CBN
Mudanças na experiência que
dobraram as visitas no portal.
Desde 1991, a CBN (Central Brasileira de Notícias) é, como o próprio slogan diz, “a rádio que toca notícia”. Para que o discurso não fique só no rádio e transite entre canais, é fundamental que o portal também represente isso. Mas como se dá a interação do usuário com tudo que o portal tem para noticiar? Haveria maneiras de otimizar funcionalidades para impactar positivamente a experiência no site? Como o trabalho é contínuo, sempre há. É aí que a gente entra: assim como a CBN Maringá transformou o radiojornalismo local, com dinamismo, informação e credibilidade, era hora de tomar isso como inspiração para sugerir mudanças capazes de aprimorar o portal e potencializar seus resultados.
2ª versão do portal
O que poderíamos fazer?O que poderíamos fazer?
Nas análises iniciais da primeira versão do site, ficou claro que havia problemas quanto à estrutura. A organização das informações, principalmente considerando a hierarquia, precisaria ser repensada. Sabíamos por onde começar, então estávamos preparados para elaborar os primeiros passos do projeto.
Além de alterações mais visuais, havia a necessidade de solucionar problemas não tão perceptíveis assim. Como nosso intuito era otimizar a experiência de navegação no portal, o que, consequentemente traria mais tráfego, foi preciso reestruturar sua infraestrutura justamente para comportar mais usuários simultâneos.
• Quanto ao layout do portal, faltava objetividade. Redesenhá-lo, considerando os níveis de hierarquia das informações, além da organização e disposição das notícias, foi crucial para tornar a experiência mais fluida e facilitar a navegação.
• Incluímos espaços publicitários distribuídos em seções específicas do portal e possibilitamos a personalização das editorias no menu de navegação. Tanto o menu foi ajustado quanto, agora, as editorias poderiam ser acrescentadas, alteradas ou excluídas. Além disso, editorias em destaque passaram a ser completamente gerenciáveis.
• Assim como as modificações na disposição das matérias, nesta etapa, reestruturamos a página interna de notícias. Com as otimizações, agora é possível incorporar campos de texto, vídeos, áudios, citações e o que for preciso de acordo com as necessidades do conteúdo a ser publicado.
Já que estamos falando do portal de uma rádio, por que não implementar funções relacionadas ao áudio?
A inclusão de um player para ouvir a rádio durante a navegação foi o primeiro passo.
• Além disso, pensando em deficientes visuais, incluímos recursos para facilitar a acessibilidade, como a leitura completa do site. A partir daí, também disponibilizamos os áudios das notícias para download.
• Não havia uma versão do portal específica para mobile. Além de adaptar a estrutura do site para essa nova versão, tornamos o portal responsivo para otimizar a navegação de diferentes dispositivos.
…
3ª versão do portal
O que fizemos na versão atual?Para chegar à versão atual, o novo layout foi implementado aos poucos. Isso quer dizer que tivemos o cuidado de dar cada passo com base em muita análise de dados. E é claro que a coisa toda não se resumiu apenas a analisar. Na verdade, o trabalho aconteceu considerando as etapas de medir, analisar, otimizar e testar. Sim, estamos falando de pôr em prática o ciclo do CRO – Conversion Rate Optimization. Em outras palavras: um método que reúne técnicas direcionadas a otimizar a taxa de conversão, seja ela qual for.
• Percebemos que mais de 80% dos usuários do portal, ao acessar as notícias, clicavam no player para escutá-las. Com essa informação, todas as notícias agora passaram a ter o áudio do texto disponível.
• Além das editorias mais acessadas agora mudarem automaticamente no menu e no corpo do site, agora os trending topics no topo são gerenciáveis de acordo com o assunto em destaque.
• Considerando que, anteriormente, as notícias mais acessadas eram as que possuíam imagens, agora todas têm imagens de destaque. Pode parecer um ajuste simples, mas isso foi responsável por duplicar o consumo de notícias por parte dos usuários.
• No mobile, otimizamos tanto o sistema quanto a estilização do layout de busca.
Como reduzir o tempo necessário para a publicação das notícias?
Para encontrar a resposta adequada, fizemos algumas mudanças no painel administrativo, inclusive com a inclusão de drag and drop para que os editores pudessem fazer as postagens mais rapidamente.
Com as modificações, o tempo dos jornalistas responsáveis pelas publicações foi otimizado em 10x.
Além de tudo, atualizamos a composição do sitemap para priorizar as notícias mais relevantes. Para isso, desenvolvemos um crawler que substitui as notícias mais antigas por novidades, o que otimizou o site e melhorou a indexação do portal ao Google.
Conclusão
Resultados geraisNão importa o segmento.
Não importam seus resultados passados.
O que você quer conquistar
daqui pra frente?
Hoje, os maiores do mundo em seus segmentos estão com a Nerau CX.
Quer ter algo em comum com os grandes?
Se for resultado, conte com a gente.