, como tática de cross-selling, criamos uma seção para dar ao usuário a possibilidade de “completar o look”, por meio de uma vitrine com produtos relacionados para criar composições reais.

     

     

    Pensando na otimização quanto à acessibilidade de possíveis usuários, na elaboração dos filtros, destacamos não somente as cores, mas atrelamos a cada uma delas seus nomes por extenso.

     

     

    Observando necessidades específicas relacionadas à navegação mobile, incluímos logo abaixo da primeira dobra uma seção com algumas categorias de destaque na home. Esse é apenas um exemplo de modificações direcionadas exclusivamente ao mobile para facilitar a navegação. Não basta transpor o planejamento da estrutura e conteúdos do desktop para o mobile. É preciso pressupor que ambos possuem suas especificidades que precisam ser consideradas durante o processo:

     

     

    AÇÃO // RESULTADO
    Para que essa sugestão de uma seção diferenciada com categorias em destaque no mobile funcionasse corretamente, selecionamos os dispositivos com ao menos 5 mil visitas e maior performance de vendas – considerando tíquete médio e quantidade de transações – e personalizamos a experiência dessas categorias para cada um desses dispositivos.

    Foram mais de 15 estilizações para otimizar a navegação nos dispositivos mais relevantes.

     

    Não importa qual escolha precisa ser feita, nosso foco sempre é priorizar a experiência.

     

     

    Nerau CX Morena Rosa

    Design

    A visualização das escolhas que fizemos

    É claro que havia mais elementos a se considerar quando foi dado o pontapé inicial no trabalho do design. Além das estruturações já feitas até o momento, existe um padrão visual, uma identidade que precisa ser levada em conta num processo abrangente como esse. Atrelando as sugestões de estruturação do conteúdo à maneira como a Morena Rosa se comunica visualmente, elaboramos inicialmente o design da home.

     

     

     

    Nerau CX Morena Rosa

    Implementação

    Do desenvolvimento aos primeiros testes

    Era hora do desafio: como executar todas as mudanças propostas pela equipe de UX?

    É impossível que o framework de alguma plataforma atenda todas as especificidades de um projeto como esse. O jeito foi encontrar um meio de não ficarmos limitados ao framework. A resposta? PWA.

    Foi assim que viramos a chave de um site completamente novo uma semana antes da Black Friday.

     

    Todas as mudanças se tornaram possíveis a partir daí. Além da liberdade quanto ao desenvolvimento, com a tecnologia do PWA, a performance do site melhorou significativamente.

    É importante dizer que, em apenas uma semana, viramos a chave de um site completamente novo. E tem um detalhe: uma semana antes da Black Friday. Isso também é um exemplo claro de algo que só foi possível devido à agilidade do PWA. Loucura ou segurança? Já a gente revela.

     

     

    Para a Black Friday, apenas uma parte dos usuários teve o acesso direcionado ao novo site. Com isso, foi possível criar uma análise comparativa entre as taxas de conversão obtidas no site antigo e as que foram resultado das modificações que estávamos propondo. Sem mais, os resultados da Black Friday falam por si.

     

    OTIMIZAÇÕES PARA A BLACK FRIDAY:

    29/11/2019 – 01/12/2019
    Aumento de 243% na taxa de conversão de visitas para vendas.
    26% de aumento nas transações do e-commerce.

    Resultados alcançados no dia da Black Friday (comparativo com o ano anterior):
    15% a menos de verba investida em mídia paga.
    38,75% a mais de receita. 

     

     

    Nerau CX Morena Rosa

    CRO

    O ciclo de um trabalho contínuo

    Para que os ótimos resultados se tornassem parte da rotina da Morena Rosa, o fluxo de medir, analisar, otimizar e testar deveria se tornar uma constante.

    As verificações de cada melhoria implementada e a auditoria de SEO on-page foram essenciais para ajudar os usuários a converterem melhor no site e para que pudéssemos compreender quais os próximos passos deste ciclo. Essa passou a ser a nova rotina da Morena Rosa: testes e hipóteses para que os resultados continuassem numa crescente. E, logo no primeiro trimestre, já foi possível observar isso:

     

     

    Para exemplificar, esses dados representam que um site que vende 3 milhões por mês passaria a faturar 5 milhões depois das otimizações que fizemos. Ou seja, 2 milhões a mais por mês sem precisar investir em aumento de tráfego, apenas com a audiência já existente.

    2 milhões a mais por mês apenas com a audiência já existente.

     

    Não importa o segmento.
    Não importam seus resultados passados.

    O que você quer conquistar
    daqui pra frente?

     

    Hoje, os maiores do mundo em seus segmentos estão com a Nerau CX.

    Quer ter algo em comum com os grandes?
    Se for resultado, conte com a gente.

     


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